segunda-feira, janeiro 25, 2010

Na Trofa...Mais uma vitória...

Apesar do abalo sofrido ,a equipa manteve coesão e trouxe mais uma vitória!!

O golo foi do suspeito do costume!

Aproveito este post para elogiar alguém que até agora ainda o não tinha feito: Carlos Carvalhal!

Transformou radicalmente a equipa, em atitude ,em postura , na qualidade do seu futebol... Obviamente o regresso de Izmailov e a contratação de João Pereira ,trouxeram outra qualidade...Mas a nossa melhoria tem de facto muito dedo do treinador,senão vejamos:

- Consolidou Grimi a defesa esquerdo( André Marques e Caneira desapareceram do mapa!)
-Tirou Polga da equipa e consolidou a defesa com Tonel e Carriço no eixo defensivo;
-Colocou Adrien no meio campo de forma a libertar Veloso para uma posição onde está a jogar como nunca;
-O Sporting já marca golos de bola parada e em quase todos os jogos...Facto raro nos tempos que antecederam Carvalhal.

O dedo do treinador é inegavel na equipa!

A finalizar aqui fica o nosso calendario para o proximo més...Em Dezembro fizemos 3 jogos...

dia 29/1 - Braga-Sporting (Campeonato)
dia 2/2 - Porto-Sporting (Taça de Portugal)
Dia 6/2 - Sporting-Academica (Campeonato
Dia 10/2 - Sporting-Academica/Carnide (taça da liga)
Dia 13/2 - Paços Ferreira-Sporting (Campeonato)
Dia 16/2 - Everton-Sporting (Liga europa)
Dia 20/2 - Olhanense-Sporting (campeonato)
Dia 25/2 - Sporting-Everton (Liga Europa)
Dia 28/2 - Sporting-Porto (Campeonato)


UMA VERGONHA!!!!!

4 comentários:

Leo disse...

Manaia, a conclusão que tiro é esta:

Carlos Carvalhal o que tem conseguido para mim é vulgarizar completamente o trabalho de Paulo Bento e os seus métodos e a sua errada postura durante os tristes 4 anos e 4 meses que teve no Sporting...

Carlos Carvalhal com processos simples e acima de tudo com trabalho(coisa que com Paulo Bento nunca se viu) conseguio dentro do próprio plantel encontrar soluções que colocaram o Sporting a jogar bem à bola, levando 7 vitórias seguidas, a equipa tem principios de jogo,inicio, meio e fim, ou seja não saí com bala nos centrais e charuto para a frente, ve-se trabalho específico ao nível de treino dos centrais e sua impulsão, exploração de espaços vazios e constantes mutações de posições para fugir às marcações, a equipa explora os flacos coisa que à anos não o fazia(desde a saída de Nani), existe uma compensação no meio-campo entre os médios desde o momento em que a equipa perde a bola.

Mais, Carlos Carvalhal consegue no pouco tempo que está lançar e potenciar Adrien, Saleiro e recupera Grimi, e mesmo Veloso que estava a fazer um excelente inicio de época está agora ainda mais forte oferencendo mais soluções enquanto jogador de futebol, estando hoje a um nível talvés inimaginavel pela maior do sócios do Sporting.

Quero relembrar que a equipa é a mesma, apenas a entrada de João Pereira que de facto é muito positiva e eficaz(mas quem não sabia que precisávamos de um lateral direito à 4 anos e 4 meses para cá?...), as soluções alternativas estão a vir de dentro do plantel e é assim que se constroí ou reconstroí uma equipa.

O aquecimento que hoje a equipa faz antes dos jogos é + que os treinos feitos pelo Paulo Bento durante o tempo todo que cá passou.

Mas de facto o grande mérito de Carlos Carvalhal é o oposto do Paulo Bento, não é teimoso, e sabe reconhecer e ler o melhor para a equipa, quando chegou tentou implementar o seu sitema preferido 4x2x3x1 com duplo pivot defensivo e percebendo que Liédson não deve jogar sozinho rapidamente alterou para 4x1x3x2, não foi teimoso, pensou no melhor para a equipa e quem ganhou foi o Sporting...É isto que se pede a um Treinador, gerir os activos, colocar a equipa a jogar futebol e ganhar. Um treinador não é para vir falar de árbitros, queimar jogadores em público e em privado criando empatias, nem sequer substituir directores e opinar sobre temas fora do seu circulo e raio de acção que é o balneário...Pois até nisto Carlos Carvalhal tem sabido ser um mestre, não tocando em assuntos que não são da sua esfera, limitando-se aquilo pelo qual o contrataram, treinar a equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal.


Nota: Acredito em Pongole, parece-me excelente parceiro para Liédson, depois da falhada renovação do Derlei(culpa de quem?...) esta pode ser uma grande dupla de avançados.

FEIO disse...

Manaia e Leo concordo plenamente com o que escreveram.

No dia em que foi anunciada a contratação de Carlos Carvalhal, fui dos poucos neste blog a defender a aposta feita e a dizer "deixem o homem trabalhar".

Passado este tempo á frente da equipa, deixou de ser um sacrificio para mim assistir aos jogos do nosso clube ou pior do que isso deslocar-me a Alvalade.

Tantas vezes me interrogava aos 15 minutos de jogo "o que é que estou aqui a fazer".

E era tão fácil mudar como se comprova agora.

Se não fosse a teimosia dos nossos dirigentes (presidente) se calhar agora estariamos a lutar por algum mais.

Vamos ver se até ao fim das inscrições o plantel sofre algum retoques de forma a potenciarmos a equipa e prepararmos desde já a próxima época.

vargasta disse...

Sá Pinto falou em sua defesa.

Estará sempre disponível para servir o seu clube. E nós disponíveis para o receber.

Sá Pinto, allez!

Anónimo disse...

Acompanho , amigo Manaia ,o seu pensar acerca do Carvalhal.
Já o tinha dito em anterior intervençÃO quando do ultimo tema do Duque e qu não passou escrito(???) para o blog
Cumprimentos
leo