quarta-feira, agosto 19, 2009

Sporting-Fiorentina

Começo por falar nos dias intensos que foram vividos com os amigos Viola. Grande confraternização , que permitiu alargar amizade a todos os restantes grupos da Curva Fiesole , depois de tudo se ter iniciado com o Grupo 7Bello!
A certeza de que todos os Sportinguistas que se deslocarem na proxima semana a Firenze, serão muito bem recebidos, pois está ser preparada uma recepção com muita comida e bebida para todos os que lá forem!

Foi bonito ouvir o sector dos Viola cantar " SPORTING, SPORTING, SPORTING!" e " benfica, benfica VAFANCULO!" , isto como resposta ás coreografias e frases que os grupos do Sporting apresentaram para os Fiorentini! Convido todos a irem a Firenze,onde já fui muitas vezes,e onde verificamos o tratamento que lá recebem os adeptos do Sporting! Esta amizade que já vem dos anos 90 , é de tal forma sentida, que em todos os jogos da Fiorentina,casa e fora, se veem na bancada, bandeiras e camisolas do Sporting! Esta é também uma forma que levar mais longe o nome do nosso clube!

Apesar de causar surpresa a muitos "ignorantes "na matéria ,onde destaco a imprensa escrita, este tipo de amizade entre Curvas e grupos ultras já é muito usado ,especialmente em Italia mas também no resto da Europa! É normal uma curva ter sempre relações de amizade com outras 2 ou 3 curvas.

Falando do jogo propriamente dito, foi claro que o Sporting ainda não se tinha exibido a este nivel, desde logo pelo nosso treinador ter inventado pouco! A arbitragem foi má,sendo o SPorting bastante lesado! No entanto nos pequenos pormenores surgiram factores que nos impediram de ganhar este jogo,desde logo : A infantilidade de Vukcevic, a forma como Patricio aborda o 1º golo viola(parece-me mal batido!) , por contraponto com a exibição de Sebastian Frey( é um GR de um nivel muito superior,e que ganha muitos pontos á Fiorentina!A defesa do 1º minuto é fabulosa!)
Em relação aos tão badalados Gamberini e Daineli, os centrais viola, que batem e bateram em tudo o que mexe, pois são deste tipo de centrais que o SPorting precisa!E não posso deixar de destacar que aquando da agressão de Gamberini a Liedson, houve um e só um jogador nosso a procurar defende-lo: Vukcevic!

O que digo é: Se a nossa equipa se exibir sempre com esta alma, com esta atitude , pois não haverá resultado algum que nos iniba de aplaudi-la sempre no fim dos jogos!
Ainda gostaria de tentar perceber o que terá mudado...Mas se foi a ida de alguns Sportinguistas ao Aeroporto....Pois que se arranje sempre um grupo que lá vá!

8 comentários:

Leo disse...

Gostei muito do nosso Sporting, e quando assim é, também o deve realçar, apesar de continuar algumas faltas de concentração principalmente na nossa defesa. Acima de tudo vi um Miguel Veloso de novo a renascer e apenas concentrado a fazer aquilo que sabe que é jogar à bola, leu muito bem o jogo e soube quase sempre soltar a bola na altura e para o sitio certo, variando bem para os flancos à procura de espaços. Mas se até aqui tem sido apenas ele, ontém ficou provado o que eu já tinha a certeza, temos de facto um pequeno génio, qual Maradona do Chile, Matias é daqueles que me faz ir aos estádios ou ficar colado à TV sempre à espera de um rasgo de pura técnica e classe, ontém abriu um pouco do seu livro, desenhando algumas das nossas melhores jogadas, combinando muito bem com os restantes vértices do Losango e com os atacantes também eles bons de técnica, parece mais familiarizado com os companheiros, esquema táctico e com o clube, Brilhantes aqueles pormenores técnicos e fintas em progressão que fez no Relvado de Alvalade XXI. Destaco ainda os nossos Avançados pelo trabalho que tiveram na luta pela bola e Patrício que apesar de alguns erros nomeadamente nas saídas que não faz aos cruzamentos ainda tem umas cagas e vai evitando alguns males.

Continuamos sem laterias em condições de há 5 anos para cá, só Paulo Bento não entende que este esquema táctico necessita de 2 laterais de grande nível e que façam os corredores todos à frente e atrás, porque razão não é prioritário este sector nos reforços?

Péssima a entrada de Djaló completamente desenquadrado e sem técnica nenhuma como é possível Carlos Queiróz ter feito elogios a este atleta em jogo com o Man United em que não acertou uma, foi à selecção e nunca mais fez nada? Se calhar é por estas e outras que não vamos ao Mundial...

Quanto a Vukcevic é de lamentar a expulsão, apesar de reconhecer que as regras são para cumprir, para mim está desculpado, pois numa euforia de um golo quem se lembra que não pode tirar a camisola? De facto um 2ºamarelo destes comparar com agressões não punidas é no mínimo bizarro e absurdo. Esta Regra deveria ser revista no meu entender alterada para uma nota no relatório do Àrbitro do jogo e sanção monetária ao atleta e clube.

Para finalizar não poderia deixar de dar razão ao Manaia, o nosso treinador inventou pouco, ainda assim as substituíções para não variar foram uma desgraça, continuo a acreditar que o Djaló não tem lugar neste plantel e dificilmente será um jogador de futebol profissional de sucesso. Na altura da expulsão de Vuk teria colocado o Caicedo no lugar de Postiga, pois sentia-se que o Sporting estava bem por cima, fisicamente é um jogador possante que segura bem a bola e teria imposto respeito aos centrais italianos. Continuo a acreditar nesta equipa, apesar de lacunas principalmente nas laterais e não tendo plantel, temos 14/15 Jogadores que considero muito bons e que aqui e ali despertam, soltam-se e nos fazem sonhar e acreditar que é possível e que sairemos vencedores, continuo convicto que com um treinador de classe e conhecedor da matéria, potenciador Físico,Mental,Técnico e Táctico de atletas, estes jogadores estariam num patamar superior e que teriamos muitas mais exibições como a de ontém. Afinal de contas deste que Paulo Bento entrou que jogador temos na equipa que tenha evoluído, que se tenha desenvolvido ao ponto de ser referenciado e cobiçado pelos grande da Europa? Não há nenhum estão todos no nível de estagnação e isso é desvalorização de Activos do Clube.

JC disse...

Pois bem meus amigos ontem já se viu um pouco do que podemos esperar esta epoca.que seja para manter exibiçoes como as de ontem.
Em relação ao jogo,entramos bem e fomos surpreendidos..Psilva aborda mal o lance e golo..A seguir boa resposta da equipa e o tal lance de Gamberini."la está a conversa dos arbitros"..
Inicio da 2ªparte algo apatica e fomos crescendo com o tempo,golo VUK..podemos desculpa-lo?talvez sim..mas se fosse outro seria desculpado?
Mesmo com 10 grande resposta,sempre a procura do golo e lá vem uma bomba de Veloso.Pelo meio ficou por expulsar Dainelli mas os arbitro não pode ser culpado disso.Momento do jogo é o falhanço de Liedson,matava o jogo e nao o fez..a partir daí acabamos e a Fiore cresceu.
Lance de Montolivo onde ninguém faz falta e patricio engana-se e defende.Logo a seguir cruzamento,Polga mal batido e golo..para finalizar grande jogada do pequeno Jovetic,Polga de novo mal(a fazer lembrar o golo do Feynoord),Carriço tb mal e de novo Patricio a enganar-se..
Chegamos ao fim contentes pela exibiçao e atitude..
Em relação a Caicedo lembro que ficou de fora da Choupana será que está a 100%?
Parece que temos defesa-esquerdo,deixem crescer o miudo..

Fazendas disse...

Bom... o que dizer quando a nossa melhor exibiçao da epoca nao nos volta a dar a vitoria.... Jogaram bem, com a garra que todos queremos ver semana a semana.... mas será que esta atitude está para durar ? Espero sinceramente que sim. Grande curva ontem... gritamos do minuto 6 até ao final... até me arrepiei com a saida para o intervalo, que demonstraçao de caracter da nossa curva sul... a perder 1 a 0 e parecia que estavamos a golear os viola por uns 5.... Quanto ao que dizes relativamente ao 1º golo... estas melhor colocado no estadio do que eu para veres o golo... no entanto, se o Gordo do Pedro Silva nao tivesse inventado e cobrido o espaço em vez de tentar adivinhar o lance, o golo talvez nao tivesse entrado tão cedo. Enfim, foi mais um erro de casting do PB, ao voltar a deixar o nosso melhor defesa direito no banco (Pereirinha). Quanto ás alteraçoes, nao consigo entender ainda... e já lá vao 4 anos, estas subustituiçoes... a perder trocamos def. lateral por def. lateral, empatados trocamos def. lateral por def. lateral.... e a ganhar aposta-me naquela merda que se chama Djalo floribela... nao entendo. Pa semana ha mais.

Davidinho disse...

Foi mal batido. Eu no sitio da Sul onde estou vi muito bem.

Nuno Manaia Costa :

O Sporting não pode ter centrais quem batam em tudo o que mexa...em Portugal não duram um jogo completo , basta recordar a maneira vergonhosa como o Carriço foi expulso em Setubal o ano passado!

Nuno Manaia Costa disse...

Caro JC,

Antes de mais deixe-me dizer-lhe que me agrada pouco o tom ironico com que faz alguns dos seus comentarios...Ainda se falasse de uma equipa ganha a tudo e a todos até aceitaria,mas quando falamos de uma equipa que até ver apenas ganhou ao atletico do cacém, essa ironia fica-lhe mal...

Patricio não esteve mal...Mas não faz a diferença...está a anos luz do GR adversario que ontem defendeu tudo o que havia para defender! E volto a referir que me deu a ideia que no 1º golo Patricio é mal batido!

Quanto ás desculpas a Vukcevic.... Se continua a jogar no SPorting ,um jogador que chutou a bola para fora á 4 anos na vespera de um derby, falhando-o e tendo nos custado um titulo...Se continua a jogar no Sporting um lateral direito que referindo-se aos socios do Sporting disse: "os cães ladram , a caravana passa!" ,se continua a jogar no SPorting um capitão que disse que queria ir embora, se continua a jogar no Sporting um trinco que mandou as pessoas que assobiam não irem ao estadio, se continua a jogar no sporting como titular indiscutivel um central, que dá barraca em todos os jogos ,mantendo o estatuto de indiscutivel!( APesar disso as pessoas dizem que ele é melhor que o Tonel ,porque este falhou em Guimaraes e melhor que o Caneira porque este falhou com o twente... Esquecendo-se que que este dito central só em Munich esteve em 5 dos golos do Bayern, esteve no golo do twente na Holanda, esteve ontem no 2º golo da viola...Para não começar a recordar outros lances da época passada!) Será que Vukcevic deverá ser de imediato afastado da equipa ???? Porque será que VUK foi o UNICO que ontem defendeu Liedson ????

Como disse o Ze Diogo Quintela...No dia em que o Carriço se tiver que preocupar apenas com o adversario , e deixar de ter que se preocupar com o adversario e Polga em conjunto...o miudo irá crescer muito!

Para finalizar...Caicedo....Vai ao banco , aquece..e não está bem fisicamente?

Espero que a atitude seja para manter já no Sabado , onde espero que o Sporting volte a vencer pela 2ª vez nesta época!

Nuno Manaia Costa disse...

Davidinho ,

bater em tudo o que mexa é uma forma de expressão! O que pretendo dizer é que precisamos de centrais ,duros, fortes ,grandes ,que imponham respeito e que sejam duros!!!

ZC disse...

Eu acho que mais uma vez, as grandes falhas vêem do Paulo Bento.
Será díficil o gajo não inventar na construção da equipa? Ontem não foi um bom exemplo de como deve montar sempre a equipa?! Será possivel dar confiança aos jogadores quando são titulares, erram e no jogo seguinte são atirados para a bancada como se fossem os únicos culpados das derrotas ou empates?! Epa nunca vi haver estabilidade quando o defesa direito muda a toda a hora. Se os gajos já são medianos, com esta falta de confiança é óbvio que só podem jogar sobre brasas e todos cagados! O Polga é um caso inexplicável. Quero que me provem que a melhor dupla não passa pelo Carriço/Caneira ou pelo Carriço/Tonel. É que o Polga não dá uma pra caixa há 1 ano! E as substituições? Se o Pedro Silva devia ter saido logo à meia hora, a substituição do André Marques (o Caneira não ia fazer a diferença) foi descabida e será que a jogar com -1 meia hora a subsituição feita do postiga não deveria ser por um médio para fechar o meio?! É que depois das pernas se acabarem o meio parecia um bar aberto. Não tinhamos o Adrien no banco, que se lixe... metiamos o gordo do Roxxa a jogar. Mas pelo menos tentávamos fechar o "cofre". Ah... gostei mto do Matias. Um verdadeiro fora de série. E Vuk, por mim, estás completamente perdoado. Vê-se que vives a nossa camisola.

Fazendas disse...

ZC acho que o André marques saiu por estar tocado.... em campo tb nao percebi o que o PB queria com aquela substituiçao... mas acho que o miudo estava tocado.