sexta-feira, julho 31, 2009

Adeus Sir Bobby Robson...


Aqui fica a mensagem que enviamos á viuva!

Um Sr. este Bobby Robson!


"Dear Mrs. Elsie Robson,

Despite the abrupt way that took your husband away from Sporting Clube de Portugal, you know how much Sporting fans did appreciate him and his work!

The spirit that he uphold, the press conferences' messages, the training sessions, the way he dealt with the supporters…All this will stay as Sir Bobby Robson's remarkable brand!

Most of all, we shall never forget his ability to give us a genuine smile, whatever the occasion was!

He was already a legend and will remain as a legacy of football history as he deserves.

We will miss him for sure! England will miss him as well! But football will miss him more!

We thank you for your utmost contribution to football Sir Bobby Robson!



Sporting Clube de Portugal Supporters Association"

quinta-feira, julho 30, 2009

Email enviado ao Presidente!

Caro Presidente,

Estou-me a dirigir a si ,um pouco em jeito de desabafo, por sentir neste momento aquilo que muitos Sportinguistas sentem: Desespero e preocupação!

O seu esforço e o da sua equipa tem sido a todos os titulos notaveis, recuperando o Sportinguismo mais puro e que há muito não se sentia por Alvalade! Acontece porém que respirando-se um novo ar por Alvalade, o tal ar puro não sente quando entramos no estádio e quando vemos jogar a nossa equipa de futebol.

Apesar de em diversos momentos já ter assumido algumas criticas á estrutura do futebol, concordei consigo quando achou por bem manter o treinador e toda a estrutura que o envolvia, tendo em conta que tinhamos um acto eleitoral marcado para o inicio de Junho, e que impediria que a nova direcção pudesse reestruturar convenientemente a estrutura do futebol ,para mais numa época em que tão cedo entrariamos em competição e logo com um acesso á champions.

Manter Paulo Bento era a garantia de que mantinhamos estabilidade,e seria uma mais valia em relação aos nosso mais directos rivais: Mesma equipa tecnica e mesmo grupo de jogadores de á pelo menos 4 anos ,com um ou outro ajuste.

O problema visivel a todos , é que neste momento a equipa exibe uma qualidade exibicional ao nivel do pior que vimos fazer ao Sporting na era Paulo Bento.

Não temos seguramente o melhor lote jogadores(bem pelo contrario!),ainda que para fora ,por uma questão de moralização se diga o contrario,mas não é de facto admissivel que após tanto tempo de trabalho em grupo , o Sporting exiba neste momento uma padrão de jogo nada consentaneo com os seus pergaminhos, não apresentando um fio de jogo definido.

E quando isso acontece, é claro e evidente que a mensagem de quem lidera já não passa!

O Presidente ,antes de assumir este novo desafio, desempenhou com sucesso uma função importantissima no Maior Banco espanhol e num dos maiores do Mundo, por sinal o maior rival do Banco onde eu exerço funções á 15 anos(BBVA)!
E nestas instituições temos sempre dois caminhos: "os resultados ou saiem ...ou saiem!" Não nos dão alternativa. E se não aparecem ,são varidiassimas as vezes em que se mudam ,directores de zona ,directores de agencia ou gestores de particulares....

O que me preocupa neste momento, é que toda a dinamica que o Presidente tem colocado ,possa ser afectada ,por aquilo que no fundo é o core bussiness do nosso clube. Com o futebol de rastos como está ,o nosso futuro não é de certeza risonho! Recordo-lho que nos ultimos anos ,poucas foram as vezes em que tivemos assistencias tão significativas como a de ontem . Mesmo com tubarões da Europa, nem 30.000 pessoas atingiamos, e é de todo necessario que aqueles que estão a voltar ao nosso clube ,se sintam confortaveis!

Não quero ser mensageiro da desgraça, mas parece-me que o tempo de Paulo Bento está a chegar ao fim...Está gasto! Aquilo que se perspectivava nos poucos jogos de pré-temporada(4 jogos????!!!Ninguém faz 4 jogos de preparação!), e que toda a gente parecia adivinhar , confirmou-se ontem! E ontem já era a doer....70 minutos contra 10!

A massa associativa, durante o jogo , teve um comportamento exemplar ,sempre a apoiar a sua equipa, mas no fim teve que explodir. E não me lembro de assistir á muito tempo a uma demonstração tão expontanea de insatisfação...Isto logo no 1º jogo oficial!

O que poderemos esperar mais desta equipa? Será que é só falta de jogadores?? Matias é um fabuloso jogador, com tendencia para se eclipsar do jogo, situação que já acontecia com o anterior nº10...

Perdoe-me este desabafo, mas estou a perspectivar uma época de pesadelo ,se nada se alterar!

Um forte abraço

Nuno Manaia Costa

quarta-feira, julho 29, 2009

Porque hoje é dia de ganhar...

Sportinguistas,

começa hoje a nossa época em ternos oficiais! E logo com um jogo crucial,que nos pode permitir a disputa do play off de acesso á champions!

Desde já digo que o Sporting ,tem OBRIGAÇÃO de eliminar este Twente!Pela história, pela experiencia ,pela qualidade dos seus atletas, pela grandeza ,POR TUDO!
Equipa perigosa sem duvida,que ficou em 2º lugar no seu campeonato, mas que apresenta hoje em ALvalade e daqui a uma semana na Holanda já sem os seus 3 melhores jogadores:Edson Braafheid ,que saiu para o bayern ,Eljero Elia que saiu para o hamburgo e Arnautovic que está lesionado e está á beira de se transferir para o Inter de Milão.

Espero que seja apresentada hoje uma qualidade de jogo bem diferente da que temos apresentado na pré epoca, sob pena de podermos tremer e não ter capacidade de seguir em frente!

Sportinguistas, TODOS A ALVALADE HOJE!O SPORTING PRECISA DE NÓS!
VAMOS ELIMINAR O TWENTE! TEMOS QUE ELIMINAR O TWENTE!

terça-feira, julho 28, 2009

...Ainda o mercado....Keirrison tinha que ser agarrado!

Custa muito não ver Keirrison ser desviado para Alvalade!

Para quem não o conhece, Keirrison é considerado um prodigio,e a imprensa Brasileira está certa que fará dupla com Alexandre Pato no mundial de 2014. Não duvido,dadas as qualidades que já mostrou apesar de tenra idade! Custa-me que o Sporting não esteja atento, sobretudo porque vindo emprestado,e não tendo um salario muito elevado, seguramente que o jogador optaria por uma equipa que pudesse jogar a champions league!

Espero estar errado, mas não antevejo nada de bom, sobretudo quando vejo a qualidade dos jogadores que continuam a chegar aos nossos 2 principais rivais,e ao ver a qualidade bem superior que já patenteiam neste momento!

Posso aceitar todas as justificações,falta de dinheiro, tudo! Mas aqui não foi seguramente o caso!

Somos inertes ,pouco atentos e até incompetentes a atacar o mercado! E isso forçosamente vai ter que mudar , sob pena de continuarmos no medianismo que nos tem caracterizado!

segunda-feira, julho 27, 2009

A homenagem que faltava!Vitor Damas, Eterno nº 1!



Só falta retirar a camisola 1 de actividade, para sempre!


Obrigado JEB por ter colmatado um erro que persistia!

Jogadores no mercado

Pretendo aqui fazer uma pequena analise sobre alguns jogadores que tenho acompanhado nos ultimos tempos e que seriam efectivamente boas contratações para o nosso clube. Falo neles aqui por se tratarem de alvos que me parecem possiveis .

Na defesa , desde logo emergem uma serie de jogadores no mercado Argentino:

Fernando Meza, San Lorenzo, tem 19 anos , mas já é comparado a Cordoba pela sua rapidez e capacidade de impulsão. Não demorara muito a vir para a Europa! Promissor central.

No entanto a principal referencia é Nicolàs Otamendi do velez, que com 21 anos é já apelidado de novo Walter Samuel, já se falando que o Inter o segue atentamente. Já foi convocado por Maradona á selecção.Central forte de marcação.

Falo agora de jogadores já mais experientes. Desde logo com 2 do River Plate: Gustavo Cabral de 23 anos ,defesa central e Cristian Villagra também de 23 anos ,defesa/ala.
O 1º é muito forte na marcação,ás vezes demasiado duro e apesar de não ser muito alto(1m82), compensa com a forte impulsão e muito boa antecipação. O 2º é um excelente defesa ala,tanto pela direita como pela esquerda, faz o corredor de uma ponta á outra,e é um jogador que gosto especialmente!

Do Brasil falo de 2: Chicão do Corinthians, um bom defesa central e Magrão do internacional que é para mim o melhor a actuar no Brasil no momento.Tem 1m86 , é forte na marcação, podendo actuar muitas vezes como trinco, sendo uma das suas maiores qualidades a forma como se adapte quer á defesa ,quer á frente da própria defesa.

David Lugano , o central Uruguayo ,que estava no Fenerbahce ,está livre! Era de caras!

Para terminar, falo de Vande Borre, defesa/ala ,Belga,e que vai sair por emprestimo do genoa! Possante, veloz, faz toda a asa direita! Não entendi porque não vingou em Italia(quer na Fiorentina ,quer no Genoa). Gostava de o ver aqui! Foi o mais jovem jogador a vestir a camisola da Belgica. Muita margem de progressão dado que ainda só tem 22 anos.

No Meio Campo, Falo inicialmente de Daniel Alberto Villalva, mais um a crescer no viveiro do river Plate.Faz assitencias e mais assistencias,tem um otimo dribling e uma velocidade supersonica. É um talento puro de apenas 17 anos e que na minha opinião é de investir de olhos fechados!Talvez já não seja barato!

Damian Escudero ,outro Argentino ,mas já na Europa a jogar no Villareal. Diz-se que terá pouco espaço na sua actual equipa! É outro que agarrava de caras! Baixinho (1m76) , mas bom de bola e muito duro!

No caso de Veloso ser vendido, Joey Barton do Newcastle era uma boa opção! O seu clube desceu de divisão,e diz-se que pode sair por cerca de 2M de euros...tem varios clubes da premiership interessados, mas acho que preferia jogar no SPorting!

Outro ,já mais caro ,é Rasmus Elm , médio todo terreno, box to box do Kalmar. Pretendido por Everton,Fulham, Psv e Ajax. Também nos preferiria a nós... Negocio pelos 4M euros.

Jonathas Gutierrez, outro do Newcastle. Fala-se que pode sair por emprestimo para a Roma...Mas está no mercado á muito...E uma tentativa decidida já o podia ter desviado. Adapta-se bem ao 4-4-2 , sendo também uma boa alternativa para jogar em 4-4-3.Joga pela esquerda.

Na frente de ataque, Viduka está livre, mas talvez já velho!
Voronin do Liverpool pode ser emprestado ao Hull,Acquafresca foi emprestado pelo Genoa á Atalanta.E a mim espanta-me porque não nos podemos nós interessar por jogadores deste calibre, que de certeza lhes agradaria jogar a champions.

Termino fazendo uma analise a alguns atacantes Brasileiros, desde logo com 2 do Cruzeiro que me enchem as medidas: Kleber e Zé Carlos. Esta dupla em 14 jogos já vale 15 golos no brasileirão 2009. Zé Carlos com 10 golos é um avançado possante , com 1m86 e 90 Kg! Kleber,mais rapido (1m73 e 78 kg), leva 5 golos. Um mais fixo o outro mais movel! Excelente dupla!

Depois temos o ponta lança da revelação chamada Grémio Barueri. Val Baiano leva 9 golos, e é um matador classico! Tem 1 m83 e 28 anos.

Termino destacando Rafael Coelho...Acho que ainda vão ouvir falar muito dele. É o maximo goleador da serie B Brasileira com 10 golos, tem 21 anos e joga no Figueirense. Tem uma velocidade estonteante! E agora ainda está barato...

Ps-E é evidente que o mercado Nacional está repleto de grandes jogadores! Acho que Carlão do leiria é para observar e manter debaixo de olhos.Luiz Alberto do Nacional idem.E muitos mais! Basta andar de olho aberto! O Sporting precisa de mexer muito mais no seu plantel! Apostar na juventude e na cantera sim , mas em valores que deem a qualidade necessaria. O Porto investe muito pouco na cantera , mas ganha muito mais dinheiro e vende muito mais jogadores que os outros 2 grandes juntos! Que se saiba aprender com quem investe bem!

sexta-feira, julho 24, 2009

O gajo que decidiu o titulo de juniores...

Ainda dúvidas que ele é Lampião?


http://video.google.com/videoplay?docid=-3547911984294818643

Por o dedo na ferida...

Dou maior destaque a uma texto postado por um leitor deste blogue,e que á 1ª vista ,pelo nome (Filipe M.) não conheço! Mas este leitor e postador, põe efectivamente o dedo na ferida! Faço minhas as suas palavras!


"Eu acho que nos falta ambição. O “nosso Ferguson” está-nos a matar o futebol e a equipa com a “robotização” total dos jogadores. Estão de tal maneira formatados para aquela táctica que se for preciso mudar não serão capazes de interpretar mais coisa nenhuma em condições. Actualmente tem sido assim: entradas em jogo apáticas, joga-se para o golito; se este aparecer, por vezes a coisa compõe-se, se não aparecer lá se faz uma substituição ou duas (em regra só muda o jogador, a disposição em campo mantém-se) e aí sim, corre-se atrás do prejuízo (muitas vezes tarde e atabalhoadamente). Não há rasgo, não há fantasia. Arriscamo-nos a queimar mais um “10”, dos melhores que por cá têm passado, continua-se com as adaptações de jogadores e a jogar com laterais que já nem na 2ªB secalhar jogavam.
A mim custa-me ver o meu Sporting, que mesmo na famigerada época dos 18 anos, praticava o melhor futebol em Portugal. Não quero com isto dizer que prefiro jogar bem a ganhar, mas sim que é possível juntar a qualidade futebolística ás vitórias. O Sporting tem obrigação histórica de fazer mais do que o que tem feito!
Somos o clube que lançou Futre, Figo, Ronaldo, Quaresma e que neste momento não tem um extremo de raiz no plantel. Sem contar Pereirinha, que na minha opinião é a melhor opção para defesa direito.
Os constantes avisos à navegação são outra questão que me preocupa. Não é concebível que ao fim de 4 jogos de preparação (uma fartura, nunca tal vi tão pouco jogo numa pré-época), já se ande a mandar recados/farpas pela imprensa. É um tiro no pé! Ainda menos se percebe, dado que o principal visado (Veloso) tem sido dos melhores e tem demonstrado uma entrega assinalável.
Outra questão que quero aqui colocar tem a ver com a forma como lidamos com a comunicação social. Não há vez nenhuma que o Veloso seja entrevistado em que não venha à baila a época passada e os respectivos problemas. No dia 21 foi o Vukcevic a falar e logo surge no record online, retirada da conferência de imprensa, uma declaração completamente descontextualizada. E isto é todos os anos. Só no Sporting é que há problemas, só nós é que temos vedetas, só no Sporting é que há jogadores contra o treinador. Temos que deixar de ser “anjinhos” e fazer como os outros já fazem há anos, e começar a vetar alguns órgãos de comunicação social. Há multas a pagar? Não faz mal. Se contribuir para haver mais estabilidade, eu concordo."

Filipe M.

Felipe Caicedo

Chega finalmente a nossa 2ª contratação!
Não é um jogador de encher o olho ou daqueles que levantam a moral dos adeptos. Acredito no entanto que tem qualidade e capacidade para vingar no Sporting.

Confesso que acompanhei mais a carreira dele no Basel, do que no City... A força fisica, são a sua maior qualidade, não sendo aquilo a que podemos chamar um tosco , também não é um dotado tecnicamente.

É um jogador que em alguns momentos me fazem lembrar um avançado que passou por Alvalade nos anos 80...Raphael Meade!

O facto de ter só 20 anos ,podem ser um contra, mas já está na Europa a alguns anos e isso pode significar uma adptação rapida! Pode ser o parceiro que á tanto tempo procuramos para o levezinho. Assim o espero!

Ainda não consegui apurar qual o valor da clausula de opção, fala-se de 6 Milhões de Euros...Pode fazer sentido ,dado que á 1 anos e meio custou 8 Milhões ao City.

Importante é que exista a dita clausula! O Sporting não pode ser nunca um ponto de passagem e de valorização!

Boa sorte!

Médio do Huracan apontado ao Sporting...

http://www.ole.clarin.com/notas/2009/07/22/futbollocal/01964196.html


Já aqui falarei dele e Felipe Caicedo...

quarta-feira, julho 22, 2009

Guimarães-Sporting

Confesso ,que fiquei logo com uma azia tremenda quando vi o 11 escalado , e estavam escalados uma mescla de jogadores titulares e não titulares.
Tendo em conta o escasso numero(porque?) de jogos particulares que o SPorting faz esta pré temporada,esperava que o Sporting testasse o seu melhor 11,ou o melhor 11 do treinador para enfrentar o twente na proxima semana.
Depois não percebi a utilização de Miguel Veloso a defesa esquerdo ,quer pelas excelente prestações que Veloso tem tido ao meio, quer pelo elevado numero de soluções que o Sporting tem para lateral esquerdo. O problema está aqui: Apesar de muitas soluções para a lateral esquerda , nenhuma delas é competente e provavelmente Veloso cumpre bem melhor a posição! Terminei o jogo mentalizado que Veloso pode ter efectivamente que jogar algumas vezes a defesa esquerdo! Só não entendo é porque é que lá estão os outros ,e assim sendo assumir a sua falta de valencia para o lugar e procurar um defesa esquerdo que fizesse bem o lugar seria de bom tom!

Espero que a equipa apresente outros argumentos com o Twente, sob pena de termos um dissabor bem grande! Estou pouco optimista!

Notas Positivas-

Miguel Veloso- Mesmo a defesa esquerdo ,voltou a ser o melhor jogador do Sporting e o mais constante. Fica manchado pela fifia do 2º golo, mas não é isso que deixa de o fazer o jogador do Sporting em melhor forma no momento!

Adrien-
Gostei muito! Pode ser este o ano da sua afirmação. Conheço-o bem das camadas jovens , onde o apelidava de "Pequeno Lampard"! tenho fé neste miudo!

Helder Postiga-
Fez 2 golos nos ultimos 2 jogos! Apesar de não ter muita fé nele, é um jogador de caracter!

Pedro Silva-
10-0 ao Abel!

Notas negativas-

Paulo Bento-
Não entendo a planificação da pré temporada! Não entendo os problemas do defesa esquerdo ,e ter que que deslocar o nosso melhor médio actual para lá, isto quando há mais 3 no plantel( se nenhum presta , que assuma!)
O Discurso de picardia logo ao 3º jogode preparação ,faz-me pensar! Não sei pra quem falou...Mas provavelmente para Veloso e Vuk(estranhei só ter entrado aos 60min.)!
Acho que tem pouca moral para dar na cabeça aos jogadores, e gostaria que houvesse alguém que lhe desse na cabeça a ele , que bem precisa!
Basta que deixe de ser teimoso...

Liedson-
Baixa de forma nitida!

Tonel-
É para mim o melhor defesa central do plantel, mas não é com exibições como a de ontem que vai agarrar o lugar!

Matias Fernandez-
Coloco-o aqui , porque como já se aperceberam ,espero muito dele! E ainda não se viu nem 1% do que pode fazer. Mantenho o que já disse: A forma como jogamos não o favorece!Desaparece muito do jogo...Ontem fez um golo, teve mais um ou outro pormenor, mas esteve muito escondido do jogo!

Aqui fica o meu 11 para a proxima Quarta feira:

Tiago; Pedro Silva, Carriço, Caneira e Veloso ;Rochemback, João Moutinho e Adrien; Vukcevic ,Matias e Liedson

4-3-3 classico , com Matias decaido pra direita(ja jogou muito por ai!) ,Vuk na esquerda!E é uma pena o Veloso jogar á esquerda ...mais pena ainda é não se assumir esta lacuna! Bem precisavamos dele no meio!

Não levem a mal , mas tou farto do losango!

segunda-feira, julho 20, 2009

Fazer fé nas palavras do Presidente!

20-07-2009
José Eduardo Bettencourt: 'De trás para a frente'

Após a apresentação de 12 novos associados do Clube, José Eduardo Bettencourt dirigiu-se aos jornalistas para explicar, sem falar em nomes, que "até ao final da semana, haverá novidades quanto a contratações".

O presidente «leonino» disse ainda não haver razões para que os sócios e adeptos estejam chateados: "Não estou desanimado, nem há razões para ninguém ficar desanimado. Estamos numa fase de pré-época e, inclusivamente, ao intervalo do jogo de sábado, o presidente do Feyenoord estava muito mal disposto e desabafou comigo, dizendo que não percebia como é que a sua equipa estava a jogar daquela forma; eu era um presidente mais bem-disposto do que ele e nem pude ver o golo do empate da sua equipa, porque ele ainda estava a desabafar. Mal de nós se vamos desanimar na pré-época. Também houve anos em que se entrou em euforias na pré-época e, depois, a chama foi-se apagando. Assim sendo, não há razões nem para euforias, nem para depressões".

Bettencourt falou também sobre as diferenças do Sporting para os seus rivais, no que a orçamentos diz respeito: "Não tenho visto os nossos rivais, mas é bom sinal que tenham ambições, tais como as nossas. Têm-se reforçado muitíssimo, têm grandes investimentos e grandes orçamentos, muito superiores aos nossos. Todos os anos, o nosso lugar já está atribuído e, este ano, parece que está tudo na mesma. Portanto, é fazer como no ciclismo; de trás para a frente. Dá-me a sensação que, este ano, ainda estão mais atribuídos. Os nossos adeptos também têm de perceber isso mesmo. Espero que não entrem em depressões, porque não há razões para isso. Estamos a trabalhar com os pés bem assentes na terra; temos um bloco muito coeso, muito forte e se há coisas a corrigir, esta é a altura ideal. Creio que temos uma massa associativa que gosta de futebol, que percebe de futebol e que vai saber distinguir o que é o campeonato da pré-época e o que são os jogos exigentes. Se tivermos todos juntos nisso, teremos muito mais possibilidades."

A finalizar, o presidente «verde e branco» deixou uma mensagem para os adeptos: "os nossos adeptos têm percebido que, da parte dos nossos jogadores, tem havido uma ternura muito especial, bem como um cuidado e um detalhe muito grande. Eles (os jogadores) são os primeiros a pedir: estejam connosco. Seguramente, este caminho que está a ser traçado, faz muito mais sentido quanto maior for o apoio dos sportinguistas. Tenho ainda de agradecer que, numa altura de férias e de muito calor, mais de 30 mil adeptos tenham vindo apoiar da forma que o fizeram, a equipa do Sporting. Foi um dia excepcional e a equipa sentiu esse apoio. Não se devem destacar só as coisas más, mas também as boas."

Depressão!

É o que eu sinto! Se nem ao pobre Feyenoord ganhamos, pois nem sei que pensar no que ai vem! O twente tem seguramente muitos mais argumentos...Basta recordar que o Feyenoord nem para as competições europeias se apurou!

Eu espero sinceramente que o que se está a passar seja ,ou carga fisica a mais,ou que seja mesmo uma entrada de carneiro! Porque o que eu observo ,é uma equipa que cristalizou o seu sistema de jogo no estado pior que lhe vimos fazer na era Paulo Bento!

Não consigo entender que após tantos anos a orientar esta equipa, após praticamente não se alterarem o lote de jogadores, a forma de jogar da equipa não se consolide!

E deixo desde já uma questão: O Sporting faz 4 jogos de preparação, o benfica 10 e o Porto 8. Pois , podem vir com a teoria de que nós entramos em competição mais cedo...Como ,mas não engulo! Vejamos então as equipas que entram na champions ao mesmo tempo que nós: Celtic -6 jogos, Anderlecht ,10 jogos e o Panathinaykos já leva 5 feitos e não consigo apurar quantos mais vai fazer...

Ninguém faz 4 jogos de preparação!!!

Notas positivas-
Miguel Veloso! Sem duvida que é o melhor jogador na posição 6! É neste momento o jogador em melhor forma!

Notas negativas-
Matias Fernandez- APesar de conhecer bem o jogador e de achar que será uma mais valia, está neste momento bem longe da melhor forma, apagando-se totalmente do jogo! Já acontecia com o anterior jogador que fazia a posição 10...Não será do sistema de jogo? É que Matias é incomparavelmente superior a Romagnoli!

Centrais- Está é uma das nossas carencias! De Polga continuo a não perceber aquilo que o continua a fazer um imprescindivel. Carriço ,é jovem pode evoluir muito,mas ainda não me conveceu ,e tem uma carencia importante para um central: mede 1,82m!
Tonel joga sempre nesta equipa,e precisavamos seguramente de um central que trouxesse mais altura e mais agressividade!

Laterais- Esta é a maior das carencias! Querem a minha opinião ? Não há um que se aproveite e que dé garantias de regularidade! Abel então é miseravel! E não percebo a aposta nele em detrimento de P. SIlva!

Sistema de jogo- Mais do que a fraca qualidade de alguns jogadores, reside aqui um dos maiores problemas! Com franqueza analisando o empenhamento dos jogadores, quase diria que até os proprios estão fartos do mesmo! Para quando uma jogada de envolvimento com uma bola a ser levada á linha de fundo? Matias Fernandez ,parece também condenado a eclipsar-se neste esquema!

Por aqui me fico , esperando que o panorama de desanuvie, mas com franqueza, não estou muito optimista! A menos que se faça um esforço e cheguem pelos menos 2 reforços(atacante e médio) , sendo que o sector defensivo também precisava de outros tantos!

domingo, julho 12, 2009

Sporting-Nottingham Forest

Não! Este Nottingham não é a poderosa equipa que na decada de 70 ,venceu por 2 vezes a taça dos campeões europeus! É aliás uma manta de retalhos,tendo se safado de descer á first division in extremis!

Quer via sms, quer via telefone, foram vários os nossos consócios que me demonstraram preocupação para o teste que o Sporting ontem realizou. Palavras como:"Mais do mesmo!" ,"Não jogamos nada!". eram as mais repetidas!

Eu não embarco ainda pela preocupação exagerada, sendo que também não deixo de pensar , como é possivel uma equipa ,treinada á tanto tempo pelo mesmo tecnico,mantendo já a alguns anos a espinha dorsal no que a jogadores diz respeito,consegue executar uma exiibição tão má ,tão palida,tão desgarrada e sobretudo sem fio de jogo!

Foi um teste, Liedson jogou 45 minutos,Matias idem, Vuk idem....Não entrou de inicio o melhor 11...Existem toda uma serie de factores que podem justificar uma má exibição...Mas caramba... Este Nottingham arrasta-se pelas divisões secundárias de Inglaterra!

Esperemos que estes jogadores e sobretudo este Treinador,consigam acompanhar o esforço que esta direcção tem feito no sentido de dar tudo á estrutura do futebol.
Sobretudo o nosso técnico tem que fazer aquele CLICK que o futebol do Sporting precisa!
Obviamente a equipa precisa de pelo menos mais um reforço,mas nesta altura e com todos os anos que se passaram ,havia a obrigatoriedade de jogar um pouco mais! Esperemos que no proximo Sabado na apresentação aos sócios ,já apresentemos outros argumentos!

A pré temporada não serve nem para embadeirar em arco, nem para nos tornarmos super pessimistas...É importante é que quem lidera o grupo consiga tirar as devidas ilações! E esta é a altura certa para o fazer...

Até ao proximo teste...é que a pré da champions já está quase ai....

quinta-feira, julho 02, 2009

Matias Fernandez...E o novo ar que se respira!

Qee grande contratação!É o que me apetece dizer logo de inicio!
Conheço bem Matias Fernandez por ter "rebentado" no mercado sul americano,que de alguma forma domino(melhor o Argentino e brasileiro!). Em 2005 ,quando desponta no Colo Colo ,e é eleito o melhor jogador jovem da America do Sul, Matias era apelidado de "Prodigio chileno"!
A Palavra que melhor serve para o apelidar é de "Magico". Matias é um fabuloso condutor de bola, descobre colegas onde mais ninguém o faz, faz aberturas fantasticas, enfim tem uma visão de jogo fora do comum! E complementando com isso, aparece muita vez em zona de finalização e faz muitos golos!

Este é daqueles jogadores que nos pode trazer a ilusão!É um fora de serie!

Quando se falou da possibilidade de o SPorting o poder comprar, confesso que pensei que era mais uma especulação de mercado, a vários sócios confessei: " Não me parece que o consigamos agarrar ,com os argumentos que temos tido nos ultimos anos!"

Matias já chegou, e é na minha opinião ,e de longe, a melhor contratação até ao momento feita por clubes portugueses nesta pré temporada. (Mesmo com Saviola no lote!)

Espero que o nosso Presidente nos continue a alimentar a ilusão! O Sporting não precisa só de um avançado...Urge trazer mais alguém que abra o jogo nas faixas laterais,e reforçar o sector defensivo. ( A opção Gustavo Cabral seria excelente!).

Ontem não pude estar em Alvalade a assistir á apresentação de Matias e nas comemorações do nosso aniversário, fui estando em contacto com outros consócios,e assisti a uma boa parte pela internet.
A minha primeira opinião que tenho em relação a JEB, é de que percebeu bem depressa de uma das principais lacunas que as anteriores direcções teem tido ! A sua postura é clara,a forma como nos tenta motivar, é animadora! Sente-se um novo ar pelas bandas de Alvalade! Que JEB nos continue a trazxer mais ilusão...A ilusão que faltou nos ultimos 13 anos...E claro que traga mais uns reforços do calibre de Matias, que a nossa equipa bem precisa!

VIVA O SPORTING!


PS- Finalmente temos um jogador que é 1º apresentado aos seus sócios do que á comunucação social!