terça-feira, abril 22, 2008

Um passo para o futuro...

Caros amigos,

Venho pelo presente anunciar que foi registada, no passado dia 9 de Abril, a Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS - lê-se "ás"), da qual faço parte.

Os nossos principais objectivos passam por dinamizar aquilo que hoje consideramos totalmente letárgico - o associativismo no desporto e a realização individual do direito à opinião e à participação cívica naquela que é, hoje, uma das maiores associações desportivas do país - Sporting Clube de Portugal.
Neste sentido, procuraremos organizar eventos de debate de maior ou menor dimensão, consoante os objectivos que se pretendam atingir e que passam por Conferências, Seminários, Fórum ou Congressos. Eventos onde a liberdade de opinião seja um factor determinante.
Desta forma, esperamos que as pessoas sintam que a sua participação na vida do clube ainda é possível e que ainda conseguem fazer chegar a sua visão a alguém, ao mesmo tempo que se incentiva o debate sobre o Sporting Clube de Portugal, procurando trazer as pessoas de volta à vida do clube e à discussão do mesmo. Este é o factor fundamental para a Associação ser de adeptos e não apenas de sócios. É do entendimento comum que o SCP perdeu imensos sócios nos últimos anos e, com isso, parte da sua massa crítica. Com este projecto, procuraremos trazer os adeptos de volta ao debate e, quem sabe, por via de novo envolvimento na vida do clube, estes mesmos adeptos se pretendam (re)filiar no SCP.
A preocupação com o estado dos diversos núcleos do Sporting está também nas nossas cogitações, sendo que para o efeito procuraremos dinamizar acordos com diversas entidades, por exemplo, do sector dos transportes (ex: CP) para que os sócios da AAS tenham descontos para irem ver o Sporting, seja a Lisboa, a Setúbal ou a Guimarães.

Adicionalmente, iremos promover eventos de lazer, designadamente ao nível de jantares-convívio celebrando determinadas efemérides, para promover o Sportinguismo e a História do clube.

Ao nível interno, manteremos o carácter crítico, incisivo contudo objectivo sobre a política de gestão desportiva praticada no clube, sobretudo nos reflexos, nesta, decorrente da visão puramente economicista do Desporto em Alvalade.

Uma vez que consideramos que grande parte dos problemas de topo do futebol nacional não são exclusivos do país, antes reflexos da conjuntura económica e desportiva na Europa desportiva, estamos a trabalhar com entidades reconhecidas internacionalmente, tenham ou não um carácter similar ao nosso.

Gostaríamos que se sentisse confortável para nos enviar as suas propostas e críticas, sempre que considere adequado,bem como participar nos diversos eventos que promoveremos. Procuraremos receber o maior número de contributos e visões sobre estas problemáticas pois acreditamos que conseguiremos fazer um trabalho de superior qualidade dessa forma.

Desafiaremos outros a seguirem-nos, sobretudo a começar pelos outros dois grandes clubes nacionais...

Dia 24 de Maio está próximo...marque a tarde na sua Agenda!


NMC
Associação de Adeptos Sportinguistas

segunda-feira, abril 21, 2008

Era uma vez...

Era uma vez, em 1906, um jovem que tinha um sonho: Criar um grande clube, capaz de ombrear com os maiores da Europa, com forte espirito ganhador e ambição.E assim foi, o sonho tornou-se realidade e o Clube nasceu. O jovem era José Alvalade e o clube Sporting Clube de Portugal.

Era uma vez um clube de 34 modalidades ( hoje são 22 ).Era uma vez um clube com mais medalhas e vitórias em competições olímpicas. Era uma vez o 2º clube com mais títulos Europeus. Era uma vez um clube invejado. Era uma vez um clube dos 5 violinos, do Peyroteo, do Juca, do Damas, do Manuel Fernandes, do Jordão, do Sá Pinto, do Figo, do Cristiano Ronaldo. Era uma vez um clube do Carlos Lopes e do Fernando Mamede. Era uma vez um clube do Ramalhete, do Livramento e do Realista.Era uma vez um clube do Joaquim Agostinho. Era uma vez um clube de referências.Era uma vez um clube ambicioso. Era uma vez um clube com sede de ser sempre 1º. Era uma vez um clube de exigência e de superação. Era uma vez um clube dos sócios. Era uma vez um clube de sonho!
Tu vais deixar que este sonho acabe?

Falta de Atitude recompensada com 2 dias de folga!

Pois é... Hoje dia 21 de Abril e amanhã 22 de Abril , o plantel profissional do Sporting gozará 2 dias de folga ,isto após o brilhante "empate" por 4-1 no campo do ultimo classificado,que até ao momento tinha feito apenas 7 golos em casa! Ontem meteu 4! Com direito a golos de calcanhar e tudo!

Tempos houve em que fui ilibando Paulo Bento de grande parte dos problemas que se iam passando,mas já de algum tempo que não dá mais!
Ninguém entende porque desapareceu Pereirinha do mapa,quando Abel se arrasta autenticamente!
Mas o mais grave, é que já todos sabemos que as primeiras partes são para esquecer! E sorte vamos tendo quando aguentamos o 0-0 ao intervalo! Não vamos seguramente assistir a muitos mais episódios iguais ao de 4ª Feira! Como Paulo Bento disse ontem,"Não é sempre Natal!"
Para além do já citado caso Pereirinha ,aparece o do Guarda Redes,que não nos cansamos de focalizar! Stojkovic não está de castigo,porque me quer parecer não constar qualquer processo disciplinar em actividade. E a minha leitura não pode ser mais clara: Desde que Tiago regressou,o Sérvio é o 3º GR do Sporting. Isso mesmo ,aquele que é GR titular da selecção Sérvia ,nem lugar no banco do Sporting tem! Haja Fartura!
Acho que no Sporting não tem que existir condescendencia com a indisciplina ,e quem quebra os regulamentos,deve ser punido com o que dizem nos regulamentos internos :Processos disciplinares e multas.
Alguém ouviu falar de algum dos casos? Não! Pois então no Sporting ,com complacencia dos seus dirigentes, aqueles que se portam mal não jogam! Independente do seu valor!

Eu sei que tenho batido em demasia neste tema,mas é escandaloso demais! Como já disse em tom de brincadeira,o Patricio e o Tiago ,não servem sequer para engraxar as botas do Sérvio,mas para o treinador do SPorting não passa de 3º GR.
Vá lá que Patricio ultimamente nos tem poupado dos Frangos que andou a dar com regularidade,mas a sensação que fica é que cada bola que vá á baliza,vai lá pra dentro!Foi assim 4ª feira , foi assim ontem!

Depois temos o fio de jogo que esta equipa apresenta que não é nenhum! Jogamos pouco ,muito pouco ! E vamos vivendo de milagres esporadicos que acontecem dentro dos jogos em curtos periodos! Já com o Nacional da Madeira foi igual,jogamos durante 15 minutos!

Independente desta equipa conseguir até o 2ª lugar(que não merece!!!!) e ganhar a taça(só por milagre!) , o Sporting precisa de reestruturar o seu plantel ,quer a nivel de jogadores, quer a nivel de treinador(Paulo Bento deve sair) ,e sobretudo a nivel de estrutura do futebol e de quem manda nele! E ai Ribeiro Telles e Pedro Barbosa devem cair!

Por falar em Barbosa,alguém acreditou mesmo naquela entrevista que ele deu no jornal do SPorting? Cheirou tanto a falso que nem sequer a abordei aqui!

Para terminar ,já repararam que uma das contratações de Janeiro com o regresso de Derlei e Djaló deixou de ser opção? Mesmo com um jogador que já não jogava á 7 meses!
Nada que não tivessemos avisado!

Entretanto que se esqueça a atitude e o resto ,porque veem ai 2 dias de folga! Haja Vergonha!

domingo, abril 20, 2008

Miseravel! Simplesmente vergonhoso!

Sou obrigado a dar razão aqueles que dizem que o anormal foram os ultimos 22 min do derby de 4ª feira. E com outro treinador no banco dos lampiões provavelmente o milagre não se operava! Atitude miseravel,escolhas muito duvidosas do nosso treinador! (Pereirinha desapareceu do mapa,perante um Abel que se arrasta!)

Empatar 4-1 no campo duma equipa da 2ª divisão é de facto muito mau, e alguém tem que tirar consequencias! Não ganhamos um jogo ao Leiria!
Esta equipa não tem fio de jogo, não tem atitude! Já na 4ª feira atitude só houve na 2ª parte. Não entendo porque damos sempre 1 parte de avanço! E isto só pode ser do treinador!

Um rude golpe no que parecia ser um resuscitar!

VERGONHA

quinta-feira, abril 17, 2008

Épico!




Não vou falar daqueles que jogaram melhor,daqueles que jogaram pior! Não falo da desilusão que sentia ao intervalo! Não vou falar do facilitismo que tivemos durante a 1ª parte,talvez por culpa do nosso treinador!Porque o SPORTING e a sua massa associativa são muito maiores que um eu ou um tu! Que um Soares Franco ,ou um pedro barbosa qualquer!

Venho apenas agradecer áqueles que dentro de campo estiveram,e á sua equipa tecnica,que nos possibilitaram viver uma noite como á muitos anos não viviamos!

Isto sim é o SPORTING por que tanto lutamos!

Aos jogadores e equipa técnica,a todos o nosso muito obrigado!!!!!

AMO-TE SPORTING !!!

quarta-feira, abril 16, 2008

Reforços

Caros Sportinguistas,

no inicio da criação deste blog, lançamos aqui um desafio. Com um orçamento de 20 milhões encontrar reforços para o nosso plantel. Na altura, entre outros, apontei Rolando como bom reforço, alèm de terminar contrato este ano. Longe de ser um visionário, considero-me apenas atento, mas quem gere o nosso clube,deve ser dotado de uma capacidade sobrenatural para descobrir jogadores onde mais ninguêm compra. O futuro ficará encarregue de provar se eu tinha ou não razão.

Saudações

P.S. coloquei em comentário, reforços que apresentei na altura, a 3 de Janeiro.

segunda-feira, abril 14, 2008

O jogo de uma vida

Depois de mais uma vitória sem brilho, com jogadores em clara baixa de forma, que até o mais distraído dos sócios consegue perceber, vem aí o jogo de uma vida!
Jogo de uma vida, porque perder com o sport lisboa nem a feijões, e jogo de uma vida para quem joga em frente ao Colombo, assim ordenou o presidente Luis.
Apesar do nosso Presidente continuar a insistir que um 2º lugar é melhor que qualquer taça, eu digo que esta taça e este jogo é tão importante como conquistar o 2º lugar. È fundamental, que quem naquele balneário conhece um pouco que seja da história do n/ clube passe a mensagem do que significa este jogo.
Seja qual for o resultado, uma coisa é certa, esta época está para ser catalogada entre negativa e miserável.

Ùltima nota, para os cerca de 2.000 míudos, presentes ontem em Alvalade, que teimosamente continuam a ser e a gostar do nosso grande Sporting! Continuem, não desanimem míudos!

domingo, abril 13, 2008

Porque recordar é viver...



Uma grande equipa do Sporting esta de 1984/85!Em cima e da esquerda para a direita estavam:zezinho,Jordão,Venancio,Oceano,Antonio Oliveira e Vitor Damas; Em Baixo:Mario Jorge,Sousa,Manuel fernandes,Jaime Pacheco e Carlos Xavier.

Lembro-me como se fosse hoje aquele trio de ataque que fazia miséria e que até hoje não me lembro de voltarmos a ter um de tão elevada qualidade: Antonio Oliveira,manuel Fernande e Rui Jordão! Recordo uma tarde de Domingo em que o Sporting de Braga saiu de Alvalade com o expressivo 8-1!

Quando?

DEpois de ouvir as declarações de Pinto da Costa em Setubal, pergunto-me : Quando é que o Sporting terá um Presidente ou um Dirigente que defenda assim o nosso Sporting?
QUANDO?????????????????????????????????

sexta-feira, abril 11, 2008

Prioridades...

Lá se foi mais um objectivo!
Um Sporting que se esperava que entrasse a todo o gás, fez uma 1ª parte em que mais parecia um gatinho.Os numeros não enganam ,e durante os 90 minutos conseguimos acertar na baliza apenas por 2 vezes. No entanto o "visionario" do nosso Presidente conseguiu ver durante a noite passada ,um jogo em que o Rangers foi MASSACRADO!!!

Depois de declarar que a era melhor ser 1º dos ultimos no campeonato do que a Taça Uefa, ontem ,Soares Franco provou que não está claramente na posse de todas as suas faculdades. Ou então ...bem então prefiro ficar calado!

Este espirito derrotista,parece começar a ter adeptos, e até o nosso Vukcevic já diz que o tal 1º dos ultimos é mais importante do que a taça de Portugal!!!

Gostaria que existisse alguém dentro do nosso clube que transmitisse a jogadores,tecnicos e dirigentes que quarta-feira contra o clube de Carnide, os Sportinguistas jogam o jogo da época! O jogo que lhe permitirá até ao proximo campeonato,andar de cara levantada ...ou não! Alguém que explique a estes imbecis todos que proliferam pelo nosso clube o que significa para nós ganhar um derby ao indios! É seguramente complicado quando temos o presidente que temos, quando temos directir desportivo que temos,e quando temos o capitão que por sua vez se revé no actual director desportivo! Tudo gente que de Sportinguismo... Mais uma vez prefiro ficar calado!

Mas eu é que estarei enganado! Porque não mudarmos as mentalidades, e em vez de irmos para rua festejar titulos, porque não começar fotocopiar os balanços da sad , os cash flows positivos , e ai sim mostrarmos que somos os maiores, porque os nossos resultados liquidos já são positivos á 4 semestres seguidos!
É isso mesmo! Vou substituir já no meu escritório os posters do Manel, do Damas, das equipas campeãs de 81/82 , 99/00 e 01/02 , pelo relatorio de contas do exercicio anterior!
Que orgulho que tenho! Quero lá saber que o Porto já tenha mais 5 titulos de campeão! Quero lá saber que o Setubal tenha ganho a taça da liga,quero lá saber da Uefa! Eu quero é o 2º lugar, para assim podermos ter muito dinheiro , para assim o podermos gastar em jovens promessas ( Tiuis, Purovic,gladstone,etc)! E gastarmos em GR titulares da Servia, para depois os pormos na bancada, a render tipo deposito a prazo!

Não ganhem o derby de quarta -feira e vão ver o que vos acontece!