domingo, março 29, 2009

Congresso

Foi um sucesso!

Muito bem organizado, um exemplo de democraticidade!
Dirijo os meus sinceros parabens aos mentores deste congresso! Ao contrário do que deu a entender o Presidente Filipe Soares Franco, não foi ele o mentor do congresso! A ideia do congresso nasceu e foi crescendo no blog CENTURIA-LEONINA. O seu a seu dono!

É evidente que o numero de inerencias presentes ,faziam obviamente prever o chamado beija mão ao conselho directivo. Situação que aconteceu!
Acredito que os dias que vivemos são muito complicados ,e preocupam-me de sobremaneira!!! O Sporting vem perdendo milhares de sócios nos ultimos anos,chegando ao numero ridiculo de 27.000 sócios pagantes! No entanto esta é uma preocupação que parece não afligir nem preocupar o conselho directivo nem os seus apoiantes!
Quando uma simples moção como :"A gestão do clube deve estar focada no sócio!" é chumbada pelos sócios , algo não está bem! Algo está errado, e quer-me parecer que as pessoas ainda não perceberam o real motivo da falta de militancia!
Em conversa com os sócios , Soares Franco , defendeu que a gestão do clube deve estar focada no clube! E eu pergunto : Quem faz o clube ? Quem lhe dá identidade? Quem lhe dá grandeza?
Meus amigos: Esta é a diferença entre os que defendem um clube associativista e os que defendem um clube SADista!
Confesso que sai mais preocupado do que entrei, mas os sócios são soberanos!
Resta-me apenas alertar que a maioria dos que fizeram este clube tão grande , já estão do lado de fora,não pagam quotas! Não é mantendo a mesma politica dos ultimos 13 anos ,que eles vão regressar! Fica aqui mais um alerta!


O meu dia de sabado foi passado na secção em que me inscrevi: Desafios do ecletismo.
Ouvir o discurso de abertura do prof. Mario Moniz Pereira, valeu a presença! Foi no entanto um debate muito proficuo , sendo que a grande maioria das pessoas presentes eram claramente a favor do ecletismo, da contrucção de um pavilhão e da reactivação de modalidades históricas.
Tenho também que elogiar o Vice -Presidente Engº Mario Patricio que é uma ilha ,no marasma que é o conselho directivo! Ele e obviamente o Prof. Moniz Pereira. O trabalho desenvolvido é o possivel e é claramente meritório! Acredito que o projecto do pavilhão deve ser dirigido por eles e tenho a certeza que o Sporting reactivará todas as modalidades actualmente extintas,desde que com projecto sustentado e possivel!
Tive ainda a oportunidade de conhecer o Engº Gilberto Borges, que é o responsavel maximo da secção de Hoquei em Patins. São pessoas como Gilberto borges ,que nos fazem sentir orgulho de ser Sporting! O Projecto do hoquei é algo que deve orgulhar todos os Sportinguistas. Conto marcar presença no pavilhão da casa do gaiato,num dos proximos fins de semana a apoiar esta gente que por carolice tanto defende o nosso Sporting! Ficamos a saber que para a época de 2010/2011 será criada a equipa senior de Hoquei. No entanto ,soubemos da mágoa sentida pelo escasso apoio que o Sporting dá a estes rapazes, que já foram campeões nacionais de Infantis e iniciados, tem uma equipa de Juvenis que não perde á 66 jogos e tem um campeão de europa de sub 17.Um grande abraço ao Gilberto Borges!

Não posso deixar de elogiar ainda a postura do presidente da mesa da Ag. Apesar de ter considerado o seu discurso de encerramento demasiado forte e seguramente nada aglutinador,disse-lho pessoalmente,mas tal não apaga a sua postura sempre correcta,de dialogar ,trocar impressões com todos os sócios do clube. Acredito que se todos tivessem a sua postura ,seguramente o clube não viveria em guerrilha permanente !Apesar de divergir em alguns aspectos, respeito e gosto da postura do Presidente Rogerio Alves.Merece o respeito de todos os sócios!

Aquilo que se passou na discussão de sustentabilidade financeira são graves e talvez as unicas notas que mancharam o congresso!
Quaisquer propostas que sejam feitas e que não do agrado das pessoas da situação, para eles tal não passa de ideias avulsas. A verdade é que quando se pedem numeros e documentos a estes senhores , eles não os mostram,impedindo que todos possam ter todos os dados e toda a informação do actual estado financeiro.
É tudo avulso! Nada presta,e claro ninguém apresenta nada! Esta é a forma de como uma mentira dita muitas vezes ,quase passa a verdade! E essa é a mentira que os orgão sociais pretendem passar! Mentem!

Apesar de o presidente vir agora com o discurso de que o clube manterá a maioria da SAD, foi fortemente defendido ,por exemplo pelo Presidente do grupo Stromp,que o Sporting pode e deve ficar apenas com 30 ou 40% das acções da sad.
E portanto esta é a verdadeira estrategia da reestruturação financeira...Aos poucos tentaram chegar ao seu moinho! Deve ser chumbada já !

Áqueles que me apelidam ou nos apelidam de minoria de bloqueio, apenas recordo que por algum motivo determinadas medidas devem ser aprovadas por 66,66% dos votos e por alguma razão alterações estatutarias obrigam a 75% dos votos e pelo codigo civil a 75% das pessoas presentes em Ag!

Finalizo ,voltando a elogiar os mentores do congresso,a organização do mesmo,enviando daqui um abraço de agradecimento aos centuriões ,mentores da ideia,e a Ernesto Ferreira da Silva,pela sua simplicidade,e inclusive pela sua franqueza ao agradecer a Filipe Soares Franco o facto de não ter tentado influenciar os trabalhos do mesmo! Elucidativo!

Viva o Sporting! Viva a maior potencia desportiva do pais!

9 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez provamos que somos o maior clube portugues e dos maiores do mundo pois este congresso foi um sucesso nao estive no congresso mas fui acompanhando pela imprensa.Penso que ficou provado que o projecto que soares franco tem para o clube recolhe o apoio da maioria dos sportinguistas.Ainda estive a ver o debate na tvi24,e gostei de ver o discurso de JEB,gostei da humildade de EFS a quem se deve agradecer a organizaçao do congresso,e gostei especialmente de ver RA a ter um discurso diferente nao pensando no seu protagonismo mas sim no que é melhor para o nosso clube pois eu acho que RA andava a trepar sem saber para aonde ia ainda por cima acompanhado por um miudo de seu nome varandas que tambem gosta de trepar sem saber para aonde vai e mais grave ainda e toda a gente saber que RA que tanto fala ainda nao tenha dito aos sportiguistas que trabalha para o senhor vieira pois estas coisas sabem se sempre e agora estamos na altura de falar verdade aos socios por isso apreciei o discurso de RA.VIVA SPORTING!

Nuno Manaia Costa disse...

Caro anonimo,

é indiscutivel que pra maioria dos presentes no congresso , o projecto de soares franco é o seu projecto.

Agora presentes estava uma maioria grande de inerencias,e depois na minha logica de maioria....a maioria já se foi embora ,não é socia E com o actual discurso jamais os vamos recuperar!

Sou contra o projecto de soares franco ,e votarei em conformidade!

menino gilinho disse...

Lá estarei dia 17, para também votar em conformidade. Terão de ser os Sportinguistas a assegurar que o poder continua na posse dos sócios e cortar as vazas a estes senhores em mais um assalto ao Clube.

CONTRA!

Anónimo disse...

Concordo, praticamente, em tudo o que escreve o NMC.

Quanto ao Rogério Alves tenho-o em conta. É inteligente, dialogante, gosto da forma e do conteudo do seu discurso. Quanto a mim, peca, somente, por ser um pouco vaidoso. Podia e devia ser mais simples, porque todas as pessoas que têm valor, são simples. A SIMPLICIDADE DOS VALOROSOS, de que o Ernesto Ferreira da Silva é um lidimo representante.

Quanto ao NMC enalteço o seu sportinguismo, a sua dedicação, o seu trabalho, a sua combatividade em relação ao actuais orgãos sociais. Enalteço e revejo-me nela.
Contudo, fiquei estupfacto ao ouvi-lo referir-se, por duas ou três vezes, ao Sr. VMOCS como «o nosso presidente», acho que foi excessivo...

Anónimo disse...

NMC, mas tu és mesmo do Sporting??? ou o teu clube é o anti franco?????

Nuno Manaia Costa disse...

Caro anonimo da 1:58,

Refiro-me como nosso Presidente, porque gostando-se ou não dele , é o Presidente do nosso clube e isso deve bastar para que lhe devamos algum respeito!

E acho que isto responde ao anónimo das 9:58.... Anti...só sou anti-benfica!

Quanto a Soares Franco, sou frontalmente contra a maioria das suas ideias , assumo-o perante todos! Dei a cara no congresso! Não me escondo em anonimato !
(sou a favor da remuneração dos orgãos sociais, por exemplo!)

Tendo ideias contrarias , devo-lhe o respeito de ser o presidente do meu clube , só isso!

Menos respeito já tenho á maioria daqueles que o rodeiam,e que apoiam nem sabem muito bem o que! Menos respeito tenho aos que ali andam á caça do rissol e do croquete.

Anónimo disse...

Amigos sportinguistas gostaria de vos elucidar porque acompanhei a entrada de luis duque,porque muita gente opina mas pouca gente sabe,luis duque chegou ao nosso clube convidado por jose roquete numa altura em que o nosso futebol estava de rastos,apanha inacio que ja estava no clube embora nao fosse para luis duque o seu treinador aceitou,e fomos campioes nesse mesmo ano.luis duque no primeiro ano em relaçao a jogadores trouxe apenas tres jogadores acho que nao gastou muito para a alegria que nos deu.Na altura que jose roquete convidou luis duque,prometeu que iria injectar 20 milhoes de euros na SAD e foi neste contexto que luis duque aceitou o lugar de presidente da SAD porque achava que o clube nao podia estar sem ser campiao,e ai começam a surgir os problemas entre roquete e duque embora nessa altura ja roquete começava a querer abandonar o barco porque os 20 milhoes nunca chegaram a entrar na sad como tinha prometido roquete a duque.Roquete sai e entra dias da cunha,por essa altura inacio ja nao tem capacidade para aguentar e luis duque que de parvo nao tem nada e com coragem e a leao vai ali ao galinheiro e traz o melhor galo que eles la tinham que era jose mourinho so que infezlimente o nosso clube e um clube com muitos anjinhos ,e ao contrario do que dizem nao foram os socios que boicotaram mourinho mas sim dias cunha e outros dirigentes e exigiram que fosse manel fernandes o treinador embora duque e todos nos tenhamos o maior carinho por ele,e ai duque bate com a porta.Para muita gente que acusa luis duque de despesista lembro que o grande passivo do nosso clube se a responsavel maior chama se jose roquete,luis duque tinha um lema aceitou vir para o sporting para ganhar e ainda bem porque se calhar ainda nao tinhamos sido campioes,e a estrategia dele para mim correcta era que o nosso clube investisse para recuperar o espirito de vitoria e depois entao ir reduzindo as despesas mas sempre tendo em conta que tinhamos sempre que lutar para ganhar por isso acho que dizer que luis duque foi um despesista nao e correcto e posso dar exemplos o galo ali do lado ja gastou muito mais que luis duque e nada ganha ,meus amigos despesista e aquele que gasta e nao ganha nada e luis duque ganhou para mim foi o melhor dirigente que vi a comandar o nosso futebol e ja levo 30 anos de socio penso que enquadrado numa boa direçao fara um grande trabalho.

Anónimo disse...

Amanha na sic noticias as 22h soares franco vai provar que e o unico que tem falado verdade aos socios.Eu levo 30 anos de socio ja vi muitos filmes por isso nao vou atras de pessoas que andam a 20 anos a denegrir a imagem do nosso clube tais como SAB,aguiar de matos e outros que nao tem moral para criticar quem quer seja por isso eu vou votar SIM as propostas de soares franco nas assembleias que se vao realizar.

Nuno Manaia Costa disse...

Caro anonimo,

vc vai votar sim...está no seu direito!
parece-me é que não lhe fica bem,atacando Sergio Abrantes Mendes e Aguiar de matos! Para mais dois Sportinguistas,que merecem o respeito de todos...Se gosta de criticar , ao menos tenha coragem de assinar!

Amanhã na SIC ,vamos assistir a uma triste historia de quesilias pessoais ,entre Dias da Cunha e Soares Franco,com o Sporting pelo meio!

Quanto ao facto de ser Soares Franco a dizer verdade...Bem tantas vezes o cantaro vai á fonte, que um dia parte! Depois de tanta tanga, pode ser que um dia diga verdades!
Também tenho quase 30 anos de socio...Vou votar não!