quinta-feira, janeiro 22, 2009

A Verdade da Mentira

"Se as pessoas não acreditarem no futebol, não vão ao futebol". Vitor Pereira, dixit

Sr. Vitor Pereira, a sua missão, enquanto dirigente desportivo – no caso ligado à arbitragem – é pugnar pela verdade desportiva!

Algo que o senhor assume não ser capaz, preferindo apelar a que as pessoas fiquem em casa. E não são só aquelas que ontem não acreditavam no futebol. São aquelas que hoje, depois das suas declarações, também já não acreditam no futebol!

Assim sendo, recomendamos-lhe que, caso não acredite nas suas capacidades, não vá trabalhar!

Talvez o senhor não saiba que o maior stakeholder do futebol é o público, os adeptos, todos nós. Ninguém mais do que os adeptos quer verdade desportiva em campo, apesar dos exorbitantes preços que paga e dos inadequados horários de jogos. Algo que poderá perceber caso entenda fazer um estágio em Inglaterra. Aí decerto perceberá qual a missão subjacente à sua profissão.

Uma vez que o senhor decidiu não lutar pela verdade desportiva, desistiu de assumir as suas responsabilidades e passou a entender a mediocridade como sinónimo de excelência, já não faz mais falta ao dirigismo desportivo.

Posto isto, não podemos deixar de entender que se perdeu um razoável monitor de treinos de árbitros da UEFA para se “ganhar” um péssimo dirigente desportivo!

A AAS subscreve na íntegra a posição oficial do Sporting Clube de Portugal, no que concerne esta matéria.

Por estes motivos, sr. Vitor Pereira, se não acredita nas suas capacidades, não vá trabalhar...de vez!Caso entenda prosseguir este caminho miserabilista, vivendo, proclamando e fomentando “a verdade da mentira”, estudaremos a implementação de outras e mais gravosas medidas.

Sabe, sr. Vitor Pereira, os sportinguistas estão cansados de ser “enganados”...

Deste modo, e evitando que o seu pai continue a pagar as suas quotas de associado do Sporting Clube de Portugal contra a sua “vermelha” vontade, irá ser requerido, pelo Comité Executivo da AAS, na próxima Assembleia Geral do clube a sua exoneração de sócio do Sporting Clube de Portugal.

Comité Executivo
Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS

sábado, janeiro 17, 2009

Leandro Grimi...E as arbitragens...

1-Não dramatizar! Grimi falhou, para mais tratando-se de um jogador a quem a época até nem tem corrido mal. Agora ,quem nunca errou na vida ,que lhe atire com uma pedra!

O jogador deve ser castigado monetariamente. Tratando-se de um não indiscutivel,pode até ficar de fora no proximo jogo, mas a partir de 2ª feira ,o assunto deverá ficar arrumado ,e o jogador ser integrado normalmente,preparando a dificil deslocação á Madeira.

Leandro Grimi é um jogador que me tem desiludido! Sobretudo porque o conheço bem dos tempos do Racing da Avelaneda , onde foi considerado o melhor jogador jovem do torneio de abertura, antes de rumar ao AC Milan. Desiludido porque depois do que mostrou no nosso clube na 2ª fase da época ,seria expectavel uma maior produtividade e regularidade exibicional. No entanto acredito que é um jogador com boa margem de crescimento,a quem acho que devemos dar mais algum tempo. Não esquecer o investimento elevado que fizemos nele!

2-Procuro não buscar nas arbitragens uma desculpa para os maus resultados. Também acho que os grandes são sempre mais beneficiados que os clubes pequenos. No entanto o Sporting é sempre mais prejudicado que os outros 2 grandes.
Acho que Domingo passado ninguém pode ter ficado indiferente ao assalto a que todos assitiram no estádio dos galinacios!Aquilo a que ali assistimos foi um golo 1 metro fora de jogo, um penalty assinalado contra o Braga que não era, um penalty não assinalado a favor do Braga, e um outro penalty não assinalado que é digno de figurar naquelas imagens dos apanhados ,tal a "mocada" que Luisão dá no adversário...
Ou seja assistimos a uma arbitragem de sentido unico! Um tipo que é doente pelo carnide e que estrategicamente foi colocado a arbitrar aquele jogo!
Quarta feira o Sporting venceu em Vila do conde, com um golo em fora de jogo! Foi uma ilegalidade clara? Foi sim sr! Alguém pode falar do resto da arbitragem? Não me parece! Foi um lance ,que pós logo os palhacinhos a miar,fazendo crer que tinha sido um escandalo! Que ganhamos com aquilo? O empate servia-nos!
Aquele lance vai servir para nos prejudicar,e foi um engano, apenas para tentar tapar aquilo que se vai passar até ao fim da época!

Sportinguistas ,vamos ter uma batalha que são a assembleia das VMOCS,e o acto eleitoral. Existem 2 pontos de vista distintos na forma como várias pessoas veem o clube no futuro. Temos que "lutar" de forma saudavel nos locais apropriados, mas para fora , só estando unidos venceremos!
Eu acredito que se a mafia não se sobrepuser, o Sporting pode ser campeão!
Um abraço a todos, estamos atentos, e viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Ainda as tranformações que querem fazer ás AGS

Aproveito 2 posts colocados no blog de companheiros da luta www.ultimaroulote.blogspot.com que dizem tudo o que penso sobre a propalada inovação que Soares Franco pretende dar ás assembleias gerais, ou áquilo que as substituirá:

Amigos dos Amigos

Acabei de receber quatro sms do Sporting a incentivar-me à participação na vida do clube. Simultaneamente leio, no jornal do SCP, a coluna desse colunável senhor que vem destapando, pela 2ªsemana consecutiva, a sua proposta de revisão estatutária de tamanho familiar e que deverá "recomendar" no Congresso. Defende que as AG deixem de existir como sempre existiram. Isto é, daqui para a frente «o povo sportinguista deverá ter consciência de que as Assembleias Gerais universais, só para eleger os seus representantes ou referendar determinadas deliberações de importância fundamental. Para todas as outras matérias de competência da Assembleia Geral, deverá eleger delegados a um órgão (para mim, o Conselho Leonino, com mais membros) a quem essa competência deverá ser delegada.»
A razão para isto, como é habitual neste personagem, não é explícita. Os argumentos apontados são de desmanchar a rir (ou a chorar). Diz-nos que tem a ver com uma simples transposição daquilo que se passa no País e nos partidos (democracia representativa) e porque há questões "fundamentais" (mais um critério claríssimo) que não podem ser decididas "nem por meia dúzia nem por uma multidão". Isto é o horror, oh meu Deus!, livrai-nos das multidões de sócios interessados em participar!!...
Mas se esta proposta de aniquilar o associativismo em 97 minutos e meio não vos assusta, eu deixo-vos o requinte da prosápia despudorada deste ex-post-ex-candidato à presidência: «Acresce que o que proponho proporciona maior participação dos sócios do Sporting na vida do Clube, e de uma forma mais regular. (...). Quando o tema é importante e exige discussão, temos de alugar espaços (com as despesas inerentes...), não há tempo para discutir nada, e as votações são para os mais resistentes!...». É no mínimo imoral colar o argumento da "ausência de pavilhão" à inexistência de salas baratas para justificar o que defende. Passa a ser duplamente imoral quando alguém que se queixa do pouco tempo disponivel para discussão tenha sido o "grilo falante" da AG de 28 de Maio, após ter "coleccionado" longos minutos de antena com inscrições doutros sócios. Não é assustador o xico-espertismo de Dias Ferreira. Mas é assustador saber que, apesar de ser um amigo de 3ª fila, isto é ideiazinha para a Direcção - seja com Franco ou outro dos seus amigos - levar à AG e, com a ajuda dos amigos de 1ª fila, sentenciar de vez o fim de um dos pilares do associativismo e um lugar único de reprodução do vínculo e cultura do clube. Impressiona como não conseguem propor nada que não seja passe por decapitar a base social do clube para entregá-lo a amigos (da SAD à África do Sul). Impressiona ainda mais como há sportinguistas que não vêm o perigo que isto representa.
E para quem acha que os destinos do clube estão melhor entregues a mais Conselheiros Leoninos é favor lerem a posta do 1906 Luta e Resiste que legitimamente se interroga:

"Deve ser só impressão mas a gamela vai rodando e os nomes pouco se alteram, tudo isto não passará de uma grande coincidência cósmica? Ou esta cambada de dirigentes a conselheiros é tudo malta que se vende por 2 copos de tinto?"

Como dizia o Bonga, amigo do amigo, amigo é. E parece ser este o lema de um clube centenário cada vez mais transformado numa coutada !



Os "politicamente correctos"

Uma das lições que tiro deste consulado de FSF no Sporting é a de que o apoio às suas ideias, ao contrário do que por muito tempo pensei, não vem exclusivamente daquela facção de sportinguistas a que alguns chamaram "dos 25", a franja mais antiga de sócios do Clube, minoria que tem a maioria dos votos nas AGs. Quem afinal desequilibra a balança é a facção do "politicamente correcto". São estes que fazem pender o prato da balança tangencialmente para o lado dos apoiantes do Franco. Na hora da verdade estão com as teses de destruição do SCP.

Os do "politicamente correcto" são escravos do contraditório e conseguem ver virtude nas mais selváticas acções.
É notório que o presidente e a sua pandilha estão a escaqueirar o clube todo? Ah, mas ele equilibrou não sei que rubrica do orçamento.
É notório que há uma manobra para entregar o Clube a entidades externas, que nada têm a ver com o Sporting e alienar tudo em favor de uma entidade espúria (a SAD) que foi criada como um mero instrumento do Sporting, mas que se transformou no seu "patrão"? Ah, mas ele quer "modernizar".
É notório que Soares Franco diz, preto no branco, que não lhe interessa um Sporting de sócios? Ah, mas ele queixou-se da falta de militância e ele até quer aumentar o número de sócios...
É notório que ele diz que as "organizações mudam" (leia-se: o que é teu hoje tem de passar a ser meu amanhã, porque isso é que é moderno)? Ah, mas isso é porque ele quer novas formas de participação e até propõe novas formas de AG... Mas, como? Sem sócios...?
Enfim, os exemplos, mais ou menos caricatos, multiplicam-se.
As contradições deste presidente (há quem lhe chame sem papas na língua mentiras!) são imensas, notórias e ao longo destes três anos houve muita gente a denunciá-las. Mas, esbarraram sempre com os amigos do "politicamente correcto". Que reclamam o respeito e o equilíbrio entre todas as opiniões, mas que, curiosamente, não respeitam as opiniões de quem se opõe a toda esta manobra e colaboram, activa ou passivamente, na tentativa de silenciar as suas razões.
No contexto deste "equilíbrio de opiniões" a direcção e o seu presidente têm sempre o benefício da dúvida. Os que denunciam a situação do Sporting são radicais, e assim arrumados nessa categoria, a sua voz é sempre cortada. Os do "politicamente correcto" são um instrumento precioso dos inimigos do Sporting. São inimigos do Sporting.
Veja-se o que se passa com o Movimento Leão de Verdade, a título de exemplo. O que o grupo de sócios que faz parte deste Movimento pediu é perfeitamente legítimo e foi feito dentro de todas as regras. Não vi os defensores do "politicamente correcto" saírem em defesa do Movimento e exigirem claramente que seja dada voz a estes sócios e que estas suas pretensões sejam satisfeitas. Até para esclarecimento total das questões e numa perspectiva... "politicamente correcta".
O folhetim da resposta da direcção às pretensões do Movimento tem a marca desta direcção. Espelha bem a sua maneira de actuar e o respeito que lhes merecem os Sportinguistas.
Não! Aquilo a que todos assistimos, nomeadamente na última AG, foi a uma manipulação absolutamente vergonhosa e descarada dos direitos destes sócios, que têm legítimas e não esclarecidas dúvidas, e o seu silenciamento (*).
Calaram-se os "politicamente correctos". Fizeram mal. Deveriam, em nome da correcção de procedimentos, concordando ou não com as posições do Movimento, ter feito coro com este e exigido firmemente que lhe fosse dada a sua legítima voz. Nunca os ouvi dizer: faça-se a auditoria e esclareçam-se os assuntos levantados por estes sócios para além de qualquer dúvida.
Tem sido este, em síntese, o modo de actuar dos "politicamente correctos".
E lá vão continuando. Já depois do anúncio que fez de não se recandidatar (vamos ver, vamos ver...), Soares Franco continua a contar com uma falange de amigos "politicamente correctos" que insiste na bondade das suas (dele) acções, escondendo as contradições gritantes, e silenciando a chantagem e a manipulação a que o presidente do Sporting sujeita os Sportinguistas.
São os sportinguistas do empate. São os empatas. Vêm pela calada para empatar. São conservadores disfarçados de cordeiros. São estes os verdadeiros inimigos da mudança. São estes os verdadeiros inimigos do Sporting. Porque com eles não sabemos com o que contamos.
Não tenho qualquer prurido em o dizer claramente: sou inimigo do "politicamente correcto".


(*) O que nos leva a uma outra questão. A imagem da última AG com uma correria de gente a votar e os oradores --que sobraram depois da arenga miserável consentida ao dr. Dias Ferreira-- a tentarem, coitados, expôr as suas razões perante uma turba de gente completamente descontrolada, não me sai da memória. As AGs são dirigidas por uma pessoa sobre quem se fala com insistência que pode vir a ser candidato. Por mim estou em estado de "alerta máximo" relativamente a uma possível candidatura deste "felino" de arribação.


Obrigado á ultimaroulote por este 2 posts tão elucidativos sobre aquilo que querem tirar aos sócios!

terça-feira, janeiro 13, 2009

Ataque à “Militância”

Filipe Soares Franco, actual presidente do Sporting Clube de Portugal, criador
da famigerada Gamebox Adepto (ao preço da Gamebox de Sócio) e,
simultaneamente, anunciante da crise de militância no clube, prepara-se para
dar o golpe final nos associados sportinguistas.

Com efeito, após reconhecer que "conhecia mal a cultura do Sporting, os
Stromp e nunca tinha ido a um núcleo”, até porque a sua “paixão era o
futebol” em declarações à imprensa desportiva publicadas no dia 12 de
Janeiro de 2009 (vide Jornal “Record”), vem afirmando querer extinguir o
modelo de Assembleia Geral deste clube centenário para dar lugar a meros
referendos, ao mesmo tempo que procura igualar associados correspondentes
a associados efectivos, em termos de direitos.

A justificação prende-se com a necessidade de inovar. Inovar, porque "se
todos os presentes numa AG quiserem ter a palavra, ficaremos dias e dias
consecutivos sem parar" na mesma reunião magna. Desta feita, o modelo é o
Barcelona, ao invés do “tradicional Manchester United”.
Aparentemente, mais de dez anos de dirigismo sportinguista depois, Filipe
Soares Franco continua sem perceber a cultura do Sporting, “O” Clube de
Portugal!

Se se pretende seguir o exemplo do Barcelona, que se dê inicio à construção
de um pavilhão desportivo paralelamente ao aumento do apoio às
modalidades amadoras existentes, ao mesmo tempo que se ressuscitam outras
históricas como o hóquei em patis, volley ou basketball.
Como uma das medidas que podem ajudar a dar rentabilidade às modalidades
“amadoras”, a AAS propõe a transmissão dos respectivos jogos em directo no
site do clube, onde os patrocinadores poderão usufruir de maior visibilidade e
notoriedade, suscitando interesse em patrocinar a modalidade.
Convém então relembrar que esta medida inovadora nunca foi proposta e
duvidamos que, sequer, pensada por qualquer antigo Presidente do Sporting
Clube de Portugal, mesmo quando o clube efervescia em militância com mais
de cem mil sócios, grande parte dos quais efectivos e com as quotas em dia. E
imagine-se, então, se todos quisessem usar da palavra na reunião magna do
clube...

A Assembleia-Geral do Sporting Clube de Portugal é, e sempre será, o orgão
máximo do clube e terá sempre que ser respeitado.
Como se justifica então que alguem que assume conhecer tão mal a cultura do
Sporting, segundo as suas próprias palavras, venha a público defender
alterações estatutárias deste calibre colocando o foco no sócio, quanto todos
bem sabemos não o ser, na realidade!
A Associação de Adeptos Sportinguistas será sempre a favor de um Sporting
Clube de Portugal enquanto Associação e cujo orgão máximo será a sua
Assembleia-Geral de associados, onde todo e qualquer sócio do clube poderá
comparecer e participar, bastando para isso ter as quotas em dia e sem outra
qualquer condição adicional.
Consideramos ser um direito de todos os sócios do Sporting Clube de Portugal
poderem participar na sua Assembleia-Geral de forma livre e não
condicionada, podendo assim participar na vida do clube.

É assim que se dá voz aos sócios.

Chega de ataques à militância sportinguista!


Os Orgãos Sociais,
Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS
www.aasporting.com

segunda-feira, janeiro 12, 2009

CRISTIANO RONALDO






Foi com emoção que assisti á coroação de mais um melhor do mundo formado em Alvalade!

Vi-o pela primeira vez com 15 anos...E perspectivei logo um grande futuro...Se calhar não esperava que atingisse tanto!

Sinto-me emocionado e orgulhoso!

domingo, janeiro 11, 2009

Quem defende e incute os valores do Sporting clube de Portugal?

Mais uma vez gostei de ver a nossa equipa ontem. Uma boa vitória contra um adversário que ainda á bem pouco tempo empatou no dragão e teve inclusive as melhores oportunidades nesse encontro.
O Sporting despachou o Maritimo com alguma facilidade,mais uma vez com a ajuda do Treinador Paulo Bento,que não inventou!Com Vuk em campo ,é de facto outra loiça!

Uma noite fria ,gelada ,diria mesmo,que levou a Alvalade 20.462 pessoas! Cerca de 7.000 fizeram gazeta,ou melhor voltaram a fazer gazeta!
Venderam-se perto de 27.500 bilhetes de epoca,e há sempre pelo 5.000 a abdicar de estar presente,isto apesar de já ter bilhete.
Com o Guimarães estiveram nas bancada 20.175 e com a Academica 22.019.

O Sporting está a lutar pelo titulo ,está nos oitavos de final da champions,e no entanto os sportinguistas não comparecem, não mobilizam!
Meus amigos estamos a pagar 11 anos de gente a dirigir o clube sem cultura ,sem alma e sem transmissão de valores sportinguistas!
É isso que se exige aos proximos dirigentes! Mais até que um projecto, alguém que recupere a alma e a mistica e que saiba transmitir todos os valores sportinguistas ,de forma a que se consiga manter todos aqueles que ainda hoje se mobilizam em torno da equipa ,e que sobretudo se consiga ir buscar todos aqueles que deixaram de acreditar no Sporting! Aqueles que se teem sentido abandonados,e hoje deixaram de comparecer ,e de ter o Sporting como uma prioridade nas suas vidas!

Alguns podem ver Soares Franco como um bom Presidente em vários aspectos, mas no que diz respeito a tudo aquilo descrito acima, foi um Péssimo Presidente! Na linha de Santana Lopes, Roquette e Dias da Cunha.

Aliás Soares Franco teve a ombridade de ontem reconhecer (dou-lhe o mérito)tudo isto!
Na reunião com os nucleos SF assumiu que quando passou a Presidente , não conhecia a cultura do SPorting, não sabia o que eram os grupos Strom e cinquentenarios,e para ele o Sporting era um clube de futebol, e só!

Uma irresponsabilidade a de Dias da Cunha ter passado a pasta a este Sr.Mas que podiamos nós exigir,se o antecessor de Soares Franco ainda era pior?

Que legitimidade tem uma pessoa ,sem cultura Sporting, apresentar um projecto aos sócios? Acham que foi nestes 3 anos que ele ganhou a cultura do clube?
Soares Franco era dirigente desde os anos 90 ,e nesse periodo ,pelos vistos não teve capacidade para conhecer o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL...Acham que foi no tempo como Presidente que o fez?

É uma tristeza o Sporting ter chegado onde chegou! Espero que haja capacidade de recuperar o passado,é que já levamos muitos anos de maus dirigentes!

Devem corar de vergonha,aqueles que por teimosia teem insistido na defesa de alguém que não pode representar os Sportinguistas,por não saber quem são esses Sportinguistas! Agora tudo bate certo!

Da parte da Associação de Adeptos Sportinguistas,da qual sou Presidente da Mesa da Assembleia geral, podem esperar uma defesa intansigente de todos os valores que nos transmitiram,e que nos fizeram amar o grande Sporting CP!
Será isso que iremos defender no proximo acto eleitoral! ESFORÇO,DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA...EIS O SPORTING!

Ps- Só o falar-se de Menezes Rodrigues como possivel Presidente,dá vontade de rir, mas de sobretudo ter muito receio do que o futuro nos reserva!

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Será que Soares Franco ...Sucede a Soares Franco?

Caros Sportinguistas , Caros Consócios,

Ontem toda a gente ficou surpreendida com o anuncio de Soares Franco ,renunciar ser candidato ás proximas eleições.

Classifico este acto e o seu timing,como algo de irresponsavel,em 1º lugar porque deixou no ar a possibilidade de poder renovar o vinculo contratual ao Treinador,em 2º lugar por estar a apresentar um projecto aos sócios,em que o mesmo podendo ser aprovado,Soares Franco vira a cara ,do genero: "Já vendi o clube ,agora virem-se!"

No entanto algo não parece bater certo! Tenho Soares Franco como pessoa extremamente inteligente...Ainda nem á um més Soares Franco andou a bater as provincias Alentejanas,e agora decide que bate com a porta?
É possivel que tudo possa fazer parte de uma estrategia... O pobre Presidente nunca consegue ter + de 66% dos votos numa assembleia e como tal esta é a estrategia que ele arranjou para fazer passar a emissão de 55M em VMOCS,que sentenciarão o clube!

Num campo hipotetico ,se na assembleia for aprovado o projecto, alguém vé Soares Franco sem avançar? E se desportivamente as coisas correrem bem, alguém o vé ficar de fora?
Algo está em andamento ,como já disse ,Soares Franco é uma pessoa inteligente ,e vejo este acto como algo puramente politico!

Apelo pois á mobilização de todos os sortinguistas,para que apareçam em massa a votar contra este projecto de reestruturação!

Faço uma pergunta: Porque não emitir VMOCS de forma a que o clube mantenha sempre 51% da Sad? Será porque quem está interessado em adquiri-las,só o pretende fazer se ficar com a maioria? Numa direcção que se propos a vender patrimonio por 55M. e acabou por vende-lo por 48M,coisa pouca pois! São 7M... porque não se reduz então as VMOCS por exemplo para 38M? É um encaixe significativo , o clube mantém 51% do capital da sad! O Passivo em vez de descer aos 141M ,ficava pelos 158M...Não me parece que seja por 17M que ficasse ingovernavel!
É preferivel do que nos pormos a jeito de um Abramovich qualquer(Leia-se Joaquim de Oliveira qualquer!)

O projecto tal como está montado ,vai hipotecar o futuro do clube.

Uma nota muito importante: Nada me moveu ou move contra Soares Franco! O seu projecto é que não entra na cabeça dos verdadeiros sportinguistas. E se houver uma simples mudança de rosto...A luta continua! Queremos um projecto que traga de volta a casa os Sportinguistas ! Recordo que esta gestão trouxe o Sportinguismo aos niveis mais baixos de sempre! Basta que se volte a acreditar que o clube é aquele que sempre conheceram,e os sócios e os adeptos vão voltar!

As diversas ideias e os vários projectos estão em andamento ! O congresso terá a sua importancia...

Fico-me por aqui para já! Amanhã temos 3 pontos para ganhar, dai que apelo á presença de todos em Alvalade! E lanço um apelo: aquele que teem gamebox e não contam ir ao jogo,que passem o cartão a outro Sportinguista! A equipa precisa de nós!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

quinta-feira, janeiro 08, 2009

A sucessão

À poucos minutos atrás, contra todas as previsões, Soares Franco, anunciou que não seria candidato nas próximas eleições do clube. Abre-se desta forma, algo inesperada, caminho para que se perfilem vários candidatos para o lugar de Presidente do n/ clube. È talvez a altura ideal para arrepiar caminho e tentar que ao Sporting voltem os sócios e adeptos que por vários motivos se afastaram do clube. Que se apresentem pois, projectos, ideias e propostas ganhadoras com a seriedade que o Sporting merece e desejo que os oportunistas e aventureiros que ousam aparecer nestas alturas não se mostrem.
Força grande Sporting

quarta-feira, janeiro 07, 2009

A “nova” reestruturação financeira delineada para o Sporting Clube de Portugal

Como é do conhecimento público, o presidente da Direcção do Sporting Clube de
Portugal apresentou os seus planos para a reestruturação financeira do clube.
Anunciado como um novo plano, importa recordar que em anterior Assembleia-Geral
as medidas agora propostas foram recusadas pelos associados do Sporting Clube de
Portugal. Razão pela qual aparecem de novo, camufladas num “novo” plano de
reestruturação financeira.
O “novo” plano assenta em dois pontos basilares :
1. Emissão de VMOCs (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis) no valor de
55 M€, por parte da Sporting, SAD
2. Passagem dos direitos televisivos da Sporting Comércio e Serviços do clube para a
SAD a troco de 55M€.
É crucial para o futuro do Sporting Clube de Portugal que todos entendam o que está
em causa, antes de criticarem ou manifestarem apoio a estas medidas.
A figura das VMOCs obriga o emitente – Sporting SAD, no caso – a proceder ao
reembolso do valor em espécie, na data de vencimento. No caso, propõe-se que o
reembolso seja efectuado através da entrega de acções da Sporting SAD. Se for tido
em conta o valor actual do capital social da Sporting SAD – 40M€, facilmente se
percebe que o Sporting deixará de ter qualquer hipótese de ter a maioria do capital
da SAD após o vencimento das VMOCs.
A emissão de VMOCs foi objecto de decisão na Assembleia Geral de Maio de 2008, ou
seja, há menos de um ano.
Aliada a esta operação, surge a “venda” dos direitos televisivos da Sporting Comércio
e Serviços à Sporting SAD no valor de 55M€. Valor este utilizado, posteriormente,
para abater o passivo do clube. É ainda de realçar que um dos accionistas da Sporting
SAD detém o monopólio de negociação dos direitos televisivos nos campeonatos
profissionais portugueses.

Mais uma vez, esta deliberação foi levada à consideração dos associados do Sporting
na assembleia magna de Maio de 2008. A direcção do clube pretende colocar
novamente a votos esta mesma medida. E, mais uma vez, se impõe a pergunta:
porquê nova deliberação quando esta já foi a votos?
Paralelamente, prepara-se um Congresso Leonino onde um dos temas em análise é
precisamente o “Modelo de Sustentabilidade Financeira do clube”.
Não será legítimo que os associados pretendam dar valor a esse mesmo Congresso e
adiar eventuais medidas desta dimensão para depois do Congresso? Não será de
esperar moções interessantes por parte dos diversos associados que permita outro
tipo de plano de reestruturação financeira para o Sporting Clube de Portugal?
Não será também legítimo respeitar as decisões anteriormente tomadas em
Assembleia-Geral do clube (o orgão máximo do Sporting Clube de Portugal) pelos
sócios ?
Nós, na AAS, exigimos que tal orgão estatutário seja respeitado e não sejam
tomadas, pelo menos até final deste mandato, medidas hipotecárias do futuro do
Sporting Clube de Portugal.
Nós, na AAS, não nos revemos num clube-empresa onde os associados se tornam
meros consumidores com as nefastas consequências que daí advêm : 27.000 sócios
efectivos com as quotas em dia e uma grave crise de "militância". Com as dramáticas
situações que outros clubes-empresa atravessam nos dias de hoje – Chelsea à venda,
Newcastle United abandonado por anterior dono, por exemplo. Veja-se o exemplo do
Hamburger SV. Clube que compete na exigente Liga alemã mas que, evitando a
“entrada do negócio no seu futebol”, se mantém hoje apenas como uma Associação e
compete pelos primeiros lugares da I Liga Alemã – está actualmente a apenas dois
pontos do I classificado.
Nós, na AAS, vemos as SADs como uma imposição legal como forma de aumentar o
rigor e a transparência na gestão dos clubes em Portugal e não o contrário.
“Porque o futebol deve ser um desporto de alta-competição gerido como um negócio
e não o contrário” – Andy Durnham, Secretário de Estado do Desporto em Inglaterra.
Declaração emitida em Londres, no Congresso da organização Supporters Direct para
a qual a AAS foi convidada.
Foi lá que o futebol nasceu. Foi lá que algumas destas situações se manifestaram
pela primeira vez. Aprendamos, de vez, com os erros dos outros.
Pelo presente, e sobretudo pelo futuro do Sporting Clube de Portugal!
Comité Executivo
Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS
www.aasporting.com

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Começou 2009...

1-O ano começou bem para as nossas cores! Enquanto uns se vangloriaram a festejar o titulo de campeões de inverno,esquecendo-se que só na Argentina existem 2 campeões por ano, o inicio de 2009,trouxe desde logo uma transformação no topo da classificação.
Gostei do Sporting! E apetece-me dizer que basta que Paulo Bento não invente, e tudo parece tão facil! Não jogando Romagnoli(um autentico peso morto), e entrando Vukcevic para uma das extremidades do losango, a equipa ganha logo outra profundidade,e sobretudo obriga o Nº 28 a jogar na posição 10! E que bem jogou o 28 na posição 10! Encheu de facto o campo, com uma exibição ao nivel daquelas que teve ,ainda antes de ter chamado os jornalistas para umas declarações infelizes no torneio do guadiana! Aliás ,mais coisa menos coisa, terá jogado aquele que a meu ver será a 11 mais forte do SPorting. Tirando a questão do GR,e eventualmente a substituição de um dos centrais para a entrada de Tonel.(A dupla para mim é Carriço-Tonel, já de á muito defendo que Polga é pouco mais que um bluff,especialista em fifias!)
Nunca nesta fase da época Paulo Bento esteve tão perto do 1º lugar! Desde que se deixe de inventar ,acho que temos as nossas chances! Resta-nos a nós nas bancadas ajudar que as chances aumentem!

2- Confesso-vos que ontem á tarde assisti e vibrei com á vitória da nossa equipa de andebol frente ao carnide. É com magoa que no momento não acompanho a carreira da equipa ao vivo ,assim como o não faço da equipa de Futsal... O SPorting não é casal vistoso,nem é Loures.! E jurei a mim mesmo que o não faria até termos um pavilhão!
Ontem ainda ,algumas horas após a partida no site do nosso clube ,aparecem umas declarações do nosso Presidente a dar parabens á equipa ,pela vitória obtida!
Seria normal se não conhecessemos toda a história que envolve o nosso actual Presidente e as modalidades de alta competição!Um Presidente que ainda á pouco tempo na passagem pelos nucleos alentejanos,descredibilizou a modalidade! Para falar só do caso mais recente! Todos sabem que para este Presidente o Sporting é Futebol , o resto é paisagem!
Mas como o momento é Pré eleitoral, fica bem...Fica é mal esta bipolaridade do nosso Presidente. Como fica mal ter prometido em campanha eleitoral ,arranjar um pavilhão ,e nada ter feito para a cumprir!
É como a questão da militancia...Já de á anos que os Sportinguistas estavam em fuga, em fuga de uma serie de direcções que sempre os desprezou,sempre os desrespeitou,e sobretudo os tratou mal,ou melhor...não tratou! Tudo isto veio ao longo dos anos sendo denunciado,por variados associados em assembleias gerais,e por vários grupos de reflexão... (Ofensiva 1906 desde á muito tempo,e depois em vários debates na Centuria leonina). Ficou bem acordar agora, e tornar publico aquilo que já todos sabiam e sentiam.

É seguro que Soares Franco vai avançar para as eleições. Resta saber se avança já,ou se vai fazer suspense,e diz que não avança ,para que surja uma onda de apoio ,em que os rostos são sempre os mesmos...Aguardemos pois pelos proximos capitulos.
Somos 27.000 sócios pagantes!!!! Mantendo-se esta gente na frente dos destinos do clube ,acredito que caminhamos para a belenização,e perderemos seguramente mais uns milhares de sócios!

3-É com agrado que vejo o movimento SERSPORTING,que visa as eleições 2009. Para eles muito boa sorte,e mais importante que discutir pessoas, é importante discutir ideias e projecto!