quarta-feira, julho 22, 2009

Guimarães-Sporting

Confesso ,que fiquei logo com uma azia tremenda quando vi o 11 escalado , e estavam escalados uma mescla de jogadores titulares e não titulares.
Tendo em conta o escasso numero(porque?) de jogos particulares que o SPorting faz esta pré temporada,esperava que o Sporting testasse o seu melhor 11,ou o melhor 11 do treinador para enfrentar o twente na proxima semana.
Depois não percebi a utilização de Miguel Veloso a defesa esquerdo ,quer pelas excelente prestações que Veloso tem tido ao meio, quer pelo elevado numero de soluções que o Sporting tem para lateral esquerdo. O problema está aqui: Apesar de muitas soluções para a lateral esquerda , nenhuma delas é competente e provavelmente Veloso cumpre bem melhor a posição! Terminei o jogo mentalizado que Veloso pode ter efectivamente que jogar algumas vezes a defesa esquerdo! Só não entendo é porque é que lá estão os outros ,e assim sendo assumir a sua falta de valencia para o lugar e procurar um defesa esquerdo que fizesse bem o lugar seria de bom tom!

Espero que a equipa apresente outros argumentos com o Twente, sob pena de termos um dissabor bem grande! Estou pouco optimista!

Notas Positivas-

Miguel Veloso- Mesmo a defesa esquerdo ,voltou a ser o melhor jogador do Sporting e o mais constante. Fica manchado pela fifia do 2º golo, mas não é isso que deixa de o fazer o jogador do Sporting em melhor forma no momento!

Adrien-
Gostei muito! Pode ser este o ano da sua afirmação. Conheço-o bem das camadas jovens , onde o apelidava de "Pequeno Lampard"! tenho fé neste miudo!

Helder Postiga-
Fez 2 golos nos ultimos 2 jogos! Apesar de não ter muita fé nele, é um jogador de caracter!

Pedro Silva-
10-0 ao Abel!

Notas negativas-

Paulo Bento-
Não entendo a planificação da pré temporada! Não entendo os problemas do defesa esquerdo ,e ter que que deslocar o nosso melhor médio actual para lá, isto quando há mais 3 no plantel( se nenhum presta , que assuma!)
O Discurso de picardia logo ao 3º jogode preparação ,faz-me pensar! Não sei pra quem falou...Mas provavelmente para Veloso e Vuk(estranhei só ter entrado aos 60min.)!
Acho que tem pouca moral para dar na cabeça aos jogadores, e gostaria que houvesse alguém que lhe desse na cabeça a ele , que bem precisa!
Basta que deixe de ser teimoso...

Liedson-
Baixa de forma nitida!

Tonel-
É para mim o melhor defesa central do plantel, mas não é com exibições como a de ontem que vai agarrar o lugar!

Matias Fernandez-
Coloco-o aqui , porque como já se aperceberam ,espero muito dele! E ainda não se viu nem 1% do que pode fazer. Mantenho o que já disse: A forma como jogamos não o favorece!Desaparece muito do jogo...Ontem fez um golo, teve mais um ou outro pormenor, mas esteve muito escondido do jogo!

Aqui fica o meu 11 para a proxima Quarta feira:

Tiago; Pedro Silva, Carriço, Caneira e Veloso ;Rochemback, João Moutinho e Adrien; Vukcevic ,Matias e Liedson

4-3-3 classico , com Matias decaido pra direita(ja jogou muito por ai!) ,Vuk na esquerda!E é uma pena o Veloso jogar á esquerda ...mais pena ainda é não se assumir esta lacuna! Bem precisavamos dele no meio!

Não levem a mal , mas tou farto do losango!

5 comentários:

Anónimo disse...

O onze ideal do Sporting seria, em minha opinião:

Rui Patrício; Caneira, Carriço, Polga e M. Veloso; Rochemback, Moutinho, Fernandez, Izamilov e Vuckcevic; Liedson.

Destes, não estando o Izmailov disponível, talvez colocasse o Pereirinha ou talvez até o Djaló encostado à linha.

Pedro Silva e Adrien à espreita também. Acho que temos equipa para jogar num 4-3-3 ou 4-5-1, como quiserem, mantendo dois médios centro de cobertura, um organizador e dois alas a municiar o Liedson.

Veloso disse...

Mas hoje em dia, alguém coloca em causa que o Paulo Bento quer embirrar com o Miguel Veloso?

Todos sabermos que as críticas no final do jogo foram para o melhor em campo, quem é que consegue entender isto?

Elefante Branco disse...

Clube de Carnide castigado com o título de juniores.

Missão cumprida. Parabéns borregos sem nome!

Fazendas disse...

Mas o Jogo nao foi mau, alias, foi mesmo o melhor que fizemos nestes 3 ultimos jogos de preparaçao.

Não vou desanimar, tal como diz o JEB ainda estamos no inicio, mas rapidamente vamos ver de que massa é feita esta equipa, pois com o Twente já vao ter de dar o litro e comer relva.

Equipa titular para mim.... e em 4-3-3 como o manaia para o Jogo com os Holandeses

Patricio; P.Silva; Carriço; Polga e Veloso; Gordo; Capitao e Pereirinha; Vuka na Esquerda; Matias a descair para a direita e o Leve na Frente.

Nao estou muito optimista, mas lá estarei para ver na proxima semana.

Filipe Manaia disse...

Eu acho que nos falta ambição. O “nosso Ferguson” está-nos a matar o futebol e a equipa com a “robotização” total dos jogadores. Estão de tal maneira formatados para aquela táctica que se for preciso mudar não serão capazes de interpretar mais coisa nenhuma em condições. Actualmente tem sido assim: entradas em jogo apáticas, joga-se para o golito; se este aparecer, por vezes a coisa compõe-se, se não aparecer lá se faz uma substituição ou duas (em regra só muda o jogador, a disposição em campo mantém-se) e aí sim, corre-se atrás do prejuízo (muitas vezes tarde e atabalhoadamente). Não há rasgo, não há fantasia. Arriscamo-nos a queimar mais um “10”, dos melhores que por cá têm passado, continua-se com as adaptações de jogadores e a jogar com laterais que já nem na 2ªB secalhar jogavam.
A mim custa-me ver o meu Sporting, que mesmo na famigerada época dos 18 anos, praticava o melhor futebol em Portugal. Não quero com isto dizer que prefiro jogar bem a ganhar, mas sim que é possível juntar a qualidade futebolística ás vitórias. O Sporting tem obrigação histórica de fazer mais do que o que tem feito!
Somos o clube que lançou Futre, Figo, Ronaldo, Quaresma e que neste momento não tem um extremo de raiz no plantel. Sem contar Pereirinha, que na minha opinião é a melhor opção para defesa direito.
Os constantes avisos à navegação são outra questão que me preocupa. Não é concebível que ao fim de 4 jogos de preparação (uma fartura, nunca tal vi tão pouco jogo numa pré-época), já se ande a mandar recados/farpas pela imprensa. É um tiro no pé! Ainda menos se percebe, dado que o principal visado (Veloso) tem sido dos melhores e tem demonstrado uma entrega assinalável.
Outra questão que quero aqui colocar tem a ver com a forma como lidamos com a comunicação social. Não há vez nenhuma que o Veloso seja entrevistado em que não venha à baila a época passada e os respectivos problemas. No dia 21 foi o Vukcevic a falar e logo surge no record online, retirada da conferência de imprensa, uma declaração completamente descontextualizada. E isto é todos os anos. Só no Sporting é que há problemas, só nós é que temos vedetas, só no Sporting é que há jogadores contra o treinador. Temos que deixar de ser “anjinhos” e fazer como os outros já fazem há anos, e começar a vetar alguns órgãos de comunicação social. Há multas a pagar? Não faz mal. Se contribuir para haver mais estabilidade, eu concordo.