terça-feira, abril 22, 2008

Um passo para o futuro...

Caros amigos,

Venho pelo presente anunciar que foi registada, no passado dia 9 de Abril, a Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS - lê-se "ás"), da qual faço parte.

Os nossos principais objectivos passam por dinamizar aquilo que hoje consideramos totalmente letárgico - o associativismo no desporto e a realização individual do direito à opinião e à participação cívica naquela que é, hoje, uma das maiores associações desportivas do país - Sporting Clube de Portugal.
Neste sentido, procuraremos organizar eventos de debate de maior ou menor dimensão, consoante os objectivos que se pretendam atingir e que passam por Conferências, Seminários, Fórum ou Congressos. Eventos onde a liberdade de opinião seja um factor determinante.
Desta forma, esperamos que as pessoas sintam que a sua participação na vida do clube ainda é possível e que ainda conseguem fazer chegar a sua visão a alguém, ao mesmo tempo que se incentiva o debate sobre o Sporting Clube de Portugal, procurando trazer as pessoas de volta à vida do clube e à discussão do mesmo. Este é o factor fundamental para a Associação ser de adeptos e não apenas de sócios. É do entendimento comum que o SCP perdeu imensos sócios nos últimos anos e, com isso, parte da sua massa crítica. Com este projecto, procuraremos trazer os adeptos de volta ao debate e, quem sabe, por via de novo envolvimento na vida do clube, estes mesmos adeptos se pretendam (re)filiar no SCP.
A preocupação com o estado dos diversos núcleos do Sporting está também nas nossas cogitações, sendo que para o efeito procuraremos dinamizar acordos com diversas entidades, por exemplo, do sector dos transportes (ex: CP) para que os sócios da AAS tenham descontos para irem ver o Sporting, seja a Lisboa, a Setúbal ou a Guimarães.

Adicionalmente, iremos promover eventos de lazer, designadamente ao nível de jantares-convívio celebrando determinadas efemérides, para promover o Sportinguismo e a História do clube.

Ao nível interno, manteremos o carácter crítico, incisivo contudo objectivo sobre a política de gestão desportiva praticada no clube, sobretudo nos reflexos, nesta, decorrente da visão puramente economicista do Desporto em Alvalade.

Uma vez que consideramos que grande parte dos problemas de topo do futebol nacional não são exclusivos do país, antes reflexos da conjuntura económica e desportiva na Europa desportiva, estamos a trabalhar com entidades reconhecidas internacionalmente, tenham ou não um carácter similar ao nosso.

Gostaríamos que se sentisse confortável para nos enviar as suas propostas e críticas, sempre que considere adequado,bem como participar nos diversos eventos que promoveremos. Procuraremos receber o maior número de contributos e visões sobre estas problemáticas pois acreditamos que conseguiremos fazer um trabalho de superior qualidade dessa forma.

Desafiaremos outros a seguirem-nos, sobretudo a começar pelos outros dois grandes clubes nacionais...

Dia 24 de Maio está próximo...marque a tarde na sua Agenda!


NMC
Associação de Adeptos Sportinguistas

15 comentários:

Anónimo disse...

Amigo, tomei a liberdade de por este teu post no forum Sporting, abrindo um tópico para discução.
Espero q n te importes.
Referi a fonte.
abraço

Frederico Abreu disse...

NMC,

Quero desde já dar os parabéns publicamente pelo nascimento da Associação!

Enquanto Sportinguista manifesto também o desejo de me tornar associado.

Um abraço

Anónimo disse...

O futuro é correr com esta corja roquetista que nos está a dar cabo do Clube!!

O Sporting precisava era de mais Fredericos Abreus, corajosos, valentes e sem medo de colocar o dedo na ferida!
Grande Leão!!

Cuze disse...

Acho que é de louvar tal iniciativa, até porque penso ser importante atender à maioria da massa critica sportinguista que se situa na massa adepta e simpatizante não associada.

Como adepto não sócio sinto-me com pouca capacidade de intervenção. Sinto-me amordaçado por, ao ver o meu querido clube entregue aos bichos da Quinta da Marinha que delapidam todo o património riquissimo do nosso clube, não poder dar o meu grito de revolta por ser um mero adepto.

Alguns dirão - associa-te. Nada mais falacioso e enganoso. É tempo de acabar de uma vez por todas, com o elitismo militante no seio do nosso clube. Infelizmente muita da massa critica existente nos adeptos e simpatizantes está nos não associados que muitas das vezes não têm condições económico-sociais para poderem ser sócios, ou simplesmente, preferem manifestar a sua revolta não compactuando com a corja que nos governa e que é alimentada pelas cotas pagas pelos sócios.

O Sporting é dos sportinguistas, sócios ou não sócios, e penso que é uma associação desta natureza que pode agregar todas as diferentes sensibilidades vigentes no seio do pensamento Sportinguista.

Este crescimento de movimentos Sportinguistas não alinhados é salutar visto que proporciona ao universo Sportinguista uma maior diversidade de opiniões, e mais importante coloca-as em posição de serem ouvidas e seguidas. No universo estático, amorfo e conformado como o nosso, é bom perceber que muita gente está atenta e começa agora a dar o grito de revolta.

Por ultimo, acho importante para esta Associação o dar uma imagem de credibilidade e seriedade. Como movimento associativo terá estatutos e lista de actividades a efectuar anualmente, bem como a possibilidade de aceitação de sócios e assembleias gerais. Toda esta informação bem como outra relevante deveria estar num site.
Da minha parte terei o melhor gosto e ajudar.

Um abraço
Viva o Sporting.

Anónimo disse...

Amigo Tantum,

Obviamnente não me importo!


NMC

Anónimo disse...

cuze, relativamente ao teu ultimo paragrafo... está tudo nos conformes.
obrigado pela força!

master lizard disse...

Votos de sucesso e bom trabalho para a nova organização.

Anónimo disse...

Que esta nova Associação seja o verdadeiro departamento de propanganda e expansão do Ideal Leonino.

Por um Sporting que honre as suas tradições e a vontade dos seus fundadores.

Estou convosco e irei associar-me logo que abram as inscrições.

SL

Anónimo disse...

Porquê - Associação doa Adeptos Sportinguistas - e não - Associação de Sócios Sportinguistas?

Anónimo disse...

Sabes ler, anónimo?

"(...)trazer as pessoas de volta à vida do clube e à discussão do mesmo. Este é o factor fundamental para a Associação ser de adeptos e não apenas de sócios. É do entendimento comum que o SCP perdeu imensos sócios nos últimos anos e, com isso, parte da sua massa crítica. Com este projecto, procuraremos trazer os adeptos de volta ao debate e, quem sabe, por via de novo envolvimento na vida do clube, estes mesmos adeptos se pretendam (re)filiar no SCP(...)"

A associação pretende chegar a milhões de Sportinguistas, e não apenas a 30 e tal mil sócios (pagantes).

SL

Anónimo disse...

este carteiro Salema garcao é uma vergonha !! ainda ontem disse que esta a associacao nao valia nada e nunca no futuro entram para a direccao do sporting, diz que este blogue e esta associaçao é formada por meninos dos mil euros mensais...!! e que chega ao dia 12 ja nao tem nada na conta!! disse ontem bem alto isto quando foi dar a noticia ao pedro baltazar que seria caapotado para administrador.
este Salem garcao tem que ser corrido deste clube.
porque nao perguntar lhe quem pagou o carro da Mulher? como saiu dos ctt? quem anda a dar bilhetes e material do sporting aos jornalistas!!!?? por troca de boas noticias. quem diz que controla a juve leo e as claques..
rua com este pseudo sportinguista deste carteiro dos ctt salema garçao. o dias da cunha é que tinha razao quando diz que este senhor é a vergonha do SPORTING.

Anónimo disse...

deixa lá o salema. como é q ele pode fazer comentários desses se nem se sabe quem são os membros da AAS?

deixem os homens trabalhar!

Anónimo disse...

prefiro mil vezes ver movimentos destes a aparecer - e esperemos para ver a forma e o conteudo na prática, de forma sossegada do que mil papagaios que só pretendem protagonismo e aparecer nos jornais e televisoes...
Caso as coisas seja como foram apresentadas, parece-me um bom começo...

Cuze disse...

Isto é um grito de Revolta!!
Igual àquele que já por aí soa e que me parece simples mas elucidativo:

ACORDA SPORTING!!!!

Com estes dirigentes e a incompetência reinante no nosso clube que alimenta o sentimento de desresponsabilização e falta de ambição reinante a todos os niveis dentro do Sporting, estamos num processo de "merdificação" que nos pode conduzir pelo mesmo caminho que percorreu o Belenenses.

A perda de sócios e simpatizantes é só um dos primeiros sinais!!

Anónimo disse...

haja alguém que defenda o Sportinguismo!