segunda-feira, julho 27, 2009

Jogadores no mercado

Pretendo aqui fazer uma pequena analise sobre alguns jogadores que tenho acompanhado nos ultimos tempos e que seriam efectivamente boas contratações para o nosso clube. Falo neles aqui por se tratarem de alvos que me parecem possiveis .

Na defesa , desde logo emergem uma serie de jogadores no mercado Argentino:

Fernando Meza, San Lorenzo, tem 19 anos , mas já é comparado a Cordoba pela sua rapidez e capacidade de impulsão. Não demorara muito a vir para a Europa! Promissor central.

No entanto a principal referencia é Nicolàs Otamendi do velez, que com 21 anos é já apelidado de novo Walter Samuel, já se falando que o Inter o segue atentamente. Já foi convocado por Maradona á selecção.Central forte de marcação.

Falo agora de jogadores já mais experientes. Desde logo com 2 do River Plate: Gustavo Cabral de 23 anos ,defesa central e Cristian Villagra também de 23 anos ,defesa/ala.
O 1º é muito forte na marcação,ás vezes demasiado duro e apesar de não ser muito alto(1m82), compensa com a forte impulsão e muito boa antecipação. O 2º é um excelente defesa ala,tanto pela direita como pela esquerda, faz o corredor de uma ponta á outra,e é um jogador que gosto especialmente!

Do Brasil falo de 2: Chicão do Corinthians, um bom defesa central e Magrão do internacional que é para mim o melhor a actuar no Brasil no momento.Tem 1m86 , é forte na marcação, podendo actuar muitas vezes como trinco, sendo uma das suas maiores qualidades a forma como se adapte quer á defesa ,quer á frente da própria defesa.

David Lugano , o central Uruguayo ,que estava no Fenerbahce ,está livre! Era de caras!

Para terminar, falo de Vande Borre, defesa/ala ,Belga,e que vai sair por emprestimo do genoa! Possante, veloz, faz toda a asa direita! Não entendi porque não vingou em Italia(quer na Fiorentina ,quer no Genoa). Gostava de o ver aqui! Foi o mais jovem jogador a vestir a camisola da Belgica. Muita margem de progressão dado que ainda só tem 22 anos.

No Meio Campo, Falo inicialmente de Daniel Alberto Villalva, mais um a crescer no viveiro do river Plate.Faz assitencias e mais assistencias,tem um otimo dribling e uma velocidade supersonica. É um talento puro de apenas 17 anos e que na minha opinião é de investir de olhos fechados!Talvez já não seja barato!

Damian Escudero ,outro Argentino ,mas já na Europa a jogar no Villareal. Diz-se que terá pouco espaço na sua actual equipa! É outro que agarrava de caras! Baixinho (1m76) , mas bom de bola e muito duro!

No caso de Veloso ser vendido, Joey Barton do Newcastle era uma boa opção! O seu clube desceu de divisão,e diz-se que pode sair por cerca de 2M de euros...tem varios clubes da premiership interessados, mas acho que preferia jogar no SPorting!

Outro ,já mais caro ,é Rasmus Elm , médio todo terreno, box to box do Kalmar. Pretendido por Everton,Fulham, Psv e Ajax. Também nos preferiria a nós... Negocio pelos 4M euros.

Jonathas Gutierrez, outro do Newcastle. Fala-se que pode sair por emprestimo para a Roma...Mas está no mercado á muito...E uma tentativa decidida já o podia ter desviado. Adapta-se bem ao 4-4-2 , sendo também uma boa alternativa para jogar em 4-4-3.Joga pela esquerda.

Na frente de ataque, Viduka está livre, mas talvez já velho!
Voronin do Liverpool pode ser emprestado ao Hull,Acquafresca foi emprestado pelo Genoa á Atalanta.E a mim espanta-me porque não nos podemos nós interessar por jogadores deste calibre, que de certeza lhes agradaria jogar a champions.

Termino fazendo uma analise a alguns atacantes Brasileiros, desde logo com 2 do Cruzeiro que me enchem as medidas: Kleber e Zé Carlos. Esta dupla em 14 jogos já vale 15 golos no brasileirão 2009. Zé Carlos com 10 golos é um avançado possante , com 1m86 e 90 Kg! Kleber,mais rapido (1m73 e 78 kg), leva 5 golos. Um mais fixo o outro mais movel! Excelente dupla!

Depois temos o ponta lança da revelação chamada Grémio Barueri. Val Baiano leva 9 golos, e é um matador classico! Tem 1 m83 e 28 anos.

Termino destacando Rafael Coelho...Acho que ainda vão ouvir falar muito dele. É o maximo goleador da serie B Brasileira com 10 golos, tem 21 anos e joga no Figueirense. Tem uma velocidade estonteante! E agora ainda está barato...

Ps-E é evidente que o mercado Nacional está repleto de grandes jogadores! Acho que Carlão do leiria é para observar e manter debaixo de olhos.Luiz Alberto do Nacional idem.E muitos mais! Basta andar de olho aberto! O Sporting precisa de mexer muito mais no seu plantel! Apostar na juventude e na cantera sim , mas em valores que deem a qualidade necessaria. O Porto investe muito pouco na cantera , mas ganha muito mais dinheiro e vende muito mais jogadores que os outros 2 grandes juntos! Que se saiba aprender com quem investe bem!

5 comentários:

Anónimo disse...

Por amor de Deus!!! O joey barton??? O homem até já esteve preso!!!!! O tipo é conhecido por agredir colegas nos treinos!!!!!!

Anónimo disse...

Emerson com 33 anos assinou gratuitamente pelo Santos...

Nuno Manaia Costa disse...

...Isso não impede que o Barton continue a ter mercado!

Parece-me que o anonimo, não se apercebeu do objectivo do post,que eu passo a explicar: O objectivo é mostrar e debater a quantidade de bons negocios e de boas oportunidades que existem de trazer bons jogadores para Alvalade!

Se vasculhar bem ,também vai encontrar defeitos em mais alguns dos nomes que dei... O objectivo ,não é esse,mas se quiser...Boa Sorte!

JL FEIO disse...

Parabens Manaia, brilhante analise do mercado, não tenho duvidas de que o conheces melhor do que a equipa responsavel pelo mesmo em Alvalade.
Andamos á anos a dormir, e só vejo duas hipóteses:
pura incompetência ou então valores (comissões) mais altos se levantam...

Nuno Manaia Costa disse...

http://www.youtube.com/watch?v=JHk-T8wNzIE

http://www.youtube.com/watch?v=gROOzHS0XZw&feature=related