segunda-feira, setembro 28, 2009

Comunicado Oficial AAS - Crónica de um desastre anunciado

Mantivemos, propositadamente, o silêncio antes do encontro FC Porto - Sporting Clube de Portugal no que à nomeação do árbitro diz respeito. Na verdade, e numa alusão a tudo o que vem sucedendo nos últimos tempos, nenhum de nós, sportinguistas, poderia ficar surpreendido com a nomeação de Duarte Gomes.

Vitor Pereira é o lider do corporativismo do apito e presta um péssimo serviço ao futebol nacional. Quem devia contribuir para o incremento da verdade desportiva, para a transparência e para a credibilidade do desporto faz precisamente o contrário. Esta é a nossa avaliação de adeptos do desporto-rei.

Esta nomeação começou por ser uma crónica de um desastre anunciado que, infelizmente, se comprovou plenamente.
Estamos solidários com a equipa técnica do Sporting Clube de Portugal no que a este caso diz respeito e entendemos que, à luz de recentes decisões da Comissão Disciplinar da Liga, o treinador do Sporting não tem razões para ser castigado, dado existir “causa de exclusão de culpa”(1). Pese embora, em termos disciplinares, poder existir “comportamento ilícito”(1 ) verifica-se igualmente um “estado de necessidade desculpante” (1).

Não se pretende, com tal tomada de posição, encontrar uma forma de desculpabilizar resultados, mas antes escalpelizar situação recorrentes que não podem continuar a suceder no futebol português, a bem de todos os intervenientes: adeptos, jogadores, treinadores, dirigentes e patrocinadores.

Paulo Bento tem razão quando diz que o Sporting é muito simpático. Está na hora dos sportinguistas assumirem, todos, o seu grau de participação nessa simpatia e saberem ser menos simpáticos com quem não o merece, no dia a dia, com reflexos já no próximo jogo em casa para a Liga.

Comité Executivo
Associação de Adeptos Sportinguistas
www.aasporting.com

(1) Expressões retiradas do acordão da Comissão Disciplinar da Liga, relativo ao processo que envolveu o árbitro Duarte Gomes no caso de agressão ao treinador de guarda-redes do Sporting Clube de Portugal, Ricardo Peres.

11 comentários:

Anónimo disse...

Custa ver o nosso presidente ainda não se ter pronunciado acerca do caso Duarte Gomes e apenas a SPORTING SAD ter enviado para a comunicação social um comunicado,é nestas alturas que o lider se deve assumir e não refujiar-se nos comunicados,a postura tem de ser dura e dizer basta a estes senhores do apito!

Anónimo disse...

O comunicado já vem tarde pois durante semana passada os derigentes da sad não disseram nada e confiaram no lider da arbitrajem victor pereira e no arbitro nomeado,apenas Dias ferreira e Rogério alves falaram acerca da nomeaçao criticando-a,é lamentável ter um director desportivo não ter vindo a publico falar da nomeação e ser o presidente da A.G e um conselheiro leonino dar a cara pelo clube por isso este comunicado já vem fora do prazo pois os estragos já foram feitos e vão continuar porque o clube tem medo de enfrentar o poder instalado.

Nuno Manaia Costa disse...

Caro anonimo,


da-me ideia que esta a misturar o comunicado da AAS com o comunicado do SPorting!

Anónimo disse...

Caro nuno tudo o que se escrever agora sobre o caso duarte gomes vem tarde demais como foi o comubicado da sad e tambem o da AAS,agora toda gente fala do caso mas quando era preciso apenas o presidente da a.g e o os conselheiros leoninos rogério alves e rui oliveira e costa falaram,foi pena a aas só ter reagido agora mas a culpa é apenas da direçao do clube pois devia ter defendido o clube e se possivel ter jogado sobre protesto. Não se trata de misturar os comunicados. Já agora pedia que AAS na próxim assembleia geral que pedisse a expulsão do associado victor pereira do nosso clube.

Nuno Manaia Costa disse...

Então explique-me uma coisa??

Na sua opinião deveria ter falado toda a gente antes do jogo ? Nao chegou ter falado o Rogerio alves, Rogerio de Brito e Dias Ferreira? QUantos mais eram precisos ter falado? 20? 50? E o que mudaria?

E já agora ...será que foi por causa do arbitro que perdemos? É que a mim este caso tambem ja me parece com excesso de drama!

Quanto á expulsão de Viotr Pereira de Sócio, é facil nesta altura ter-se uma opinião favoravel, e é provavel que a AAS o faça...Eu enquanto cidadão acho que não se expulsa assim um associado tão facilmente , para mais quando Vitor Pereira tem 52 anos de sócio!

Anónimo disse...

Caro NUNO a unica pesssoa que devia ter falado era o lider do clube o nosso presidente pois a postura devia ter sido mais dura em relação á nomeação.Tambem sou de acordo que não perdemos por causa do árbitro mas sim por culpa das teimosias do nosso treinador.Quanto á expulsão de victor pereira de associado queria lhe perguntar a si caro nuno se ele durante os 52 anos de sócio honrou os designios do clube como o ESFORÇO,DEDICAÇAO DEVOÇÃO E GLORIA? Quando se é cinquentenário não se pode ter vergonha do clube, e este senhor destila ódio pelo clube á vários anos.

Anónimo disse...

manaia,

como correu a reunião de sexta-feira passada com o presidente do Sporting?

Nuno Manaia Costa disse...

Caro anonimo das 10H47,

Para mim o Sporting fez o que tinha a fazer antes do jogo com o Porto... Criticavel apenas o que sucedeu depois do jogo , permitindo a exposição do Treinador,e lançando um comunicado na minha optica fraco.

Quanto á expulsão de seja quem for de associado do clube, pois continuo a achar que no dia em que se expulsar alguém por motivos destes , fica aberto um precedente muito grave, e se calhar até em cima de si esta questão poderá cair!

Por uma questão de suspeição ,Duarte Gomes não deveria ser nomeado para este jogo, tendo em conta o processo que decorre, no entanto também acho que não foi por ele que perdemos. Temos razão de queixa? Temos sim Sr!

Quanto a Vitor Pereira....Seria interessante ouvi-lo ,para perceber os seus motivos!!!

Nuno Manaia Costa disse...

Anonimo das 12H52,

correu bem sim Sr.

Anónimo disse...

chegaram a que conclusão? ele conseguiu convecer-vos a ficarem calados??? espero que nao!

Nuno Manaia Costa disse...

Anonimo das 16h35,,
a reunião era sobre se ficavamos calados ou não?

DEixe-me esclarecer-lhe 2 coisas:
1º seria de bom tom que se identificasse.
2º Se nao sabe de que se tratam conclusões ,não faça figura de parvo,e fique calado!