quarta-feira, dezembro 02, 2009

Hoquei em Patins em grande!

Os nossos 4 escalões fizeram história ao qualificarem-se para disputar os Nacionais... E nesta temporada somos os unicos a faze-lo!

Os apurados sãos os seguintes:

Juniores- Sporting,Carnide, Alenquer e Parede

Juvenis-Sporting,Carnide,Paço de arcos e Nafarros

Iniciados-Sporting,Carnide,Stuart e Sintra

Infantis-Sporting,Paço de Arcos,Fisica B e Sintra.

Maior realce merece se tivermos noção que esta equipa do Sporting recebe apenas as camisolas !

A carolice,sobretudo, do Engenheiro Gilberto Borges , leva a que os Sportinguistas possam voltar a ter muito orgulho das suas equipas de Hoquei Patins. Modalidade que já foi tão mal tratada por antigas direções!

O Hoquei em Patins do Sporting está instalado no Tojal...Local possivel para albergar toda a estrutura,e é aqui que chega a intenção deste meu post.

o Sporting prepara-se para construir um pavilhão, e nem sequer me atrevo a pensar que o Hoquei ficará de fora desse mesmo pavilhão.

Uma obra que terá um custo de 10 Milhões não pode alegar falta de verba ,para tornar viavel que o Hoquei passe a jogar em Alvalade. Segundo as informações que obtive, tornar possivel que o piso seja adaptavel também para esta modalidade tem um custo de cerca de 250 mil euros.

É natural que a maioria dos treinos não possam ser lá realizados, mas os jogos teem que se disputar lá!
Em 2010/2011 ,num processo sustentado, o Sporting voltará a ter equipa senior de Hoquei, aproveitando os Juvenis que foram campeões de Europa. Neste projecto ,nada é feito ao acaso, tudo é feito com cabeça ...muita cabeça!

Os sócios merecem que alguns erros do passado sejam colmatados... O abandono da modalidade não foi votado pelos sócios nos anos 90, aproveitando-se uma descida de divisão para fechar portas ao hoquei em patins!

1 taça dos campeões Europeus(1977) ,3 taças das taças(1981,1985,1991),1 taça Cers(1984) ,7 vezes campeão nacional,4 taças de Portugal,1 supertaça!

Este é o palmarés do nosso Sporting! Aqueles que como eu assitiram á final da taça dos campeões europeus em Alvalade com o Noya...sabem o que sentiamos! Os que viram a vitória frente ao Novara em 1991, sabem do que falo!

Já na altura o dinheiro não abundava e em 1988 fomos campeões nacionais com uma quase toda ela vinda dos juniores,e muitos deles com idade de junior: Paulo Almeida, Paulo Alves, Pedro Alves, Vitor Fortunato, Gelásio entre outros... estes putos disputaram ainda a final da taça dos campeões no ano seguinte com o Noya...

Muito vibrei e vibravamos com o Andebol, Basket, Voley...Mas acho que nenhuma nos dava tanta vibração como o Hoquei! Alvalade rebentava sempre pelas costuras...O próprio recinto do Hoquei ,na antiga Nave, tinha mais lotação que o recinto onde jogavam as restantes!

O próprio decrescimo que o Hoquei sofre hoje, não é alheio ao facto do Sporting não ter equipa senior!

Em ultimo caso deverão ser sempre os sócios a decidir...Mas acredito que a nossa direcção poderá fazer este esforço ... Não concebo o novo pavilhão sem condições para ter o Hoquei! Os nosso miudos merecem, o Engº Gilberto Borges merece e sobretudo os Sportinguistas merecem-no!

Aqui fica o link do nosso Hoquei:

www.juvehoquei.blogspot.com

5 comentários:

anjos zone disse...

O post que faltava. Parabéns, Manaia!

Só por curiosidade, essa equipa de hóquei fruto da cantera era a base da selecção nacional, excepto o Gelásio, que era espanhol.

Mais nenhum clube português em nenhuma modalidade se pode gabar de ter a 3 taças europeias. O hóquei do Sporting é e será grande!

Nem se atrevam a não construir o rink de hóquei!!! Comprem menos pernas-de-pau e já sobra dinheiro para investir no piso!

SL

João Chagas Aleixo, sócio n.º 10 478 disse...

PALMARÉS A NÍVEL EUROPÉU DOS TRÊS GRANDES EM HÓQUEI EM PATINS:

TAÇA DOS CLUBES CAMPEÕES EUROPEUS:

SPORTING:

Vencedor: 1977;
Finalista Vencido: 1989 (perdemos para o Noya);

F. C. PORTO:

Vencedor: 1986, 1990;
Finalista Vencido: 1985, 1987, 1997, 1999, 2000, 2004, 2005 e 2006;

Benfica:

Finalista Vencido: 1969, 1973, 1980, 1993, 1995;

TAÇA DOS VENCEDORES DAS TAÇAS:

SPORTING:

Vencedor: 1981, 1985, 1991;
Finalista Vencido: 1982 (perdemos para o Porto), 1986 (perdemos para o Vilacondense);

F.C.PORTO:

Vencedor: 1982, 1983;
Finalista Vencido: 1989;

Benfica:

Finalista Vencido: 1983, 1984;


TAÇA CERS:

SPORTING:

Vencedor: 1984;

F.C. PORTO:

Vencedor: 1994, 1996;
Finalista Vencido: 2002;

Benfica:

Vencedor: 1991;

SUPERTAÇA EUROPEIA:

SPORTING:

Finalista Vencido: 1981, 1985, 1991;

F.C.PORTO:

Vencedor: 1987;
Finalista Vencido: 1991;


TOTAIS GERAIS:

SPORTING:

Finais ganhas: 5
Finais perdidas: 6

F.C.PORTO:

Finais ganhas: 7
Finais perdidas: 11

Benfica:

Finais ganhas: 1
Finais perdidas: 7

João Chagas Aleixo

Pedro Rocha disse...

O Sporting e os seus dirigentes têm mais que obrigação, sobretudo com os atletas (antigos e actuais), e também com os sócios de nos dar essa alegria. Direi mesmo, devem-nos essa alegria!

O futuro Pavilhão tem de ter condições para o Hóquei, seria um crime não o fazer!

Lembro-me de muitas vitórias c a Nave á pinha e acho que ainda vi no antigo pavilhão, mas o que me deu mais prazer foi qd invadimos literalmente o antigo pavilhão da luz e trouxemos o titúlo de Campeão para Alvalade, creio que em 87/88 ou 88/89, onde houve de tudo até umas nódoas negras das cacetetes dos Srs. agentes que não tinham mãos a medir tal o rugido dos leões...!

Belas equipas, Grandes Jogadores, Público Vibrante... e eu já só assisti ás da segunda metade dos anos 80! Porque aquelas formações com Ramalhete, Livramento e outros...(acho que o Ramalhete ainda vi jogar, o Livramento acho que só vi como treinador).

Deixem os miúdos, que começam nas camadas mais jovens, chegar aos séniores, e continuarem a escrever a nossa grandiosa História!!!

Sporting Sempre!
VG76

Davidinho disse...

E mais : No novo pavilhão tem que estar ums foto gigante da equipa de 77 á entrada!! A equipas adversarias ao entrarem no pavilhão e darem de caras com aqueles jogadores começam logo a perder 1-0!

Virgílio disse...

Quem viu e ouviu o Eng.º Gilberto Borges no Congresso Leonino em Santarém, jamais poderá esquecer o trabalho e o fervor leonino deste grande sportinguista! É de justiça e é um DEVER dotar o nosso futuro pavilhão de rink para o hóquei em patins.

Meus amigos, uma das alegrias mais gdes q tive enquanto sportinguista foi a conquista da Taça Cers num pavilhão (antigo) do Sporting à pinha! Um amnbiente incrível, fantástico, que nem no estádio de futebol vi repetido!!!

Viva o Hóquei em Patins que tanta glória trouxe ao SCP! VIVA o SCP!