terça-feira, maio 11, 2010

Carta aberta a João Moutinho

Caro João,

Quando ontem, o tipo que segurava no chapéu de chuva do Alex Fergusson terminou a divulgação da convocatória para o Mundial da África do Sul, foi de ti que logo me lembrei.

Não tenho duvidas que era o teu sonho. Tal como o de qualquer outro jogador profissional de futebol. É o apogeu do futebol! E tu, que havias feito toda a fase de qualificação, devias legitimamente estar à espera de ser seleccionado.

Imagino o que estás a passar… Terá sido uma espécie de murro no estômago que nos faz vergar os joelhos e cair ao chão.

É incrível como em fases de qualificação, em convocatórias de 18 ou 19 jogadores sempre souberam contar com o teu esforço e dedicação para representar a selecção. Souberam faze-lo, quando a época estava em período de decisões e o desgaste físico era enorme. Recordo, por exemplo, de te ver no Aeroporto Bósnio a ser cuspido e insultado em Português. Recordo, ver-te quase de uma forma estóica aguentar tudo isso e todo esse desgaste físico e psicológico sem dar parte fraca… secalhar, até em prejuízo do Sporting e de ti próprio…. Mas agora… agora que a convocatória é de 23/24, o teu nome já não é valido.

Fico triste por ti. Não só por seres o capitão do meu clube, mas também por reconhecer em ti, qualidades que vejo em muitos poucos jogadores: A capacidade de dar tudo em prol da equipa, mesmo quando não se joga bem.

Deves sentir-te traído… é compreensível. Mas o futebol é mesmo assim João… os interesses extra futebol, têm tendência a prevalecer quando quem dirige não tem carácter.

Gostava sinceramente que não saísses do Sporting. Espero continuar a ver-te no nosso Sporting a envergar a braçadeira de capitão. Espero que aproveites a ocasião para recuperares desta época desgastante. Que aproveites para passar mais tempo com a tua mulher e a tua filha. Que aproveites, para voltar em força e mostrar a todos o teu real valor… tenho saudades daquele menino de 18 anos com tiques de “Figo”.

Que te sirva de consolo o facto de não serem só os Sportingusitas a estranhar a tua ausência. Em Espanha, falam que “pior que trocar Moutinho por Zé Castro, só mesmo trocar Cristiano Ronaldo por Nunes”. Por cá, não somos só nós, os Sportinguistas. Braguistas, portistas, benfiquistas… enfim, Portugueses, todos estranham a tua não convocatória, ainda que todos achemos, que esta época podias ter feito mais.

Não és no entanto o único. O Rui Patrício, que é a “promessa” do futuro, foi preterido a um tipo desconhecido, de 27 anos, sem lugar no Bochum e que em 9 jogos no Iraklis sofreu 7 golos… um Guarda Redes que nem com os pés sabe jogar. Parece que o Queiroz também prefere um tipo com o cabelo estranho, outro de bigode estranho e outro…. todo ele estranho, ao Carriço, que fez todos os escalões da selecção na Selecção e uma época bastante sólida no Sporting. O Ruben Amorin, que joga em duas posições do meio campo e a defesa direito, sempre sem comprometer, também não teve lugar… vai o Miguel, que pouco defende, ataca cada vez pior e a única habilidade que tem é a pontaria para acertar nos peões e o coleccionismo de processos disciplinares. Vai também o Paulo Ferreira, com 31 anos, suplente do Chelsea, interveniente em vários golos sofridos pela selecção, como por exemplo, frente à Alemanha. O Deco, que não faz 90 minutos seguidos desde 2007, vai ser o único Médio organizador digno desse nome. Para o substituir, vai tentar adaptar-se um Danny, que é extremo ou um Simão, que é outro extremo… Talvez até Tiago, o Bidón de Ouro Italiano, trinco, que foi para o Atlético de Madrid coxo, esteve lesionado meia época e apareceu agora para fazer a ultima meia dúzia de jogos e justificar a chamada. Nada de Moutinho e Carlos Martins….

Resumindo e baralhando. Levamos centrais para fazer de trincos. Trincos para fazer de médios. E extremos para fazer de organizadores. Para alem disso, levamos o Pepe, pois segundo parece, existe um centro de fisioterapia muito bom em Cape Town que lhe vai dar ritmo de jogo em 6 horas.

Por isso João, não fiques triste. Tens 23 anos e a tua carreira ainda agora começou. Podes tranquilamente fazer ainda dois mundiais… não te preocupes, este individuo não fica lá muito tempo, porque infelizmente, cheira-me que vamos ser de novo enxovalhados, pois em vez de levarmos os melhores, insistimos em levar os que melhor “lhe convêm”.

Sabes que mais João, vamos ser espertos, a convocatória tem de facto um nome a mais: Carlos Queiroz.

Nelson Vicente dixit

4 comentários:

Rui Cunha disse...

Lendo o Post é realmente triste ver alguem que dá tudo de fora do Mundial.

Queiróz avisou que talvez desiludi-se alguem Moutinho foi um deles. Mas deixe que lhe diga uma coisa: tirando a minha camisola do Sporting o Moutinho fez uma época miserável não acha? Não tá em causa a má época de Deco, Tiago, Meireles etc... mas Moutinho pelo que mostrou este ano não merecia lá estar. Talvez se me falasse num Assis ou Martins diria que para eles foi injusto para Moutinho foi o culminar de uma época muito fraca certo??

Ondaleonina.blogspot.com

sara_scp28 disse...

Obrigada por teres escrito os sentimentos que eu sinto neste momento nesta carta. Não acrescentava mais nada. Está tudo dito.

Carlos Rafael Andrade Cruz disse...

Está muito bem...só falta dizer uma coisa: João, devias fazer um comunicado a informar que enquanto este seleccionador estiver à frente da selecção, não tens disponibilidade para ser chamado!Sinceramente era isto que eu fazia!

Anónimo disse...

sabes que mais moutinho? jogasses melhor pelo sporting e tivesses honrado a camisola....