quinta-feira, julho 30, 2009

Email enviado ao Presidente!

Caro Presidente,

Estou-me a dirigir a si ,um pouco em jeito de desabafo, por sentir neste momento aquilo que muitos Sportinguistas sentem: Desespero e preocupação!

O seu esforço e o da sua equipa tem sido a todos os titulos notaveis, recuperando o Sportinguismo mais puro e que há muito não se sentia por Alvalade! Acontece porém que respirando-se um novo ar por Alvalade, o tal ar puro não sente quando entramos no estádio e quando vemos jogar a nossa equipa de futebol.

Apesar de em diversos momentos já ter assumido algumas criticas á estrutura do futebol, concordei consigo quando achou por bem manter o treinador e toda a estrutura que o envolvia, tendo em conta que tinhamos um acto eleitoral marcado para o inicio de Junho, e que impediria que a nova direcção pudesse reestruturar convenientemente a estrutura do futebol ,para mais numa época em que tão cedo entrariamos em competição e logo com um acesso á champions.

Manter Paulo Bento era a garantia de que mantinhamos estabilidade,e seria uma mais valia em relação aos nosso mais directos rivais: Mesma equipa tecnica e mesmo grupo de jogadores de á pelo menos 4 anos ,com um ou outro ajuste.

O problema visivel a todos , é que neste momento a equipa exibe uma qualidade exibicional ao nivel do pior que vimos fazer ao Sporting na era Paulo Bento.

Não temos seguramente o melhor lote jogadores(bem pelo contrario!),ainda que para fora ,por uma questão de moralização se diga o contrario,mas não é de facto admissivel que após tanto tempo de trabalho em grupo , o Sporting exiba neste momento uma padrão de jogo nada consentaneo com os seus pergaminhos, não apresentando um fio de jogo definido.

E quando isso acontece, é claro e evidente que a mensagem de quem lidera já não passa!

O Presidente ,antes de assumir este novo desafio, desempenhou com sucesso uma função importantissima no Maior Banco espanhol e num dos maiores do Mundo, por sinal o maior rival do Banco onde eu exerço funções á 15 anos(BBVA)!
E nestas instituições temos sempre dois caminhos: "os resultados ou saiem ...ou saiem!" Não nos dão alternativa. E se não aparecem ,são varidiassimas as vezes em que se mudam ,directores de zona ,directores de agencia ou gestores de particulares....

O que me preocupa neste momento, é que toda a dinamica que o Presidente tem colocado ,possa ser afectada ,por aquilo que no fundo é o core bussiness do nosso clube. Com o futebol de rastos como está ,o nosso futuro não é de certeza risonho! Recordo-lho que nos ultimos anos ,poucas foram as vezes em que tivemos assistencias tão significativas como a de ontem . Mesmo com tubarões da Europa, nem 30.000 pessoas atingiamos, e é de todo necessario que aqueles que estão a voltar ao nosso clube ,se sintam confortaveis!

Não quero ser mensageiro da desgraça, mas parece-me que o tempo de Paulo Bento está a chegar ao fim...Está gasto! Aquilo que se perspectivava nos poucos jogos de pré-temporada(4 jogos????!!!Ninguém faz 4 jogos de preparação!), e que toda a gente parecia adivinhar , confirmou-se ontem! E ontem já era a doer....70 minutos contra 10!

A massa associativa, durante o jogo , teve um comportamento exemplar ,sempre a apoiar a sua equipa, mas no fim teve que explodir. E não me lembro de assistir á muito tempo a uma demonstração tão expontanea de insatisfação...Isto logo no 1º jogo oficial!

O que poderemos esperar mais desta equipa? Será que é só falta de jogadores?? Matias é um fabuloso jogador, com tendencia para se eclipsar do jogo, situação que já acontecia com o anterior nº10...

Perdoe-me este desabafo, mas estou a perspectivar uma época de pesadelo ,se nada se alterar!

Um forte abraço

Nuno Manaia Costa

13 comentários:

8 disse...

Caro Nuno Manaia Costa

100% de acordo, com o texto do seu e-mail.

Atendendo a que é membro dos órgãos sociais da AAS tenho de lhe dar a minha opinião sobre a “entrada” que têm desde ontem no vosso sitio. Não concordo com essa entrada. Até posso dizer que também estou cansado dos bla, bla, bla. Mas penso que a AAS, como instituição que é, reconhecida pelo CD do Sporting, que com ela estabelece, inclusive, (frutuosos) acordos para melhorar o Clube e apoiar os sócios, deve ter alguma reserva institucional, no modo como se exprime sobre o Clube e os seus profissionais. Para mais tendo o NMC e o PFS lugar no Conselho Leonino, onde, aí sim, devem fazer valer as suas ideias, e fazer ver ao CD o desagrado da grande maioria dos sócios e adeptos do Sporting com a sua equipa de futebol e o respectivo treinador.

Claro que não pretendo ver o sitio da AAS como uma cópia do site do Clube, quer na forma quer no conteúdo, mas penso que a AAS sendo também uma representante do Sporting, devia evitar “entradas” como a que lá está desde ontem.

Que todos nós 50.000 sócios mandemos individualmente PB “às urtigas”, tudo bem. Agora a AAS, enquanto instituição, já não concordo.

Penso que deixei perceptível que isto não é um desacordo no conteúdo, mas, tão só, na forma.

Saudações Leoninas

Fazendas disse...

Excelente missiva que enviás-te ao JEB. Acho que diz tudo o que deveria ser dito. Espero que JEB entenda que neste caminho, nao vamos chegar a qualquer destino... Foi mesmo muito mau ontem amigo... mau como já nao se via a algum tempo. Jogadores sem alma, sem chama, sem coraçao e acima de tudo sem vontade nenhuma de nos oferecerem a 1ª vitoria da epoca (O Atl. Cacem nao conta).

João Chagas Aleixo disse...

Amigo Manaia,

agora sim! Completamente de acordo. Penso que a tua mensagem expressa, infelizmente, a realidade do nosso futebol.

Joguam juntos há quatro anos? Não parece...

O que eu vejo, e tu se calhar também, é falta de ambição, individualismo, falta de sincronizacão, falta de alegria a jogar futegol, engodo, falta de responsabilidade, falta de táctica, falta de estratégia, falta de saber ler o jogo por parte do treinador, previsibilidade, falta de atitude, falta de raça, falta de orgulho em vestir aquela camisola, enfim..., para mim falta muito!!!

Preocupado? Estou! Pessimista? Também!

Consegues explicar-me porque é que de há una anos a esta parte os dirigentes, treinadores e jogadores do nosso clube foram contaminados por uma girtante falta de ambição? É que eu não encontro resposta...

SPORTING SEMPRE!

RJC disse...

Percebo a tristeza.
Faz confusão que esta equipa jogue junta há tanto tempo e seja esta vergonha, não há fio de jogo, não há qualidade no passe, não temos bolas paradas em condições. O grave é que tudo isto se treina! Normalmente o difícil de colocar uma equipa a jogar bom futebol prende-se com a integração de novos jogadores...
Não há novos jogadores, essa desculpa aqui não serve. Temos sim alguns jogadores que parecem estar esta época interessados em fazer mais que na época passada: Veloso e Vukcevic. Outros há que percebemos que estão a evoluir: Carriço e R. Patrício. No entanto outros há que não mostram melhorias com os minutos de jogo nas pernas: Pereirinha e Djaló.
Seja como for, os jogadores conhecem-se há já muito tempo! Jogam juntos, treinam juntos... ainda não sabem as movimentações uns dos outros? O losango não se entende?
Problema mais grave de isto tudo é que vejo toda a gente a comentar e ninguém a apresentar soluções. Podíamos mudar de treinador, sim! Podíamos mudar de sistema táctico, sim! (difícil se não mudarmos de treinador!) A verdade é que muitos jogadores do SCP são considerados como tecnicamente evoluídos, de grande capacidade, etc etc - então porque não se consegue fazer deste grupo de jogadores uma equipa?
Gostava que fossem discutidas soluções... Eu, confesso, não sei quais são nem onde estão! A política do clube de contenção e de aposta na formação agrada-me! (mesmo que nesta época não tenha vindo ninguém da formação, e tenhamos deixado sair jogadores que, quanto a mim, têm potencial, como é o caso do Celestino... já para não falar no Varela que foi parar ao Porto - a ver como se comporta) Mas também me agradava que ver os jogos do sporting não fosse um sacrifício... Não há espectáculo. Não há empolgamento. Somos um case-study no que toca a penaltis. E a defesa, supostamente estável, tem buracos por todos os lados; em cada jogo há um período de tempo em que a defesa se eclipsa e abre-se uma auto-estrada - ESTES LAPSOS NÃO SÃO ADMITIDOS NO FUTEBOL PROFISSIONAL. E depois temos a aposta no Caneira para lateral esquerdo, pois supostamente é um jogador que defende muito bem e por isso equilibra a equipa e dá mais segurança... Então como se explica que a maioria dos lances de perigo surjam por esse lado? Já para não falar na nulidade de cada vez que se sugere a sua participação num lance de ataque!
Confesso: ESTOU MUITO PREOCUPADO! Já estava preocupado antes do jogo com o Twente, mas ainda tinha alguma esperança. Depois do que vi... MEDO, MUITO MEDO!
Boa sorte a tentarmos lutar pelo 3º lugar no campeonato!

Nando disse...

Era isto que queria que acontecesse quando coloquei o meu voto na AAS nas últimas eleições do Sporting, para o Conselho Leonino.

Estou preocupado (demasiado mesmo...) com o rumo que as coisas estão a tomar, mas enquanto estiverem Leões destes perto dos órgãos deliberativos ou grupos de pressão do Sporting, ainda há esperança.

Em Frente!!!

Paulo Fitas disse...

www.ultrafotos-fitini.blogspot.com
SPORTING SEMPRE!

Anónimo disse...

Sinceramente não volto a meter os pés em Alvalade enquanto o Paulo Bento por lá andar. Fui comprovar a Alvalade aquilo que suspeitei na mini pré-época e vamos ter mais uma época sofrivel a todos os níveis. Continuamos prisioneiros daquele sistema de jogo facilimo de anular! Será que aquele gajo não aprendeu outra táctica no curso de treinador?

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com este e-mail. Espero que seja lido com olhos de ver!

Parabéns Amigo Manaia


Christian Soares

joaquim agostinho disse...

NMC
"concordei consigo quando achou por bem manter o treinador e toda a estrutura "
E depois do primeiro jogo oficial- 29/7- já está a pedir a cabeça do treinador?
Ele tem culpa do João ter falhado o penalty? Isto não condicionou todo o jogo das duas equipas?
É a primera vez que uma equipa a jogar contra dez, não consegue marcar?
O que a equipa neste momento menos precisa é de destabilização.
Quanto ao apoio, pelo menos a JL, esteve largos períodos calada ou com cânticos "para adormecer".
SL

Nuno Manaia Costa disse...

Joaquim Agostinho,

Seria inadmissivel pedir a cabeça do treinador, se ele tivesse iniciado agora o seu trabalho em Alvalade!

Há quantos anos é ele o nosso tecnico?
Vé evolução na produção da equipa?
E sim, ele tem culpa de não marcarmos o penalty, pois é ele que ordena quem o marca,e toda a gemte sabe que o Moutinho não é um especialista! Pior que ser o Moutinho a marcar, teria sido ordenar o Polga!

Será que ainda não se aperceberam que o Matias por onde passa , bate todas as bolas paradas? Penaltys inclusive!

E eu não pedi a cabeça de ninguém ! Limitei-me a emitir a opinião de muitos sportinguistas,e apenas peço ao nosso Presidente que tome medidas antes de estar tudo perdido!

Uma equipa que joga junta há mais de 4 anos, com o mesmo tecnico , não pode jogar cada vez pior!

Nuno Manaia Costa disse...

Caro 8,

Antes de mais devo lhe transmitir que a AAS não é só o Nuno Manaia ,o Luis Pires ou o Pedro Silva.

A mim não me choca nada a entrada do site da AAS. Fomos os primeiros, no primeiro dia de trabalho a desejar tudo de bom ao grupo de trabalho! Com a entrada no nosso site , só estamos a pedir menos conversa ao nosso treinador ,e mais resultados. E o problema está ai...quando pode ser motivo de polemica a AAS exigir resultados, ou se preferir, exigir-se resultados ao nosso clube do coração!

Compreendo quando tem a opinião de que a AAS deveria ter algum cuidado institucional... No entanto algo que nos tem distinguido é abandonar as formas tão politicamente correctas que sempre andam em voga.

E só esperamos que estes alertas sirvam para nos tornar mais fortes!

Não admito que o Sporting não seja capaz de eliminar o Twente!

Anónimo disse...

Caros amigos,

Antes de mais o nosso obrigado pela participação e envio de comentários no blog do nosso amigo Nuno Manaia.

A imagem que alguns referem como uma crítica apenas diz "Chega de conversa...queremos resultados". Isso será algo que exigiremos sempre enquanto sportinguistas! Da mesma forma que lutamos pelo título e assim o pedimos, nós - sportinguistas, no inicio de cada época. Na verdade, e pelo menos para nós, estas não são apenas meras palavras. São ambições que se destinam a cumprir com a tradição deste clube centenário e com os desígnios declarados pelo fundador!

O dia em que "querer resultados" for uma crítica a quem quer que seja no Sporting Clube de Portugal, mal vai o reino do leão.

Aproveito a oportunidade para frisar que a Associação de Adeptos Sportinguistas não assumirá comportamentos politicamente correctos apenas porque sim. Apenas porque é isso que alguns esperam duma organização. O papel da Associação de Adeptos Sportinguistas será sempre o de procurar defender o Sporting Clube de Portugal, a sua história e missão! É isso que procuramos humildemente fazer. Seja no papel que eu, o Nuno e o Luis temos enquanto conselheiros leoninos. Seja no papel de meros adeptos e associados do nosso clube. Seja no papel de dirigentes da AAS.
Seremos sempre cordatos, frontais e leais! Mas seremos sempre Sporting e não teremos, nunca, receio de alertar para aquilo que deve ser o papel de cada colaborador do clube : Transformar o Sporting Clube de Portugal num clube cada vez maior!

Sejam quais forem os intérpretes, que obtenham resultados e que lutem por tal desiderato!
"Querer resultados" é um direito que nos assiste a nós e, acredito, a qualquer sportinguista! E "resultados" podem ser expressos em vitórias ou num bom jogo de futebol que, por acidente ou azar, não culminou em vitória.

Fomos os primeiros a felicitar a equipa no primeiro dia da época, num pequeno e simbólico gesto no qual pretendemos motivar os nossos jogadores e equipa técnica para a longa época que aí vem! Mas foi também nesse momento que dissemos, claramente, que todos devíamos fazer o culto da exigência. Sermos exigentes, connosco e com os outros, só nos poderá tornar mais fortes!
E foi precisamente esse culto de exigência que foi reforçado na página de abertura da AAS.

Por isso, termino dizendo algo muito simples :
"Queremos resultados!". Tão só e somente!

Ver-nos-emos em Enschede onde estarei na próxima semana a apoiar a nossa equipa. "O nosso lugar é na Champions League"

Pedro Faleiro Silva

Cisto disse...

Com toda a consideração possível, tenho a referir que esse email é sisífico. JEB é um presidente medíocre e o futuro próximo sublinhará isso mesmo. Não era necessário destruir uma pré-época inteira e pôr em causa a participação na Liga dos Campeões para se saber que o PB não é treinador para o Sporting.