domingo, novembro 02, 2008

Não foi uma vitória qualquer...

O Sporting conseguiu nesta 7ªJornada da Liga Sagres, uma importantíssima vitória num campo muito díficil, relembro que o Rio Ave já esta época parou os outros dois grandes no seu estádio arrancando empates e fazendo perder pontos Benfica e Porto.

Mas mais que uma simples vitória, pode ter sido um pontapé na crise, pois as circunstâncias actuais, em que se discute problemas internos no clube e se perspectiva como será o seu futuro; e a constante falta de qualidade futebolistica com pobres exibições de futebol que esta equipa nos tem presentiado aliado a problemas no balneário, fazia antever dificuladades nesta deslocação ao Norte.

Estou em querer e é a minha opinião, que foi o melhor jogo que o Sporting fez esta época para a Liga Sagres, desde o primeiro minuto o sporting mandou no jogo, nunca permitindo ao Rio Ave grandes espaços, a equipa revelou personalidade, rigor, concentração e uma grande disponibilidade colectiva, algo que esta época ainda não tinhamos visto e que nos pode alavancar rumo aos oitavos de final da liga dos Campeões já na próxima terça-feira contra o Shaktar no qual todos nós vamos comparecer apoiando o nosso Sporting.

Mas escrevia eu que esta não foi uma vitória qualquer, pois minutos antes o Porto afundava-se uma vez mais na depressão Jesualdo Ferreira e nós tinhamos tudo para escorregar também mergulhando na crise Paulo Bento, bem à vista estava tudo cozinhado para deixar fugir a àguia ruma á liderança, com alguma folga e deixando os restantes rivais a olhar para dentro sem soluções à vista...Assim serve esta vitória não só para somar mais 3 pontos, mas para passar o Porto e pressionar o Benfica para falhar Domingo em Guimarães assim Deus queira, mas há mais, esta vitória que aliada a um futebol mais agradavel talvés nunca visto esta época, trás tranquilidade à equipa e adeptos numa altura importante onde vamos receber o Shaktar e uma vitória coloca-nos nos oitavos de finais á 4ªjornada com duas ainda por realizar o que seria bastante positivo, perspectivando-se uma reconciliação entre equipa e adeptos já nesta terça-feira onde o estádio poderá ter mais apoiantes do nosso Sporting que nos últimos jogos que por lá vimos, e este parece-me ser de facto o grande ganho que podemos ter com a vitória/exibição ontém alcançada...

Quanto ao Jogo e á equipa queria destacar:

Parece-me a mim bastante evidente que o Sporting ganha muito em deslocar o Rochemback para a posição 6, pois este lê muito bem o jogo e solta a bola na hora certa, fazendo valer a sua grande capacidade de passe e é nesta zona que pode impor o sua superioridade física no confronto com o adversário, quando encostado à linha perde protagonismo, e acaba por se esgotar fisicamente, pois não é um jogador que use a velocidade.

Não temos melhor central do que o Caneira, pois com ele no centro da defesa tivemos o melhor período na "era Paulo Bento", faz na minha opinião boa dupla com Polga, marca bem, tem grande sentido posicional e joga bem de cabeça.

Para quando retirar Romagnoli do onze? Este jogador mesmo em forma não faz a diferença, em baixo de forma é um jogador mediocre, não me lembro de termos tão mau Nº10 no Sporting, El Pipi não defende permitindo que os medios defensivos adversários ganhem superioridade numerica no meio campo, fragelizando a nossa equipa, já no plano ofensivo não ganha no 1x1 nem provoca desequilibrios no último terço do terreno, o Losango funciona mas quando todos os vértices trabalham, pois é muito exigente nas compensações.

Há muito que falo no sub-rendimento de Moutinho, talvés porque não tenha motivação para jogar no sporting, a verdade é que a sua influencia no jogo não é a mesma do ano passado, e exige-se umas visitas ao banco de suplentes, se tivessemos um treinador a sério este menino para além da retirada da braçadeira de capitão já tinha ido ao banco ganhar vontade de jogar á bola...

Gosto muito do Derlei, a sua determinação, luta e entrega ao jogo fazem dele um exemplo a seguir na vontade de ganhar, mas ontem uma vez mais perdeu-se na sua personalidade e perjudicou a equipa numa altura complicada fazendo acreditar e crescer o adversário na busca de revirar o resultado, já no final da época anterior teve comportamento semelhante, impõe-se aqui um castigo exemplar, é aqui que a disciplina de Paulo Bento deve aparecer...

Nunca concordei com a opção de Patrício na Baliza, não só porque continuou a pensar que temos melhor GR no plantel, mas porque foi cometendo erros atrás de erros o ano passado com várias exibições deprimentes, este ano o miúdo está mais seguro, ontém mais uma boa exibição, revelando estar mais concentrado, seguro e maduro.

Quanto às opções iniciais, uma surpresa Pedro Silva que não tendo comprometido, também não provou ser opção válida nomeadamente quando se apresenta em dificiente condição física(leia-se gordo) e pergunto como é que Paulo Bento não só permite que este jogador esteja nestas condições como ainda o coloca no onze inicial...Não entendo porque continua a teimosia em não colocar Pereirinha a lateral.

Queria destacar ainda a arbitragem, Jorge Sousa que manteve a sua dualidade de critérios, expulsa e bem derlei, mas no minuto seguinte deveria ter seguido o mesmo criterio com o jogador do Rio Ave em comportamento semelhante, contei 4 foras de jogo mal assinalados ao Sporting e pelo mesmo fiscal de linha, um deles deu golo anulado, e eu pergunto como é que este senhor erra 4 vezes prejudicando a mesma equipa? Estranho no mínimo....

Notas Negativas:
Nulidade de Romagnoli; Deficiente condição física de Pedro Silva, Indisciplina de Derlei.

Notas Positivas:
Liédson a resolver; voz de comando de Rochemback; Regresso de Caneira ao seu lugar.

Nota final: Terça-Feira todos os caminhos vão dar a Alvalade, precisamos de todos os Sportinguistas a apoiar o Sporting, lá estarei...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ganhámos e bem e para terminar em beleza era os fdp perderem em guimarães

Terça vamos ganhar e seguir em frente na liga dos campeões

saudaçoes leoninas