quinta-feira, abril 03, 2008

UEFA

Que hoje se escreva mais uma página de sucesso na nossa história!
Façam das vossas fraquezas forças e mostrem a verdadeira raça do Leão!
Os corações de todos os Sportinguistas estarão hoje no Ibrox com vocês.

Até morrer Sporting Allez!

terça-feira, abril 01, 2008

Resultados Sondagens

Caros Sportinguistas,

o balanço ás questões aqui colocadas, não poderia ser mais elucidativo, a clara derrota desta equipa directiva e quiçá, também a técnica, senão vejamos:

O futuro presidente, na opinião,dos votantes, nunca passará por uma reeleição de Filipe Soares Franco, sendo que a sua percentagem somada à de Ribeiro Teles chega apenas aos 9 %!Elucidativo.
Teriamos uma corrida eleitorial, interessante, com Abrantes Mendes(14%), Bettencourt ( 12%),João Rocha filho (18%),Luis Duque (20%) e ainda um 5º ou 6º candidato, uma vez que a opção "outro" registou 21% de preferências.

Na vertente táctica, nova derrota do sistema actual, o famigerado losango reune a preferência de apenas 14% dos votantes. Em 5 opções fica "instalado" no 4º lugar! Será esse o nosso lugar no final da época?!
Vitória esmagadora do 4x4x2 tradicional com 35%.

Por último, Izma! Claramente um jogador caro face á sua produção!
Opção de compra por 4 milhões claramente NÃO!

Saudações.

15.000 lampiões em Alvalade

Parece que a direcção do SCP disponibilizou 15.000 bilhetes aos lampiões para o jogo da taça. Medida obrigatória imposta pela federação. O Visitante tem direito a cerca de 30% da lotação.
Como medida adjacente A Torcida Verde e o Directivo Ultras XXI vão ter que ver o jogo na superior sul junto da Juve Leo.

Ainda a Figueira Foz e a conferencia antes do jogo

Vitória tranquila esta ,o que até será normal para um clube com a dimensão do nosso Sporting, não fosse a irregularidade patentiada ao longo da época ,fazendo-nos sempre crer que qualquer jogo pode ser sempre uma desgraça!
Algumas notas positivas:

-A atitude da equipa no sentido de virar um resultado que começou por ser adverso;

-O Levezinho parece mesmo estar de regresso á melhor forma ,fazendo os golos que tão bem sabe fazer.

-Miguel Veloso, ao contrario do jogo da final da taça da liga ,exibiu-se em bom plano,sendo claramente este o principal factor para a subida de produção da equipa.
Para além disso,bateu um livre de forma exemplar ,fazendo lembrar os tempos dos juniores ,onde era um marcador de livres exímio.
Não tenho alinhado pelas cristicas fortes a Miguel Veloso, por considerar que se teem exigido em demasia ,e por considerar que não foi devidamente defendido pela SAD.
Miguel está no seu 2º ano como senior do Sporting ,e após um 1º ano de afirmação, é natural que num jovem jogador a 2ª época seja mais irregular.
Miguel Veloso teem qualidades acima da média, e se esta época mais irregular tiver servido para que os tubarões do futebol Europeu tenham esfriado interesse,pois ainda bem!
Os nossos jovens jogadores devem sair de Alvalade só após terem deixado a sua marca . E a marca deixa-se com titulos! Titulos que se vejam obviamente ,e não uma taça de Portugal ou uma supertça! Titulos de campeão Nacional!

-Yanick Djaló em 2 curtas aparições fez 2 golos! Era um mal amado pelos sócios antes da lesão,justificado por exibições completamente desastrosas.
Mas tal só acontece quando se pretende que um jovem,se assuma como titular indiscutivel de uma equipa que luta pelo titulo,quando ainda não está preparado.
Djaló deve ir ganhando o seu espaço lentamente. Uma coisa tenho como certa: Não estando ainda preparado para ser titular do Sporting, Yanick é muito superior a Rodrigo Tiuí! O Brasileiro parece ser mesmo divorciado não só os golos, mas também com remates á baliza.

Notas negativas:

-A defesa voltou a não estar bem . Aqui acho que a culpa não é só de Gladstone,mas também do seu colega de posição. Tonel e Gladstone são dois centrais pouco dotadops tecnicamente e obviamente não se complementam um ao outro.
E depois Rui Patricio voltou a facilitar e ter totais responsabilidades no golo sofrido. Começa a ser demais ,e parece-me que está claramente a acusar a responsabilidade! Um jovem que até mostra potencialidades poderá estar á beira de se "queimar",dado que começam a ser muitos erros. Glasgow será um teste crucial!
********************************************************************************

Uma nota final para demonstrar a minha preocupação ainda com um tema abordado na entrevista de Miguel ribeiro Telles: O futebol neste momento está entregue a Pedro Barbosa e .........Rita Figueira! Sem palavras!
Paulo Bento na conferencia de imprensa que antecedeu o jogo da Figueira,referiu-se em tom jocoso a alguns Sportinguistas que na imprensa teem demonstrado a sua insatisfação,apelidando-os de "Profetas da desgraça"!
Quem é Paulo Bento para se referir assim aos sócios do clube??? Para mim só há uma acção a tomar: O despedimento! Já não é a 1ª vez que este Sr. falta ao respeito aos sócios do clube! É que pelos visto Paulo Bento deve ser um "profeta da bonança",que a 6 jornadas do fim está em 5º lugar!

segunda-feira, março 31, 2008

Sporting na Figueira

Apenas quero deixar 2 notas relativamente ao jogo de ontem contra a Naval.

1ª Um central do Sporting não pode jogar como Gladstone joga!Aqueles chutões para o ar , ou são sinónimo de falta de confiança, ou falta de categoria, ou talvez ambas!

2ª Faltará um nutricionista em Alvalade?! Fiquei impressionado quando vi Carlos Martins pela selecção, bem mais magro, e em contraponto, quando ontem vi Vukcevic bem mais gordo do que quando chegou a Alvalade! Basta lembra outros que andaram pelos lados de Alvalade e hoje, noutros clubes, estão bem mais leves..( Rochemback, Deivid, Alec).
Dá que pensar.

Saudações

sábado, março 29, 2008

As entrevistas de Paulo bento e Ribeiro Telles e o melhor GR de Europa

A montanha pariu um rato! Para aqueles que viram Paulo Bento na RTPN e esperavam saber qual o sentimento dum treinador que queria ganhar tudo no inicio da época e neste momento não está sequer nos 4 primeiros do campeonato. Se queriam saber qual o futuro de Liedson,se queriam saber algo mais sobre as escolhas dos GRs,se queriam saber qual o papel de Paulo Bento na escolha dos jogadores, se queriam saber qual o futuro proximo de Rabiu...Nao conseguimos saber nada!

Paulo Bento foi á RTPN defender-se,fazendo sentir a todos que a culpa dele é menor,por via da falta de dinheiro que o Sporting tem. Foi levemente atacado por Luis Freitas Lobo pelo facto de a equipa quando entra em campo não apresentar estrategia,situação com a qual diplomaticamente não concordou! O resto do tempo foi passado a discutir o esquema tactico-
Enfim nada de novo! Paulo Bento não tem culpa no cartório, e a explicação sobre o facto de não termos capacidade sequer para marcar uma penalidade ,foi de que o Chelsea e a selecção Inglesa também não conseguiram num determinado jogo.

Já hoje ,Sábado ,Ribeiro Telles dá uma entrevista ao Correio da manhã,entrevista essa vazia de conteudo,em que a justificação para o campeonato péssimo é a irregularidade dos jogadores.
De resto sente-se revoltado pela forma como esta direcção tem sido atacada,como nunca outra foi! (provavelmente não se recorda da contestação que Dias da Cunha sofreu antes de abandonar o cargo)

Sr.Ribeiro Telles,sabe o que é sair á rua e andar de cara em baixo sem conseguir encarar os adversários? É isso que os Sportinguistas sentem! Talvez vocé não sintam!
Sou-lhe sincero: Neste blogue nada temos contra si ,ou contra o Presidente ,não podemos é calar a nossa insatisfação quando vemos que o trabalho que o Sr. desenvolve e a sua equipa é mau e nocivo ao futuro do clube!
Mas pelos vistos Paulo Bento não tem culpa,e o Sr. também não a tem!
Dou-lhe um conselho: Não faça uma introspeção,não analise bem os actos que o Sr. e sua equipa teem feito,continue a achar normal o Sporting não ganhar um jogo em 4 ao Setubal,continue a achar normal o Sporting ser o pior ataque da Liga Fora de casa e ter somente 2 vitórias! Continue a achar tudo normal! Admirem-se de para a proxima época nem 25.000 lugares venderem!

Por fim as declarações de Stjokovic. Não cairam bem ,e todos temos a noção de que não é o melhor de Europa. Mas que é o melhor do Sporting,e talvez o melhor em Portugal isso é sem duvida ! Que é seguramente o melhor GR do Sporting pós Schemeichel,parece-me não existirem dúvidas! Agora uma coisa estamos de acordo com Stjokovic: Também não imaginamos o porque dele não jogar, apesar de a voz de Pedro Barbosa na imprensa(Bernardo Ribeiro ,jornalista do record),ter levantado um pouco o véu esta semana.

Que se ganhe na Figueira da Foz para desanuviar o ambiente! Mas se perdermos...Ninguém tem culpa!

quinta-feira, março 27, 2008

A imprensa hoje...E Liedson pode estar de saida!

Quase parecendo uma titulo de uma novela rasca, o Jornal "O Jogo" avança hoje na sua capa que Soares Franco está determinado a cumprir mandato ...com Paulo Bento!
"Juntos até ao fim" é pois o titulo da novela deles,mas que para nós não é mais que um filme de terror,que nos tem pregado sustos atrás de sustos,mas que pelos visto ainda terá mais uma sequela.
No interior do diário desportivo, o assunto é aprofundado,transmitindo que só um desastre total poderá fazer ruir toda a estrutura ,empurrando para a renúncia dos orgão sociais provocando eleições antecipadas. A fonte não é identificada, considerando que um desastre será o Sporting não ganhar qualquer titulo,e ficar em 6º lugar.
Após a final da taça da liga já tinha aqui adivinhado que o discurso iria passar á luta por 3 objectivos, e que ainda podemos ganhar 2 competições,e bla bla bla bla....
Nada de Novo! O que pergunto é se um 5º ou 4º lugar não é um desastre?
Mas alguém acredita mesmo que esta equipa irá ser capaz de cumprir qualquer objectivo que seja?
Fiquei já mais descansado quando essa mesma fonte transmite que está em equação a criação de um sistema de jogo alternativo! Finalmente digo eu!
Já não tenho pachorra para estes tipos e para tanta Loucura! Sim, porque isto já não é irresponsabilidade!
Entretanto como o Sr. presidente ,o Sr. Ribeiro Telles e o Sr. Pedro Barbosa, ficaram calados após uma derrota na taça da liga (se estranhei o presidente não falar porque ainda vai dando a cara algumas vezes,já os outros dois ,dar a cara não é seguramente uma caracteristica que lhes agrade!),teem vindo a publico as opiniões de alguns defensores desta gestão(não sei como é possivel!)
O Sr .Agostinho Abade ,Presidente do Conselho fiscal diz isto:
" Não devemos entrar em masoquismos e ver só pseudodesastres.Prióritaria é a negociação de divida com as entidades bancárias e o encaixe relativo aos terrenos cedidos pela câmara." Pois é segundo o Presidente do conselho fiscal esta época nem é um desastre, é um pseudodesastre visto por gente que só vé mal! O ideal mesmo seria suspender a actividade do futebol,para que não se atrapalhasse os objectivos principais,digo eu!

Depois o Sr. Agostinho Abade continua: " Estou totalmente sólidario com Paulo Bento. Esquecem-se que lançou mais-valias como Nani,João Moutinho,Miguel Veloso e Rui Patricio...Há demasiada pressão numa equipa tão jovem."

Sr.Presidente do Conselho fiscal: Quem lançou Nani e João Moutinho na equipa principal foi José Peseiro e não Paulo Bento! Quanto á pressão , sugiro que o Sporting abandone as competições profissionais e passe somente a disputar as competições de juniores e juvenis, ai talvez sem tanta pressão.

O Jornal A bola confirma hoje uma noticia que já me tinha chegado aos ouvidos: Liedson ao abrigo do artigo 17º da lei de transferencias pode sair por pouco ,mais de 5 milhões de euros. Depositando a totalidade do montante que tem a receber pelo que lhe falta cumprir do contrato em vigor. Consta que Frank Lampard sairá do Chelsea para o Barcelona da mesma forma. Mais uma noticia animadora para a nação sportinguista!

Paulo Bento vai hoje ao Programa "pontapé de saida" na RTPN ,aguardo com expectativa!

quarta-feira, março 26, 2008

Uma crise anunciada! e o futuro como será?

A época actual

Já em Novembro de 2007 a Curva Sul tinha efectuado um protesto contra uma serie de factores e decisões que não importa recordar. Protesto ao qual me juntei , por já na altura não me sentir apenas preocupado com futuro do clube,mas também com a época que já decorria e que ameaçava tornar-se um fracasso.

A unica pessoa que teve dignidade,e que retirou as devidas ilações de tudo o que se passou foi Carlos Freitas,que ao demitir-se ,assumiu claramente a sua quota parte.
Freitas foi sempre uma figura pouco querida junto dos Sportinguistas ,talvez por ter sido sempre visto como um adepto do Fc Porto. Confesso que também nunca morri de amores por ele,apesar de nunca ter questionado o seu conhecimento do mercado.
Carlos Freitas será das pessoas mais conhecedoras no que ao mercado de jogadores diz respeito,conhecendo como poucos os jogadores que terminam contratos,os jovens que vão despontando pelo mundo fora ,etc. Isto para mim é inquestionavel! Penso até no que a aquisições diz respeito ,esta época 2007/2008 até foi das temporadas em que mais se acertou.(Had,Tíuí e Celsinho serão talvez os grandes falhanços,não estando seguro de que Tiuí ainda tenha sido uma contratação de Freitas. Purovic também se poderá incluir ,mas é também um caso de clara inadaptação do sistema de jogo.)
Concordo que com meia duzia de trocados era dificil a Freitas atacar o mercado convenientemente ,no entanto também poderia ter apresentado algum criterio mais rigoroso,evitando-nos alguns barretes e alguns milhões deitados fora. O problema é que mesmo sem dinheiro, a exigencia por parte da direcção nunca desceu! Recordo inclusive uma das bandeiras de Soares Franco na sua campanha eleitoral: Venda de patrimonio para um Sporting Europeu!

Freitas demitiu-se ,mas obviamente o problema continua. Inclusive o desespero pela demissão do antigo administrador foi tanto que a Sad do Sporting convidou Carlos Freitas para continuar a trabalhar atraves de uma avença. Incrivel! Face tudo isto,ficamos com uma pequena noção da bandalheira em a Sad vive.

O problema maior desta época residiu sobretudo na construcção deste plantel,onde Paulo Bento terá muitas culpas no cartório, e no mau ambiente que envolve a equipa ,por muitos atribuido a Pedro barbosa,que até agora ainda ninguém percebeu qual o seu papel,a não ser marcar presenças nuns sorteios e dizer que vai ser um jogo dificil,mas que o Sporting entra para ganhar.
Como é que iniciamos a época com autenticos pesos mortos (Paredes,Farnerud) ,dando-nos ao luxo de deixar sair Carlos Martins para o Huelva. A administração chegou a avançar com uma proposta de 4 anos para renovar contrato ao jogador, totalmente rejeitada quer por Paulo Bento quer por Pedro barbosa.
Na janela de transferencias de Janeiro, Hugo Viana podia ter regressado ao Sporting.
Foi considerado um jogador não interessante por Paulo bento ,tendo-se gorado essa hipotese.
Mas este poder só existe num clube onde os seus dirigentes teem uma totalmente ignorancia em relação ao meio em que estão envolvidos. Já lá vai o tempo em que só treinador é que manda. Ou melhor devia ir , porque em Alvalade ainda é assim. Veja-se o caso do activo Vladimir Stjokovic ,que ninguém ainda percebeu porque não joga,falando-se já num muito possivel interesse do FC Porto pelo jogador.Teremos mais oferenda a um grande rival? Quem assume a responsabilidade se Carlos Martins for para o Benfica? Já não chega Quaresma e Simão?

A época que vem a caminho...

Não sei o que pensa fazer Soares Franco,mas as pessoas devem mudar todas! E digo mesmo todas! Ribeiro telles,Pedro barbosa, Paulo Bento e restante equipa tecnica (excepto carlos Pereira e Leonel Pontes).

Temos efectivamente que recrutar alguém que ponha aquela estrutura toda a funcionar,e que faça ponte para a academia. Alguém me explica porque é que o Sporting sendo um grande formador de extremos de qualidade(Nani,Ronaldo,Figo,Simão,Quaresma,Pereirinha...),joga na sua equipa principal num sistema em que não cabem extremos?
Esta é até uma das razões para Bruno Pereirinha só ao fim de 1 ano meio,começar a mostrar todo o seu potencial! Ele que era um extremo diabolico nos juniores, joga agora ou a lateral direito ou a médio interior direito.

Faço inclusive uma sugestão para a pessoa que na minha optica deveria organizar todo o nosso futebol: Lazlo Boloni! Dentro das 4 linhas nunca me pareceu um grande estratega,mas em termo organizativos era um exemplo! Sendo ainda muito conhecedor do mercado de jogadores.(foi ele que descobriu Cech e Isaksson,pra dar apenas dois exemplos)
A partir daqui teriamos que dotar o departamento com gente nossa! Gente como eu e como vocés que leem este blog,gente sportinguista! Manuel Fernandes é obrigatório,nem que seja só pra mostrar o que é um simbolo de Sportinguismo!(sou suspeito dado que é o meu idolo de juventude e a minha maior referencia de Sportinguismo) E depois temos muitos:
Sá Pinto, Litos, venancio, Mario Jorge....Havendo muitos mais nomes.
Obvio que ser Sportinguista pode não ser sinonimo de competencia, mas qualquer um destes nomes teriam algum valor a acrescentar.
E qual o Treinador? Obviamente a estrutura deve sempre decidir , mas nomes como Manuel José, Carlos Carvalhal (deu 4 banhos tacticos a Paulo Bento) seria bons nomes ,isto se o objectivo fosse continuar a não gastar muito dinheiro num treinador.
Agora por esse mundo fora existem muitos com capacidades provadas ,que a nos poderiam garantir seguramente qualidade. Basta abrir os cordões á bolsa.
Apenas mais uma sugestão: Deve ser a sad a decidir os jogadores,com apoio do treinador,mas a sad terá que ter sempre a ultima palavra. Já chega de á custa de treinadores o Sporting continuar a deitar fora jogadores de inegavel qualidade,por embirração ou por capricho!

domingo, março 23, 2008

A inoperâcia total de uma equipa!

Eram cerca das 2h00 da madrugada quando cheguei a casa vindo do Algarve. Só por volta da 3h30 da manhã consegui deitar-me tal era a carga de nervos e revolta que tinha dentro de mim.
E note-se , O problema não foi o Sporting não ter perdido mais uma competição. Não foi o ter perdido em penalties! Foi a total inoperância da nossa equipa ,que durante todos os 90 minutos não consegue criar uma situação clara de golo. A melhor talvez tenha sido o lance de Vukcevic na segunda parte.
Esta é claramente uma equipa que não honra os pergaminhos do Sporting Clube de Portugal. Muito certinha,vai defendendo muito bem,mas não consegue criar um desiquilibrio,não consegue uma rotura em jogo ofensivo.
Romagnoli é um 10 que passa grande parte dos jogos á margem do jogo ,Izmailov vem a desiludir-me consecutivamente,tendo neste momento muitas duvídas se será justificavel que a Sad exerça a opção do médio Russo. Miguel Veloso está muito longe da melhor forma e ontem voltou a fazer um jogo péssimo! Com isto tudo no meio campo do Sporting salvou-se João Moutinho,que fez um jogo não brilhante,mas que se tivesse sido acompanhado pelo resto dos seus companheiros,seguramente o resultado seria outro. Na defesa ,Abel está longe da sua melhor não se entendendo o motivo porque Pereirinha não é titular nesta altura, e os dois centrais cada vez que teem bola no pé ,mais não fazem que a pontapear á toa para frente. Salvaram-se Grimi e Patrico neste jogo. Perante tanta irregularidade ,falta de qualidade e fio de jogo, os dois homens da frente raramente foram servidos. Liedson e Vukcevic apesar da sua habitual combatividade ,passaram também quase ao lado da partida ,sem que a ambos se lhes possa imputar muita culpa. É incrivel como não há opções ofensivas no banco para alterar o rumo de acontecimentos! Eles até estão lá mas....Tiuí ? De facto mais vale estar quieto! E Djaló vem de lesão.
Apesar de tudo o nosso treinador não pode sair ilibado,dado que já com algum tempo de trabalho,esta equipa não apresenta qualquer fio de jogo.

Confesso-vos que apesar de já aqui ter transmitido a minha preocupação para o facto de não saber como iriamos á 4ª vez bater o Vitoria de Setubal,mas por se tratar de uma final,convenci-me mesmo que iriamos ganhar,dai a desilusão que sinto.
Qual será o discurso dos dirigentes e de Paulo Bento a partir de agora? O de que ainda estamos em 3 competições seguramente!

Quem tem competencias e responsabilidade, que as assuma na altura certa, isto se houver um pingo de vergonha na cara! É que continuar a insistir na falta de resultados por causa da diferença de orçamentos para o Fc Porto...Já cheira muito mal!
Qual é a diferença de orçamentos entre o Sporting e Vitória de setubal?
Competencia precisa-se, e mandar embora Paulo Bento( faz parte do problema!) e manter a actual estrutura com as mesmas pessoas ,não dará seguramente em nada!
O que me deixa ainda mais preocupado é que são estes mesmo Sres. que estão a preparar a proxima época!

quarta-feira, março 19, 2008

Os notáveis da tanga e dos interesses!



Apenas para que conste e não se perca a memória,estes foram os tais 100 pseudo notáveis que apoiaram Soares Franco a Presidente.
Filipe Soares Franco era na altura o salvador da pátria,tal como era José Roquette uns anos atrás. O tal presidente que nos prometeu um pavilhão(nem sombra vemos dele!)e que na revista Homem deste més assume que as modalidades serão para acabar...

Ahh!...Já agora ,Soares Franco reuniu á sua volta uma equipa forte! Nomes como Nobre Guedes,Filipe de Botton,Diogo Vaz Guedes... Alguém me explica qual é o papel deles?

Mas gostava de saber qual a opinião dos 100 pseudo notáveis sobre estes orgãos sociais tão fortes ,e se ainda continuavam a implorar pela candidatura de Soares Franco.
Esqueçamos estes maus pensamentos por uns dias...Afinal há uma taça da liga para ganhar!