quarta-feira, março 26, 2008

Uma crise anunciada! e o futuro como será?

A época actual

Já em Novembro de 2007 a Curva Sul tinha efectuado um protesto contra uma serie de factores e decisões que não importa recordar. Protesto ao qual me juntei , por já na altura não me sentir apenas preocupado com futuro do clube,mas também com a época que já decorria e que ameaçava tornar-se um fracasso.

A unica pessoa que teve dignidade,e que retirou as devidas ilações de tudo o que se passou foi Carlos Freitas,que ao demitir-se ,assumiu claramente a sua quota parte.
Freitas foi sempre uma figura pouco querida junto dos Sportinguistas ,talvez por ter sido sempre visto como um adepto do Fc Porto. Confesso que também nunca morri de amores por ele,apesar de nunca ter questionado o seu conhecimento do mercado.
Carlos Freitas será das pessoas mais conhecedoras no que ao mercado de jogadores diz respeito,conhecendo como poucos os jogadores que terminam contratos,os jovens que vão despontando pelo mundo fora ,etc. Isto para mim é inquestionavel! Penso até no que a aquisições diz respeito ,esta época 2007/2008 até foi das temporadas em que mais se acertou.(Had,Tíuí e Celsinho serão talvez os grandes falhanços,não estando seguro de que Tiuí ainda tenha sido uma contratação de Freitas. Purovic também se poderá incluir ,mas é também um caso de clara inadaptação do sistema de jogo.)
Concordo que com meia duzia de trocados era dificil a Freitas atacar o mercado convenientemente ,no entanto também poderia ter apresentado algum criterio mais rigoroso,evitando-nos alguns barretes e alguns milhões deitados fora. O problema é que mesmo sem dinheiro, a exigencia por parte da direcção nunca desceu! Recordo inclusive uma das bandeiras de Soares Franco na sua campanha eleitoral: Venda de patrimonio para um Sporting Europeu!

Freitas demitiu-se ,mas obviamente o problema continua. Inclusive o desespero pela demissão do antigo administrador foi tanto que a Sad do Sporting convidou Carlos Freitas para continuar a trabalhar atraves de uma avença. Incrivel! Face tudo isto,ficamos com uma pequena noção da bandalheira em a Sad vive.

O problema maior desta época residiu sobretudo na construcção deste plantel,onde Paulo Bento terá muitas culpas no cartório, e no mau ambiente que envolve a equipa ,por muitos atribuido a Pedro barbosa,que até agora ainda ninguém percebeu qual o seu papel,a não ser marcar presenças nuns sorteios e dizer que vai ser um jogo dificil,mas que o Sporting entra para ganhar.
Como é que iniciamos a época com autenticos pesos mortos (Paredes,Farnerud) ,dando-nos ao luxo de deixar sair Carlos Martins para o Huelva. A administração chegou a avançar com uma proposta de 4 anos para renovar contrato ao jogador, totalmente rejeitada quer por Paulo Bento quer por Pedro barbosa.
Na janela de transferencias de Janeiro, Hugo Viana podia ter regressado ao Sporting.
Foi considerado um jogador não interessante por Paulo bento ,tendo-se gorado essa hipotese.
Mas este poder só existe num clube onde os seus dirigentes teem uma totalmente ignorancia em relação ao meio em que estão envolvidos. Já lá vai o tempo em que só treinador é que manda. Ou melhor devia ir , porque em Alvalade ainda é assim. Veja-se o caso do activo Vladimir Stjokovic ,que ninguém ainda percebeu porque não joga,falando-se já num muito possivel interesse do FC Porto pelo jogador.Teremos mais oferenda a um grande rival? Quem assume a responsabilidade se Carlos Martins for para o Benfica? Já não chega Quaresma e Simão?

A época que vem a caminho...

Não sei o que pensa fazer Soares Franco,mas as pessoas devem mudar todas! E digo mesmo todas! Ribeiro telles,Pedro barbosa, Paulo Bento e restante equipa tecnica (excepto carlos Pereira e Leonel Pontes).

Temos efectivamente que recrutar alguém que ponha aquela estrutura toda a funcionar,e que faça ponte para a academia. Alguém me explica porque é que o Sporting sendo um grande formador de extremos de qualidade(Nani,Ronaldo,Figo,Simão,Quaresma,Pereirinha...),joga na sua equipa principal num sistema em que não cabem extremos?
Esta é até uma das razões para Bruno Pereirinha só ao fim de 1 ano meio,começar a mostrar todo o seu potencial! Ele que era um extremo diabolico nos juniores, joga agora ou a lateral direito ou a médio interior direito.

Faço inclusive uma sugestão para a pessoa que na minha optica deveria organizar todo o nosso futebol: Lazlo Boloni! Dentro das 4 linhas nunca me pareceu um grande estratega,mas em termo organizativos era um exemplo! Sendo ainda muito conhecedor do mercado de jogadores.(foi ele que descobriu Cech e Isaksson,pra dar apenas dois exemplos)
A partir daqui teriamos que dotar o departamento com gente nossa! Gente como eu e como vocés que leem este blog,gente sportinguista! Manuel Fernandes é obrigatório,nem que seja só pra mostrar o que é um simbolo de Sportinguismo!(sou suspeito dado que é o meu idolo de juventude e a minha maior referencia de Sportinguismo) E depois temos muitos:
Sá Pinto, Litos, venancio, Mario Jorge....Havendo muitos mais nomes.
Obvio que ser Sportinguista pode não ser sinonimo de competencia, mas qualquer um destes nomes teriam algum valor a acrescentar.
E qual o Treinador? Obviamente a estrutura deve sempre decidir , mas nomes como Manuel José, Carlos Carvalhal (deu 4 banhos tacticos a Paulo Bento) seria bons nomes ,isto se o objectivo fosse continuar a não gastar muito dinheiro num treinador.
Agora por esse mundo fora existem muitos com capacidades provadas ,que a nos poderiam garantir seguramente qualidade. Basta abrir os cordões á bolsa.
Apenas mais uma sugestão: Deve ser a sad a decidir os jogadores,com apoio do treinador,mas a sad terá que ter sempre a ultima palavra. Já chega de á custa de treinadores o Sporting continuar a deitar fora jogadores de inegavel qualidade,por embirração ou por capricho!

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em grande parte do texto...nao sei é se o Boloni seria bem trecebido pelos sócios mas sendo com funções de coordenação talvez sim, fosse uma boa hipotese. Quanto aos treinadores penso que neste momento e devido ao dinheiro, que nao o temos,um treinador portugues como Manuel Jose seria o ideal para o nosso Sporting, com uma rectaguarda formada por Manuel Fernandes e Sa pinto.Agora como se especula sobre a eventual saida de Moutinho e Miguel Veloso, sei por fonte muita proxima do jogador que Rocemback está uma pessoa totalmente diferente pois casou-se e ja se deixou da boemia, seria uma boa contratação para além da de Vidigal; o nosso meio campo por um lado ganhava em força e peso e maturidade. Preciso que me digam algo sobre Abrantes Mendes, a voosa opinião.

Anónimo disse...

Concordo com a maioria do texto... A minha opinião acerca de Carlos Freitas não é tão boa como o que aí foi escrito mas também sei que a culpa não foi só dele. Nós já abrimos os olhos e identificamos quem está a mais no nosso clube. Os nomes de Sportinguistas que aqui foram falados para no futuro integrarem a estrutura leonina são da minha parte pessoas, Homens e acima de tudo Sportinguistas que fazem falta para devolver a mística que falta ao nosso clube.
A solução passa por fazer cair esta direcção que todos já percebemos afunda cada vez mais o Sporting... Seja de que maneira for!!

Anónimo disse...

excelente texto do nmc.

o futuro passa, necessariamente, por varrer a escória, o refugo, o bagaço roquetista que está a DESTRUIR o que levou mais de 100 anos a erguer. e não é apenas o futebol que está de rastos; é o Sportinguismo. os sócios estão a fugir, as crianças começam a olhar para norte, até alguns fanáticos falam em abandonar o barco.
não pode ser! precisamos de todos, de preferência com as quotas em dia, para devolver o Sporting aos Sportinguistas. vamos à luta!!!

Anónimo disse...

Uma razão para o Sporting jogar sem extremos? É só uma, mas é decisiva: Liedson

Anónimo disse...

Bom texto.

Andam aí uns blogues, de pessoas muito inteligentes, muito importantes, que sabem tudo o que se passa no domínio da gestão do Sporting, a agitarem a realização do Congresso para que se defina o que se quer para o futuro do nosso clube.

Eu, apesar de estar de acordo com a realização do Congresso, não preciso do Congresso para saber o que quero para o Sporting: quero uma AG o mais urgente possível para os actuais dirigentes mostrarem as contas do nosso Clube e serem proibidos de alienar mais um m2 que seja, sem autorização da AG do Clube. E se não gostarem das decisões que se demitam e convoquem eleições, porque nessa altura de certeza que aparecerão candidatos credíveis.

Tem de ser definida a politica desportiva do Clube (obviamente essencialmente o futebol) o mais urgente que nos seja possível, porque a próxima época já devia estar praticamente toda preparada nesta altura do ano, e eu não gostava nada que as pessoas que prepararam a época actual fossem as mesmas que vão preparar a época que vem

Saudações Leoninas

Mike Incubus disse...

Deixo aqui um repto, porque acho que se fala muito e faz-se pouco. Que acham de organizar uma manifestaçao á porta do estádio? Pedir a demissao daquela gente toda. Mesmo que nao se consiga esse objectivo logo, pelo menos as águas agitam-se mais. Pq cada dia que passa pior. Pensem bem nisto, uma manifestaçao com algumas centenas de adeptos bem organizada iria mexer bem fundo na questao.