quarta-feira, outubro 08, 2008

Meus amigos,

esta é parte de uma carta que enviei ao P.Bento....


"Abaixo apresento aquela que para mim considero ser a equipa ideal ( pelo menos em 90% dos jogos ), eventualmente modificada, pelas diversas condicionantes ( lesões, desgaste e adversário) associadas ao futebol.
Faço igualmente menção a uma 2ª linha de jogadores que poderiam entrar na equipa.

--------------------R.Patricio (1 )
---------------Tonel------- ---Polga
Caneira -----(Caneira)----------------Grimi
(Abel)-------------------------------(Caneira)

----------------Rochemback
------------------(M.Veloso)
------Vukcevic ------------------Izmailov
-----(Izmailov)---------------(M.Veloso)
---------------------------------(Vukcevic)

-----------------João Moutinho
------------------(Romagnoli)
------------Derlei--------------Liedson
-----------(Postiga)
-----------( Djaló )

Nota: não considero Stojkovic em virtude de ser um jogador com que não conta
Caneira- Podendo rodar por qualquer lugar da defesa, neste momento seria um jogador essencial para equilibrar o sector defensivo, entrando para a lateral direita. Forte na marcação, bom no jogo aéreo e importante como voz de comando.
Abel- Jogador com capacidade mas que peca essencialmente na marcação. Na zona defensiva não faz a marcação forte exigida, permitindo muitas vezes,quer que o adversário directo se vire com a bola dominada " atacando-o" de frente ou apareça nas suas costas a finalizar ou a assistir. Na minha perspectiva, necessita de treino especifico no sentido de melhorar aquela que é a sua principal função: defender
Polga e Tonel – Jogadores úteis e importantes no plantel, como elementos mobilizadores e aglutinadores do grupo. Necessitam de trabalho especifico ao nível do passe (curto e/ou longo) permitindo muitas vezes com a deficiente execução do mesmo recuperações e contra ataques do adversário.
Grimi – depois do jogo com o Porto, não deixem morrer o míudo!O treinador e o grupo terão nesta fase um papel fundamental na recuperação psicológica de Grimi. Grande margem de progressão, forte na marcação, com grande espírito de luta e grande seriedade. È um jogador que não se esconde. O titular na esquerda. Vale a pena perder tempo com Grimmi.
Rochemback – claramente tem que jogar no meio! Não é incompatível, como agora se apregoa, com M.Veloso, tem é apenas um lugar: no centro. Porquê? Capacidade de choque, capacidade de recuperação ( a equipa recupera a bola mais á frente ), possibilidade de usar o seu melhor atributo, a capacidade de passe, essencialmente o longo, possibilitando pautar os ritmos da equipa. "Empurrado" para a linha perde essa capacidade, passa muito tempo ao lado do jogo, fazendo com que procure zonas mais interiores, descompensando o lado direito, permitindo que a equipa adversária tenham maior capacidade de progressão. Assim se explica em parte o seu maior desgaste no sentido de recuperar a sua posição no losango. Injustas as criticas de que tem sido alvo, um jogador em que a componente psicológica é fundamental.
Vukcevic – jogador a ser utilizado na minha óptica no vértice do losango no lado direito. Não é um jogador forte no 1X1 junto á linha, mas sim nas diagonais que faz, em virtude da velocidade de arranque. A explorar o seu remate mas para isso é fundamental a sua colocação na direita. Claramente um jogador capaz de "mexer" com o jogo. A utilizar na esquerda apenas por motivos tácticos, uma vez que o plantel dispõe de um jogador também forte para a direita ( Izma ).
Izmailov – dos jogadores mais cultos tacticamente, cumpre tanto na direita, como na esquerda. Grande margem de progressão, peca apenas no capítulo da finalização, poderia e deveria aproveitar a sua velocidade para aparecer mais em zonas de finalização. Quando conseguir aliar a sua disciplina táctica à capacidade concretizadora será seguramente um dos melhores jogadores na sua posição.Motivá-lo na finalização!
M.Veloso – gostava de o ver na esquerda do losango. A sua capacidade de passe e posicionamento, poderiam servir melhor a equipa em zonas mais exteriores. Não é claramente um jogador de choque, nem tão pouco faz do jogo aéreo o seu forte, sendo este um aspecto claramente a melhorar. Quando perceber, e aqui entra a equipa técnica, que a sua intensidade competitiva tem de melhorar ( aumentar ) será um jogador fundamental. Neste momento não o é!
João Moutinho – deveria jogar onde ele mais gosta ( a 10 ). Não como capricho mas por ser aí que mais rende e melhor serve os interesses da equipa. Bom a construir, bom nos passes de ruptura que faz, excelente na capacidade de luta. Ainda um pouco longe daquilo que pode jogar, quer pelo defeso , quer essencialmente por estar encostado na esquerda. Face ao excelente posicionamento, traz aquilo que Romagnoli ainda não fez: recuperação de bola em zona atacante.
Romagnoli – jogador sui generis, mas que sofre da mesma incapacidade de Veloso: intensidade competitiva. Fica sempre a sensação que poderia dar mais qualquer coisa, apresenta como forte a sua leitura de jogo, sem o qual seria um jogador vulgaríssimo.
Desaparece do jogo por largos períodos do jogo, o que impossibilita ser o nº 10 que uma equipa como o Sporting necessita. Estimular no jogador a procura da bola, e ( aqui coloco algumas reticências por não conhecer o que se faz) elaborar um plano de trabalho físico diferente do resto do plantel, uma vez que aparenta estar muitas vezes em défice físico.
Liedson- titular indiscutível, por aquilo que joga, pelas faltas que arranca, pelos cartões que provoca e pelo respeito que coloca na defensiva contrária.
Derlei – o rosto da entrega, capacidade de sofrimento, superação. Voz importante no que diz respeito a uma atitude ganhadora, sabe o que é a mística. Pode ser usado em qualquer posição na linha da frente, inclusive se o Paulo Bento optar por um 4X3X3.
H.Postiga – Jogador que traz uma clara mais valia em termos posicionais. Inteligente a segurar a bola, movimenta-se muitas vezes entre os centrais,ou entre os centrais e os laterais, confudindo a sua marcação, precisa que os outros jogadores percebam essa forma de jogar e que o meio campo o tente servir dessa forma. A parte motivacional é importantíssima em Postiga, precisa de sentir que é um jogador importante. Em situações muito pontuais poderá jogar como nº 10.
Djaló – o típico jogador que dá a ideia que pode dar sempre mais qualquer coisa. Merece um trabalho especifico na função de avançado móvel que ele é. Precisa de trabalhar fortemente o domínio em progressão, sendo este 1º toque, a sua principal pecha. Quando conseguir aliar a velocidade á capacidade de execução será um dos melhores na sua posição. Da mesma forma que alguns jogadores fazem trabalho de ginásio especifico, Djaló deveria fazer trabalho especifico de campo. Há treinadores de guarda – redes, porque não de avançados?!

Não faço menção a mais jogadores, apesar de considerar que jogadores como Ronny e Adrien deveriam sair por empréstimo de forma a terem mais competição. "

Saudações

12 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceste-te do pássaro!

Filipe Manaia disse...

Não faz mal, parece que os Brasileiros já se lembraram dele pra Janeiro :-)

Unknown disse...

BMG,

Dar ideia que o problema do Sporting são as opções tecnicas do treinador é minimazar a realidade do clube.

O problema não está no onze ou nas escolhas do Paulo Bento para o plantel desta epoca. O problema está na falta de cultura e de exigencia que existe no nosso Clube. Esse para mim é o grave problema do Sporting.

Se joga o A ou B na posição X ou Y é indiferente quando este não apresenta motivação e vontade de vencer.

Apesar de não concordar em nada com o sistema de jogo de Paulo Bento. Acho que esse não é o problema principal e actual do Sporting.

Apenas a minha opinão.

Anónimo disse...

Alguém leu o Diário de Notícias?
Dizem q o gajo do marketing não fala com o tótó da comunicação e que por isso não vendemos gameboxes e quem perde é o SCP.

Nuno Manaia Costa disse...

Amigo BMG,

Apesar de volta e meia dar aqui umas mocadas no Paulo Bento,também estou de acordo com o que disse o Filipe aqui acima!

O problema do Sporting está longe de ser o paulo bento! Eu até concordaria que ele fosse corrido,mas atrás dele teriam que ir os seus superiores!

Agora,concordo que o Sr paulo Bento é um teimoso,é marrão e não defende os interesses do Sporting! Mas porque o ha-de fazer ,se os nossos dirigentes,começando no presidente ,não o fazem?

BMG disse...

Filipe,

concordo quando afirmas que o problema do Sporting é mais profundo e abrangente ( podes percorrer alguns posts que falam nisso mesmo) e o NMC sabe bem disso pois já muitas vezes conversamos sobre isto. No entanto, não concordo quando afirmas que o problema não é os 11 que PB escolhe. Sinto que este ano, apesar do pouco futebol que vimos demonstrando, e face ao jogado por outros,que o nosso SCP tem possibilidades de chegar ao título. Longe de ser dono da verdade, tento com esta carta ao PB tentar que dentro de campo ( equipa) equilibre o desequilibrio que existe fora ( SAD ).

Anónimo disse...

devias era contar com o Stojkovic! que esse patricio nem no povoense tinha lugar!

Unknown disse...

BMG,

Vou tentar explicar em poucas palavras pq digo que o 11 que o Paulo Bento apresenta é indiferente.

Vamos ao onze que entrou no ultimo jogo com o Porto. Um novo sistema de jogo ou quase... É preterido o Romag. em função
do Yannick... Se recuarmos uns dias ao jogo com o Basel um dos elementos com mais influencia no resultado foi quem?
Alguem me explica este tipo de gestão? Para mim não existe nenhuma gestão do plantel... Por isso qualquer jogador que entre
ou que saia da equipa estara sempre desmotivado...

Outro exemplo. Um dos melhores jogadores na pré epoca foi o Adrien Silva, apesar de ser muito novo, não pode jogar 10 e 15 minutos
por jogo? Não deve ser assim que se forma um jogador?

Mais um exemplo. A epoca passada tivemos o melhor do Pereirinha, na taça uefa e no campeonato (jogo em casa contra o Porto) o que lhe
aconteceu? Banco...

Isto é o treinador que temos... Agora não se esqueçam que a epoca passada andou conferencia apos conferencia a levar com balas dos
jornalistas e nunca teve ao seu lado nenhum elemento da direcção ou do departamento de futebol (Barbosa).

E por isso é que digo que o problema do Sporting não é só as opções do Paulo Bento... É esta direcção que não é agressiva a definir
os objectivos para cada epoca. É esta direcção que não fomenta a cultura sportinguista. É esta direcção que não entra no Universo Sporting.
Se assim fosse de certeza que no ultimo domingo à noite teriamos sido 50 mil...

Filipe Manaia disse...

Quem já leu a entrevista do Soares Franco no Record online?

Só quem não sabe muito bem ao que anda, é que estranha o afastamento dos sócios em relação à equipa.

Anónimo disse...

Um nojo esta corja de sanguessugas que anda a destruir o nosso clube. Agora já só falta roubarem-nos o estádio (com o beneplácito da carneiragem que pudemos apreciar na sala Tejo) e acabar com as modalidades. Entrego logo o fdp do cartão!

Tanta bomba desperdiçada no Iraque, meu Deus...

Anónimo disse...

Segundo soube á custa desta missiva para o treinador PB já foste convidado para orientar a equipa na Liga Intercalar.

Gnitrops disse...

Curso de treinador por correspondencia?

É que só pode...

SL