segunda-feira, dezembro 14, 2009

Reflexão

O Sporting viverá hoje dos momentos mais complicados da sua história... Os sócios e adeptos desesperam com tudo o que se vai vivendo!

O Sporting precisa de acautelar a sua situação financeira, mas ninguém duvide, tem que acautelar,sobretudo, a situação desportiva! Sem vitórias , sem uma equipa competitiva , o Sporting não conseguirá retomar o caminho do exito!

A nova estrutura (Miguel Salema, Ricardo Sá Pinto e Carlos Carvalhal e a sua equipa) vivem neste primeiros tempos,dificuldades acrescidas,por estarem ainda demasiado perto de um periodo que durou cerca de 4 anos,e que na minha opinião marcou e pode ainda marcar mais o futuro do Sporting.

É facil fazer um exercicio: Vejam a equipa e o lote de joagdores que Paulo Bento herdou de Peseiro e vejam a equipa que Carvalhal herdou de Paulo Bento...

Não sei muito bem como estava organizado o departamento, não sei muito bem o que fazia Pedro Barbosa...Deveria ser muito ,dado que até para planificar a época tinha dificuldades...Como se não bastasse a vergonhosa pré temporada , o Sporting vai esta Quarta feira jogar a Berlim ,e joga logo no Sabado na Naval 1º Maio...Estranho no minimo...Qual foi o clube Portugués que nos ultimos anos jogou para uma competição Europeia,para mais fora de casa, a uma Quarta e jogou para o campeonato ,logo no sabado seguinte...sempre fora de casa... Mais uma "bombinha" herdada pela nova estrutura!
Valha-nos que Já estamos apurados na Europa League!

O Sporting arrasta-se neste momento pelo meio da tabela,e a maior preocupação terá que ser ,forçosamente, dotar esta equipa de condições para se conseguir apurar para as competições Europeias! Revolução já em Janeiro...Dificil,e se calhar não aconselhavel! Mas Janeiro deverá ser o inicio da dita revolução que terá que acontecer na proxima pré temporada!

Com calma, avaliando as diversas soluções, apostando em bons negocios,analisando os diversos mercados! Mas em silencio... É que hoje vejo o nosso presidente a anunciar que há dinheiro para reforços, 1 dia depois do presidente do Conselho fiscal anunciar que não temos!

Anunciar que há dinheiro ,é meio caminho andando para que abram bem a goela quando chegar a hora de negociar connosco! Por outro lado ,já não é razoavel ,que num espaço de 24 horas, discursos divergentes sobre o mesmo tema ,sejam feitos quer pelo Presidente da direcção ,quer pelos Presidente do conselho Fiscal!

Esta continua a ser uma altura ,em que gerir o silencio é primordial!

Agir 1º ,falar depois! O Sporting só ganhará com isso!

10 comentários:

leao revisor disse...

Nuno Manaia

Tens razão quando dizes que é no minimo "estranho" jogarmos fora para um competição europeia a uma 4º feira e depois para o campeonato a um sabado. Não me recordo que isso tenha acontecido antes mas tambem não é relevante para o caso.
Esta nova estrutura entrou em funções à cerca de um mês, o calendário da liga europa está marcado à muito tempo, e posso estar enganado mas os jogos do campeoanto só são alterados (estão sempre marcados para o domingo) 15 dias antes desse fim de semana. Por isso considerar mais uma bomba herdada dos anteriores dirigentes parece errado (mas posso estar enganado).

Quanto à qualidade dos planteis pós peseiro e pós bento isso para mim tem uma explicação mas não quero monopolizar estes espaço que o comentario já vai longo.

SL

Anónimo disse...

Caro Nuno Manaia,

Ontem estive com uma pessoa que conhece bem o Sr. Cabeça de Giz e a unica coisa que ele me disse foi "Escreva isto, daqui a 3 ou 4 anos vá ver onde vai estar a trabalhar o Sr. JEB, qual o Banco" e disse isto "Mal a Academia passe para esse Banco, prepare-se que acabou o seu clube"... "O Sporting só tem uma solução, aparecer um Abramovich para salvar o clube, porque o clube já acabou à uns anos e ninguém quis ver".... depois de ouvir isto gostaria de saber qual a sua opinião e se isto tem fundamento!!!
Sou das pessoas que deixou de ir ao futebol, continuo a ter o meu lugar (que não utilizo) pago e continuo a pagar as cotas, mas perdi o amor pelo meu clube por vários motivos... e não são sós as derrotas, são as pessoas que gerem o clube, são as pessoas que o rodeiam, são as "pessoas" compradas, são os que usam a violência como forma de mudar as coisas, são os policias comprados, etc...
Chamem-me cobarde, traidor ou o que for... mas cansei e deixei de amar um clube que o vivia 24 horas por dia e que o defendia até morrer... hj limito-me a ficar calado e ver o nosso clube acabar.

Por motivos obvios não me vou identificar, mas se um dia nos cruzarmos terei o prazer em cumprimenta-lo como já o fiz no dia das eleições passadas.

B.

fullrise disse...

É inacreditável como voltamos a cair no mesmo erro. Estes contradições de discurso são de uma falta de responsabilidade extrema.
Amigo, já assististe, tal como eu, por diversas vezes a estes desencontros de discurso, mas tb é verdade que há muito não se via. Ao menos com isso FSF conseguiu acabar. Os inumeros tiros no pe que este presidente dá, so vêem provar que ao contrario do anterior presidente, este não é um lider de coisa nenhuma! Não tem liderança. Não tem pulso. E esta mais que visto não consegue acabar com os tiros no pé, e nunca vai conseguir.

Alguém acredita que vamos ter dinheiro para ir ao mercado? Que vamos contratar algume que venha fazer a diferença? Eu não!
E depois claro, como é que um "cabeça" do Totta, um gajo habituado a grandes negocios, vem dizer na praça publica que há dinheiro e que gastamos o que for preciso? Como é possivel? É o nosso proprio presidente que inflaciona os preços dos passes dos jogadores. Que amadorismo...

Quanto ao SP e Salema é obvio que estão a pagar pela pessima herança que o "amigo" lhes deixou. Mas isso, já se sabia, que quem viesse iria ter de assumir esse risco e essa pesada herança.

Dizias num outro post que deviamos era "trocar" de plantel, deviamos contratar alguns 20 jogadores pq era esse o numero dos que deveriam sair. É obvio que isso não vai acontecer, mas uma coisa é certa, enquanto este nucleo duro de jogadores não for desfeito, nenhum treinador terá sucesso em alvalade!

Abr!

Nuno Manaia Costa disse...

Leão Revisor,

Os jogos do Sporting estão todos marcados desde á 2 meses atrás...de qualquer forma vou tirar a limpo esta situação...
De qualquer forma , alongue-se á vontade , que gosto sempre de ouvir a sua opinião , ainda que muitas vezes diferente.

Um abraço.

Caro B.


Amanhã, Terça feira , vou-lhe responder!

Um abraço


Jg1906,

Meu grande amigo,

já são muitos anos...E isto bate sempre da mesma maneira.Sempre os mesmos tiros!

Abraço

Dezperado disse...

Concordo com o post...exceptuando, e já que voltamos ao passado, a frase em que compara a equipa deixada por Peseiro e a equipa deixada pelo PB. Tive a comparar e não acho que uma fique a dever à outra. Podemos falar em jogadores psicologicamente em baixo, agora valor dos jogadores, olhando para os nomes, não me parece que o Carvalhal se possa queixar mais que o PB na altura.

Concordo que o JEB cada vez que abre a boca dá um tiro no pé, não concordo que por não ter experiencia com os media faça dele um mau lider.

Percebo o seu discurso, apenas disse o que muito Sportinguistas queriam ouvir, nos quais eu não me incluo.
O silencio é a alma do negócio. Apesar de achar que em nada vai influenciar nas negociações com os jogadores...porque eles também não baixam o preço por ouvirem constantemente que não temos dinheiro.

SL

fullrise disse...

LR,

O calendário de jogos este ano foi marcado com muito tempo de antecedência (não sei se 2 meses ou mais) ao contrario do que sucedeu no passado. E aqui obviamente que o anterior dep.de futebol tem clara e unica responsabilidade.
Agora o que seria interessante saber era se o jogo em Berlin fosse crucial para o apuramento haviamos de ter 2 jogos em 72h com a max importancia. Ninguém reparou nisto?

Dezperado,

Claro que o segredo é alma do negocio, mas se vc for comprar um carro ou uma casa, acha que obtem o melhor preço se repetir constantemente que está sem dinheiro ou que tem dinheiro pra gastar à brava?

SL

Jorge disse...

Caro Nuno Manaia Costa,

Eu tenho uma duvida/confusão e gostava de ser esclarecido:

Como é que é possível que as duas maiores ferramentas e instrumentos de comunicação do Clube - jornal e site - não estejam sob a alçada do Director de Comunicação, António Sousa Duarte e sejam da responsabilidade de Salema Garção?
Não é esquisito ou fora do normal?
Não devería ser o Director de Comunicação responsável pelas duas grandes ferramentas da comunicação do Clube?
E são estes "esquemas" e estas "confusões" mal explicadas e sem sentido nenhum que rebentam e que minam o Sporting!...
Então, quer dizer, por exemplo o Manaia é dono de um restaurante e o cozinheiro desse restaurante é alguém que lhe foi imposto e em quem o Manaia não confía...não lhe parece que vai dar mau resultado?

Outra questão...não acha que a "Estrutura" tem pessoas a mais e duplicidade de funções? Parece um saco de gatos, senão vejamos:
Um Director de Futebol, Sá Pinto, mas que não é responsável pelas contratações??!, Um Team Manager??, Salema Garção, que não se percebe muito bem o que faz, Um elemento sombra??!!, um Director de Comunicação, Sousa Duarte, que não tem nada a ver com o Jornal e com o Site do Clube??!!...porra, que grande confusão!!!
O Porto, o Benfica, o Real Madrid, o São Paulo têm este organigrama tão complicado?
E depois a culpa morre solteira, como sempre.
Um Conselho Directivo eleito que é fraco ou inexistente e uma Estrutura profissional extraordináriamente dispendiosa são os ingredientes que faltavam para acelarar em direcção ao abismo.

Anónimo disse...

Para quando uma revolução (sangrenta) em Alvalade?
Para quando uma noite de facas longas?
Para quando o fim deste tormento?

Anónimo disse...

Quando as pessoas nas ultimas eleições diziam que o candidato Paulo Pereira Cristovão não tinha perfil nem experiencia para ser presidente, o que dizer deste senhor que ao leme do nosso clube tem envergonhado dia após dia com as suas brilhantes tiradas. Agora pergunto aos 90% que metam a mão na consciençia e vejam o quanto de mal fizeram ao clube por terem elegido mais do mesmo,será voces tem orgulho nesta direçao? Orgulho-me em pertençer á minoria que voces apelam de terroristas mas afinal voces é que andam a destruir o nosso amado sporting. Eleições já!

Átila disse...

Para mim há algo que é sagrado: os responsáveis pelo desmantelamento e destruição do Sporting não podem sair sem levar nos cornos!

Ninguém pode fazer tanto mal ao nosso clube e sair impune!

O dia está cada vez mais próximo. A desonra à memória dos fundadores será paga com SANGUE!