Vitória tranquila esta ,o que até será normal para um clube com a dimensão do nosso Sporting, não fosse a irregularidade patentiada ao longo da época ,fazendo-nos sempre crer que qualquer jogo pode ser sempre uma desgraça!
Algumas notas positivas:
-A atitude da equipa no sentido de virar um resultado que começou por ser adverso;
-O Levezinho parece mesmo estar de regresso á melhor forma ,fazendo os golos que tão bem sabe fazer.
-Miguel Veloso, ao contrario do jogo da final da taça da liga ,exibiu-se em bom plano,sendo claramente este o principal factor para a subida de produção da equipa.
Para além disso,bateu um livre de forma exemplar ,fazendo lembrar os tempos dos juniores ,onde era um marcador de livres exímio.
Não tenho alinhado pelas cristicas fortes a Miguel Veloso, por considerar que se teem exigido em demasia ,e por considerar que não foi devidamente defendido pela SAD.
Miguel está no seu 2º ano como senior do Sporting ,e após um 1º ano de afirmação, é natural que num jovem jogador a 2ª época seja mais irregular.
Miguel Veloso teem qualidades acima da média, e se esta época mais irregular tiver servido para que os tubarões do futebol Europeu tenham esfriado interesse,pois ainda bem!
Os nossos jovens jogadores devem sair de Alvalade só após terem deixado a sua marca . E a marca deixa-se com titulos! Titulos que se vejam obviamente ,e não uma taça de Portugal ou uma supertça! Titulos de campeão Nacional!
-Yanick Djaló em 2 curtas aparições fez 2 golos! Era um mal amado pelos sócios antes da lesão,justificado por exibições completamente desastrosas.
Mas tal só acontece quando se pretende que um jovem,se assuma como titular indiscutivel de uma equipa que luta pelo titulo,quando ainda não está preparado.
Djaló deve ir ganhando o seu espaço lentamente. Uma coisa tenho como certa: Não estando ainda preparado para ser titular do Sporting, Yanick é muito superior a Rodrigo Tiuí! O Brasileiro parece ser mesmo divorciado não só os golos, mas também com remates á baliza.
Notas negativas:
-A defesa voltou a não estar bem . Aqui acho que a culpa não é só de Gladstone,mas também do seu colega de posição. Tonel e Gladstone são dois centrais pouco dotadops tecnicamente e obviamente não se complementam um ao outro.
E depois Rui Patricio voltou a facilitar e ter totais responsabilidades no golo sofrido. Começa a ser demais ,e parece-me que está claramente a acusar a responsabilidade! Um jovem que até mostra potencialidades poderá estar á beira de se "queimar",dado que começam a ser muitos erros. Glasgow será um teste crucial!
********************************************************************************
Uma nota final para demonstrar a minha preocupação ainda com um tema abordado na entrevista de Miguel ribeiro Telles: O futebol neste momento está entregue a Pedro Barbosa e .........Rita Figueira! Sem palavras!
Paulo Bento na conferencia de imprensa que antecedeu o jogo da Figueira,referiu-se em tom jocoso a alguns Sportinguistas que na imprensa teem demonstrado a sua insatisfação,apelidando-os de "Profetas da desgraça"!
Quem é Paulo Bento para se referir assim aos sócios do clube??? Para mim só há uma acção a tomar: O despedimento! Já não é a 1ª vez que este Sr. falta ao respeito aos sócios do clube! É que pelos visto Paulo Bento deve ser um "profeta da bonança",que a 6 jornadas do fim está em 5º lugar!
terça-feira, abril 01, 2008
segunda-feira, março 31, 2008
Sporting na Figueira
Apenas quero deixar 2 notas relativamente ao jogo de ontem contra a Naval.
1ª Um central do Sporting não pode jogar como Gladstone joga!Aqueles chutões para o ar , ou são sinónimo de falta de confiança, ou falta de categoria, ou talvez ambas!
2ª Faltará um nutricionista em Alvalade?! Fiquei impressionado quando vi Carlos Martins pela selecção, bem mais magro, e em contraponto, quando ontem vi Vukcevic bem mais gordo do que quando chegou a Alvalade! Basta lembra outros que andaram pelos lados de Alvalade e hoje, noutros clubes, estão bem mais leves..( Rochemback, Deivid, Alec).
Dá que pensar.
Saudações
1ª Um central do Sporting não pode jogar como Gladstone joga!Aqueles chutões para o ar , ou são sinónimo de falta de confiança, ou falta de categoria, ou talvez ambas!
2ª Faltará um nutricionista em Alvalade?! Fiquei impressionado quando vi Carlos Martins pela selecção, bem mais magro, e em contraponto, quando ontem vi Vukcevic bem mais gordo do que quando chegou a Alvalade! Basta lembra outros que andaram pelos lados de Alvalade e hoje, noutros clubes, estão bem mais leves..( Rochemback, Deivid, Alec).
Dá que pensar.
Saudações
sábado, março 29, 2008
As entrevistas de Paulo bento e Ribeiro Telles e o melhor GR de Europa
A montanha pariu um rato! Para aqueles que viram Paulo Bento na RTPN e esperavam saber qual o sentimento dum treinador que queria ganhar tudo no inicio da época e neste momento não está sequer nos 4 primeiros do campeonato. Se queriam saber qual o futuro de Liedson,se queriam saber algo mais sobre as escolhas dos GRs,se queriam saber qual o papel de Paulo Bento na escolha dos jogadores, se queriam saber qual o futuro proximo de Rabiu...Nao conseguimos saber nada!
Paulo Bento foi á RTPN defender-se,fazendo sentir a todos que a culpa dele é menor,por via da falta de dinheiro que o Sporting tem. Foi levemente atacado por Luis Freitas Lobo pelo facto de a equipa quando entra em campo não apresentar estrategia,situação com a qual diplomaticamente não concordou! O resto do tempo foi passado a discutir o esquema tactico-
Enfim nada de novo! Paulo Bento não tem culpa no cartório, e a explicação sobre o facto de não termos capacidade sequer para marcar uma penalidade ,foi de que o Chelsea e a selecção Inglesa também não conseguiram num determinado jogo.
Já hoje ,Sábado ,Ribeiro Telles dá uma entrevista ao Correio da manhã,entrevista essa vazia de conteudo,em que a justificação para o campeonato péssimo é a irregularidade dos jogadores.
De resto sente-se revoltado pela forma como esta direcção tem sido atacada,como nunca outra foi! (provavelmente não se recorda da contestação que Dias da Cunha sofreu antes de abandonar o cargo)
Sr.Ribeiro Telles,sabe o que é sair á rua e andar de cara em baixo sem conseguir encarar os adversários? É isso que os Sportinguistas sentem! Talvez vocé não sintam!
Sou-lhe sincero: Neste blogue nada temos contra si ,ou contra o Presidente ,não podemos é calar a nossa insatisfação quando vemos que o trabalho que o Sr. desenvolve e a sua equipa é mau e nocivo ao futuro do clube!
Mas pelos vistos Paulo Bento não tem culpa,e o Sr. também não a tem!
Dou-lhe um conselho: Não faça uma introspeção,não analise bem os actos que o Sr. e sua equipa teem feito,continue a achar normal o Sporting não ganhar um jogo em 4 ao Setubal,continue a achar normal o Sporting ser o pior ataque da Liga Fora de casa e ter somente 2 vitórias! Continue a achar tudo normal! Admirem-se de para a proxima época nem 25.000 lugares venderem!
Por fim as declarações de Stjokovic. Não cairam bem ,e todos temos a noção de que não é o melhor de Europa. Mas que é o melhor do Sporting,e talvez o melhor em Portugal isso é sem duvida ! Que é seguramente o melhor GR do Sporting pós Schemeichel,parece-me não existirem dúvidas! Agora uma coisa estamos de acordo com Stjokovic: Também não imaginamos o porque dele não jogar, apesar de a voz de Pedro Barbosa na imprensa(Bernardo Ribeiro ,jornalista do record),ter levantado um pouco o véu esta semana.
Que se ganhe na Figueira da Foz para desanuviar o ambiente! Mas se perdermos...Ninguém tem culpa!
Paulo Bento foi á RTPN defender-se,fazendo sentir a todos que a culpa dele é menor,por via da falta de dinheiro que o Sporting tem. Foi levemente atacado por Luis Freitas Lobo pelo facto de a equipa quando entra em campo não apresentar estrategia,situação com a qual diplomaticamente não concordou! O resto do tempo foi passado a discutir o esquema tactico-
Enfim nada de novo! Paulo Bento não tem culpa no cartório, e a explicação sobre o facto de não termos capacidade sequer para marcar uma penalidade ,foi de que o Chelsea e a selecção Inglesa também não conseguiram num determinado jogo.
Já hoje ,Sábado ,Ribeiro Telles dá uma entrevista ao Correio da manhã,entrevista essa vazia de conteudo,em que a justificação para o campeonato péssimo é a irregularidade dos jogadores.
De resto sente-se revoltado pela forma como esta direcção tem sido atacada,como nunca outra foi! (provavelmente não se recorda da contestação que Dias da Cunha sofreu antes de abandonar o cargo)
Sr.Ribeiro Telles,sabe o que é sair á rua e andar de cara em baixo sem conseguir encarar os adversários? É isso que os Sportinguistas sentem! Talvez vocé não sintam!
Sou-lhe sincero: Neste blogue nada temos contra si ,ou contra o Presidente ,não podemos é calar a nossa insatisfação quando vemos que o trabalho que o Sr. desenvolve e a sua equipa é mau e nocivo ao futuro do clube!
Mas pelos vistos Paulo Bento não tem culpa,e o Sr. também não a tem!
Dou-lhe um conselho: Não faça uma introspeção,não analise bem os actos que o Sr. e sua equipa teem feito,continue a achar normal o Sporting não ganhar um jogo em 4 ao Setubal,continue a achar normal o Sporting ser o pior ataque da Liga Fora de casa e ter somente 2 vitórias! Continue a achar tudo normal! Admirem-se de para a proxima época nem 25.000 lugares venderem!
Por fim as declarações de Stjokovic. Não cairam bem ,e todos temos a noção de que não é o melhor de Europa. Mas que é o melhor do Sporting,e talvez o melhor em Portugal isso é sem duvida ! Que é seguramente o melhor GR do Sporting pós Schemeichel,parece-me não existirem dúvidas! Agora uma coisa estamos de acordo com Stjokovic: Também não imaginamos o porque dele não jogar, apesar de a voz de Pedro Barbosa na imprensa(Bernardo Ribeiro ,jornalista do record),ter levantado um pouco o véu esta semana.
Que se ganhe na Figueira da Foz para desanuviar o ambiente! Mas se perdermos...Ninguém tem culpa!
quinta-feira, março 27, 2008
A imprensa hoje...E Liedson pode estar de saida!
Quase parecendo uma titulo de uma novela rasca, o Jornal "O Jogo" avança hoje na sua capa que Soares Franco está determinado a cumprir mandato ...com Paulo Bento!
"Juntos até ao fim" é pois o titulo da novela deles,mas que para nós não é mais que um filme de terror,que nos tem pregado sustos atrás de sustos,mas que pelos visto ainda terá mais uma sequela.
No interior do diário desportivo, o assunto é aprofundado,transmitindo que só um desastre total poderá fazer ruir toda a estrutura ,empurrando para a renúncia dos orgão sociais provocando eleições antecipadas. A fonte não é identificada, considerando que um desastre será o Sporting não ganhar qualquer titulo,e ficar em 6º lugar.
Após a final da taça da liga já tinha aqui adivinhado que o discurso iria passar á luta por 3 objectivos, e que ainda podemos ganhar 2 competições,e bla bla bla bla....
Nada de Novo! O que pergunto é se um 5º ou 4º lugar não é um desastre?
Mas alguém acredita mesmo que esta equipa irá ser capaz de cumprir qualquer objectivo que seja?
Fiquei já mais descansado quando essa mesma fonte transmite que está em equação a criação de um sistema de jogo alternativo! Finalmente digo eu!
Já não tenho pachorra para estes tipos e para tanta Loucura! Sim, porque isto já não é irresponsabilidade!
Entretanto como o Sr. presidente ,o Sr. Ribeiro Telles e o Sr. Pedro Barbosa, ficaram calados após uma derrota na taça da liga (se estranhei o presidente não falar porque ainda vai dando a cara algumas vezes,já os outros dois ,dar a cara não é seguramente uma caracteristica que lhes agrade!),teem vindo a publico as opiniões de alguns defensores desta gestão(não sei como é possivel!)
O Sr .Agostinho Abade ,Presidente do Conselho fiscal diz isto:
" Não devemos entrar em masoquismos e ver só pseudodesastres.Prióritaria é a negociação de divida com as entidades bancárias e o encaixe relativo aos terrenos cedidos pela câmara." Pois é segundo o Presidente do conselho fiscal esta época nem é um desastre, é um pseudodesastre visto por gente que só vé mal! O ideal mesmo seria suspender a actividade do futebol,para que não se atrapalhasse os objectivos principais,digo eu!
Depois o Sr. Agostinho Abade continua: " Estou totalmente sólidario com Paulo Bento. Esquecem-se que lançou mais-valias como Nani,João Moutinho,Miguel Veloso e Rui Patricio...Há demasiada pressão numa equipa tão jovem."
Sr.Presidente do Conselho fiscal: Quem lançou Nani e João Moutinho na equipa principal foi José Peseiro e não Paulo Bento! Quanto á pressão , sugiro que o Sporting abandone as competições profissionais e passe somente a disputar as competições de juniores e juvenis, ai talvez sem tanta pressão.
O Jornal A bola confirma hoje uma noticia que já me tinha chegado aos ouvidos: Liedson ao abrigo do artigo 17º da lei de transferencias pode sair por pouco ,mais de 5 milhões de euros. Depositando a totalidade do montante que tem a receber pelo que lhe falta cumprir do contrato em vigor. Consta que Frank Lampard sairá do Chelsea para o Barcelona da mesma forma. Mais uma noticia animadora para a nação sportinguista!
Paulo Bento vai hoje ao Programa "pontapé de saida" na RTPN ,aguardo com expectativa!
"Juntos até ao fim" é pois o titulo da novela deles,mas que para nós não é mais que um filme de terror,que nos tem pregado sustos atrás de sustos,mas que pelos visto ainda terá mais uma sequela.
No interior do diário desportivo, o assunto é aprofundado,transmitindo que só um desastre total poderá fazer ruir toda a estrutura ,empurrando para a renúncia dos orgão sociais provocando eleições antecipadas. A fonte não é identificada, considerando que um desastre será o Sporting não ganhar qualquer titulo,e ficar em 6º lugar.
Após a final da taça da liga já tinha aqui adivinhado que o discurso iria passar á luta por 3 objectivos, e que ainda podemos ganhar 2 competições,e bla bla bla bla....
Nada de Novo! O que pergunto é se um 5º ou 4º lugar não é um desastre?
Mas alguém acredita mesmo que esta equipa irá ser capaz de cumprir qualquer objectivo que seja?
Fiquei já mais descansado quando essa mesma fonte transmite que está em equação a criação de um sistema de jogo alternativo! Finalmente digo eu!
Já não tenho pachorra para estes tipos e para tanta Loucura! Sim, porque isto já não é irresponsabilidade!
Entretanto como o Sr. presidente ,o Sr. Ribeiro Telles e o Sr. Pedro Barbosa, ficaram calados após uma derrota na taça da liga (se estranhei o presidente não falar porque ainda vai dando a cara algumas vezes,já os outros dois ,dar a cara não é seguramente uma caracteristica que lhes agrade!),teem vindo a publico as opiniões de alguns defensores desta gestão(não sei como é possivel!)
O Sr .Agostinho Abade ,Presidente do Conselho fiscal diz isto:
" Não devemos entrar em masoquismos e ver só pseudodesastres.Prióritaria é a negociação de divida com as entidades bancárias e o encaixe relativo aos terrenos cedidos pela câmara." Pois é segundo o Presidente do conselho fiscal esta época nem é um desastre, é um pseudodesastre visto por gente que só vé mal! O ideal mesmo seria suspender a actividade do futebol,para que não se atrapalhasse os objectivos principais,digo eu!
Depois o Sr. Agostinho Abade continua: " Estou totalmente sólidario com Paulo Bento. Esquecem-se que lançou mais-valias como Nani,João Moutinho,Miguel Veloso e Rui Patricio...Há demasiada pressão numa equipa tão jovem."
Sr.Presidente do Conselho fiscal: Quem lançou Nani e João Moutinho na equipa principal foi José Peseiro e não Paulo Bento! Quanto á pressão , sugiro que o Sporting abandone as competições profissionais e passe somente a disputar as competições de juniores e juvenis, ai talvez sem tanta pressão.
O Jornal A bola confirma hoje uma noticia que já me tinha chegado aos ouvidos: Liedson ao abrigo do artigo 17º da lei de transferencias pode sair por pouco ,mais de 5 milhões de euros. Depositando a totalidade do montante que tem a receber pelo que lhe falta cumprir do contrato em vigor. Consta que Frank Lampard sairá do Chelsea para o Barcelona da mesma forma. Mais uma noticia animadora para a nação sportinguista!
Paulo Bento vai hoje ao Programa "pontapé de saida" na RTPN ,aguardo com expectativa!
quarta-feira, março 26, 2008
Uma crise anunciada! e o futuro como será?
A época actual
Já em Novembro de 2007 a Curva Sul tinha efectuado um protesto contra uma serie de factores e decisões que não importa recordar. Protesto ao qual me juntei , por já na altura não me sentir apenas preocupado com futuro do clube,mas também com a época que já decorria e que ameaçava tornar-se um fracasso.
A unica pessoa que teve dignidade,e que retirou as devidas ilações de tudo o que se passou foi Carlos Freitas,que ao demitir-se ,assumiu claramente a sua quota parte.
Freitas foi sempre uma figura pouco querida junto dos Sportinguistas ,talvez por ter sido sempre visto como um adepto do Fc Porto. Confesso que também nunca morri de amores por ele,apesar de nunca ter questionado o seu conhecimento do mercado.
Carlos Freitas será das pessoas mais conhecedoras no que ao mercado de jogadores diz respeito,conhecendo como poucos os jogadores que terminam contratos,os jovens que vão despontando pelo mundo fora ,etc. Isto para mim é inquestionavel! Penso até no que a aquisições diz respeito ,esta época 2007/2008 até foi das temporadas em que mais se acertou.(Had,Tíuí e Celsinho serão talvez os grandes falhanços,não estando seguro de que Tiuí ainda tenha sido uma contratação de Freitas. Purovic também se poderá incluir ,mas é também um caso de clara inadaptação do sistema de jogo.)
Concordo que com meia duzia de trocados era dificil a Freitas atacar o mercado convenientemente ,no entanto também poderia ter apresentado algum criterio mais rigoroso,evitando-nos alguns barretes e alguns milhões deitados fora. O problema é que mesmo sem dinheiro, a exigencia por parte da direcção nunca desceu! Recordo inclusive uma das bandeiras de Soares Franco na sua campanha eleitoral: Venda de patrimonio para um Sporting Europeu!
Freitas demitiu-se ,mas obviamente o problema continua. Inclusive o desespero pela demissão do antigo administrador foi tanto que a Sad do Sporting convidou Carlos Freitas para continuar a trabalhar atraves de uma avença. Incrivel! Face tudo isto,ficamos com uma pequena noção da bandalheira em a Sad vive.
O problema maior desta época residiu sobretudo na construcção deste plantel,onde Paulo Bento terá muitas culpas no cartório, e no mau ambiente que envolve a equipa ,por muitos atribuido a Pedro barbosa,que até agora ainda ninguém percebeu qual o seu papel,a não ser marcar presenças nuns sorteios e dizer que vai ser um jogo dificil,mas que o Sporting entra para ganhar.
Como é que iniciamos a época com autenticos pesos mortos (Paredes,Farnerud) ,dando-nos ao luxo de deixar sair Carlos Martins para o Huelva. A administração chegou a avançar com uma proposta de 4 anos para renovar contrato ao jogador, totalmente rejeitada quer por Paulo Bento quer por Pedro barbosa.
Na janela de transferencias de Janeiro, Hugo Viana podia ter regressado ao Sporting.
Foi considerado um jogador não interessante por Paulo bento ,tendo-se gorado essa hipotese.
Mas este poder só existe num clube onde os seus dirigentes teem uma totalmente ignorancia em relação ao meio em que estão envolvidos. Já lá vai o tempo em que só treinador é que manda. Ou melhor devia ir , porque em Alvalade ainda é assim. Veja-se o caso do activo Vladimir Stjokovic ,que ninguém ainda percebeu porque não joga,falando-se já num muito possivel interesse do FC Porto pelo jogador.Teremos mais oferenda a um grande rival? Quem assume a responsabilidade se Carlos Martins for para o Benfica? Já não chega Quaresma e Simão?
A época que vem a caminho...
Não sei o que pensa fazer Soares Franco,mas as pessoas devem mudar todas! E digo mesmo todas! Ribeiro telles,Pedro barbosa, Paulo Bento e restante equipa tecnica (excepto carlos Pereira e Leonel Pontes).
Temos efectivamente que recrutar alguém que ponha aquela estrutura toda a funcionar,e que faça ponte para a academia. Alguém me explica porque é que o Sporting sendo um grande formador de extremos de qualidade(Nani,Ronaldo,Figo,Simão,Quaresma,Pereirinha...),joga na sua equipa principal num sistema em que não cabem extremos?
Esta é até uma das razões para Bruno Pereirinha só ao fim de 1 ano meio,começar a mostrar todo o seu potencial! Ele que era um extremo diabolico nos juniores, joga agora ou a lateral direito ou a médio interior direito.
Faço inclusive uma sugestão para a pessoa que na minha optica deveria organizar todo o nosso futebol: Lazlo Boloni! Dentro das 4 linhas nunca me pareceu um grande estratega,mas em termo organizativos era um exemplo! Sendo ainda muito conhecedor do mercado de jogadores.(foi ele que descobriu Cech e Isaksson,pra dar apenas dois exemplos)
A partir daqui teriamos que dotar o departamento com gente nossa! Gente como eu e como vocés que leem este blog,gente sportinguista! Manuel Fernandes é obrigatório,nem que seja só pra mostrar o que é um simbolo de Sportinguismo!(sou suspeito dado que é o meu idolo de juventude e a minha maior referencia de Sportinguismo) E depois temos muitos:
Sá Pinto, Litos, venancio, Mario Jorge....Havendo muitos mais nomes.
Obvio que ser Sportinguista pode não ser sinonimo de competencia, mas qualquer um destes nomes teriam algum valor a acrescentar.
E qual o Treinador? Obviamente a estrutura deve sempre decidir , mas nomes como Manuel José, Carlos Carvalhal (deu 4 banhos tacticos a Paulo Bento) seria bons nomes ,isto se o objectivo fosse continuar a não gastar muito dinheiro num treinador.
Agora por esse mundo fora existem muitos com capacidades provadas ,que a nos poderiam garantir seguramente qualidade. Basta abrir os cordões á bolsa.
Apenas mais uma sugestão: Deve ser a sad a decidir os jogadores,com apoio do treinador,mas a sad terá que ter sempre a ultima palavra. Já chega de á custa de treinadores o Sporting continuar a deitar fora jogadores de inegavel qualidade,por embirração ou por capricho!
Já em Novembro de 2007 a Curva Sul tinha efectuado um protesto contra uma serie de factores e decisões que não importa recordar. Protesto ao qual me juntei , por já na altura não me sentir apenas preocupado com futuro do clube,mas também com a época que já decorria e que ameaçava tornar-se um fracasso.
A unica pessoa que teve dignidade,e que retirou as devidas ilações de tudo o que se passou foi Carlos Freitas,que ao demitir-se ,assumiu claramente a sua quota parte.
Freitas foi sempre uma figura pouco querida junto dos Sportinguistas ,talvez por ter sido sempre visto como um adepto do Fc Porto. Confesso que também nunca morri de amores por ele,apesar de nunca ter questionado o seu conhecimento do mercado.
Carlos Freitas será das pessoas mais conhecedoras no que ao mercado de jogadores diz respeito,conhecendo como poucos os jogadores que terminam contratos,os jovens que vão despontando pelo mundo fora ,etc. Isto para mim é inquestionavel! Penso até no que a aquisições diz respeito ,esta época 2007/2008 até foi das temporadas em que mais se acertou.(Had,Tíuí e Celsinho serão talvez os grandes falhanços,não estando seguro de que Tiuí ainda tenha sido uma contratação de Freitas. Purovic também se poderá incluir ,mas é também um caso de clara inadaptação do sistema de jogo.)
Concordo que com meia duzia de trocados era dificil a Freitas atacar o mercado convenientemente ,no entanto também poderia ter apresentado algum criterio mais rigoroso,evitando-nos alguns barretes e alguns milhões deitados fora. O problema é que mesmo sem dinheiro, a exigencia por parte da direcção nunca desceu! Recordo inclusive uma das bandeiras de Soares Franco na sua campanha eleitoral: Venda de patrimonio para um Sporting Europeu!
Freitas demitiu-se ,mas obviamente o problema continua. Inclusive o desespero pela demissão do antigo administrador foi tanto que a Sad do Sporting convidou Carlos Freitas para continuar a trabalhar atraves de uma avença. Incrivel! Face tudo isto,ficamos com uma pequena noção da bandalheira em a Sad vive.
O problema maior desta época residiu sobretudo na construcção deste plantel,onde Paulo Bento terá muitas culpas no cartório, e no mau ambiente que envolve a equipa ,por muitos atribuido a Pedro barbosa,que até agora ainda ninguém percebeu qual o seu papel,a não ser marcar presenças nuns sorteios e dizer que vai ser um jogo dificil,mas que o Sporting entra para ganhar.
Como é que iniciamos a época com autenticos pesos mortos (Paredes,Farnerud) ,dando-nos ao luxo de deixar sair Carlos Martins para o Huelva. A administração chegou a avançar com uma proposta de 4 anos para renovar contrato ao jogador, totalmente rejeitada quer por Paulo Bento quer por Pedro barbosa.
Na janela de transferencias de Janeiro, Hugo Viana podia ter regressado ao Sporting.
Foi considerado um jogador não interessante por Paulo bento ,tendo-se gorado essa hipotese.
Mas este poder só existe num clube onde os seus dirigentes teem uma totalmente ignorancia em relação ao meio em que estão envolvidos. Já lá vai o tempo em que só treinador é que manda. Ou melhor devia ir , porque em Alvalade ainda é assim. Veja-se o caso do activo Vladimir Stjokovic ,que ninguém ainda percebeu porque não joga,falando-se já num muito possivel interesse do FC Porto pelo jogador.Teremos mais oferenda a um grande rival? Quem assume a responsabilidade se Carlos Martins for para o Benfica? Já não chega Quaresma e Simão?
A época que vem a caminho...
Não sei o que pensa fazer Soares Franco,mas as pessoas devem mudar todas! E digo mesmo todas! Ribeiro telles,Pedro barbosa, Paulo Bento e restante equipa tecnica (excepto carlos Pereira e Leonel Pontes).
Temos efectivamente que recrutar alguém que ponha aquela estrutura toda a funcionar,e que faça ponte para a academia. Alguém me explica porque é que o Sporting sendo um grande formador de extremos de qualidade(Nani,Ronaldo,Figo,Simão,Quaresma,Pereirinha...),joga na sua equipa principal num sistema em que não cabem extremos?
Esta é até uma das razões para Bruno Pereirinha só ao fim de 1 ano meio,começar a mostrar todo o seu potencial! Ele que era um extremo diabolico nos juniores, joga agora ou a lateral direito ou a médio interior direito.
Faço inclusive uma sugestão para a pessoa que na minha optica deveria organizar todo o nosso futebol: Lazlo Boloni! Dentro das 4 linhas nunca me pareceu um grande estratega,mas em termo organizativos era um exemplo! Sendo ainda muito conhecedor do mercado de jogadores.(foi ele que descobriu Cech e Isaksson,pra dar apenas dois exemplos)
A partir daqui teriamos que dotar o departamento com gente nossa! Gente como eu e como vocés que leem este blog,gente sportinguista! Manuel Fernandes é obrigatório,nem que seja só pra mostrar o que é um simbolo de Sportinguismo!(sou suspeito dado que é o meu idolo de juventude e a minha maior referencia de Sportinguismo) E depois temos muitos:
Sá Pinto, Litos, venancio, Mario Jorge....Havendo muitos mais nomes.
Obvio que ser Sportinguista pode não ser sinonimo de competencia, mas qualquer um destes nomes teriam algum valor a acrescentar.
E qual o Treinador? Obviamente a estrutura deve sempre decidir , mas nomes como Manuel José, Carlos Carvalhal (deu 4 banhos tacticos a Paulo Bento) seria bons nomes ,isto se o objectivo fosse continuar a não gastar muito dinheiro num treinador.
Agora por esse mundo fora existem muitos com capacidades provadas ,que a nos poderiam garantir seguramente qualidade. Basta abrir os cordões á bolsa.
Apenas mais uma sugestão: Deve ser a sad a decidir os jogadores,com apoio do treinador,mas a sad terá que ter sempre a ultima palavra. Já chega de á custa de treinadores o Sporting continuar a deitar fora jogadores de inegavel qualidade,por embirração ou por capricho!
domingo, março 23, 2008
A inoperâcia total de uma equipa!
Eram cerca das 2h00 da madrugada quando cheguei a casa vindo do Algarve. Só por volta da 3h30 da manhã consegui deitar-me tal era a carga de nervos e revolta que tinha dentro de mim.
E note-se , O problema não foi o Sporting não ter perdido mais uma competição. Não foi o ter perdido em penalties! Foi a total inoperância da nossa equipa ,que durante todos os 90 minutos não consegue criar uma situação clara de golo. A melhor talvez tenha sido o lance de Vukcevic na segunda parte.
Esta é claramente uma equipa que não honra os pergaminhos do Sporting Clube de Portugal. Muito certinha,vai defendendo muito bem,mas não consegue criar um desiquilibrio,não consegue uma rotura em jogo ofensivo.
Romagnoli é um 10 que passa grande parte dos jogos á margem do jogo ,Izmailov vem a desiludir-me consecutivamente,tendo neste momento muitas duvídas se será justificavel que a Sad exerça a opção do médio Russo. Miguel Veloso está muito longe da melhor forma e ontem voltou a fazer um jogo péssimo! Com isto tudo no meio campo do Sporting salvou-se João Moutinho,que fez um jogo não brilhante,mas que se tivesse sido acompanhado pelo resto dos seus companheiros,seguramente o resultado seria outro. Na defesa ,Abel está longe da sua melhor não se entendendo o motivo porque Pereirinha não é titular nesta altura, e os dois centrais cada vez que teem bola no pé ,mais não fazem que a pontapear á toa para frente. Salvaram-se Grimi e Patrico neste jogo. Perante tanta irregularidade ,falta de qualidade e fio de jogo, os dois homens da frente raramente foram servidos. Liedson e Vukcevic apesar da sua habitual combatividade ,passaram também quase ao lado da partida ,sem que a ambos se lhes possa imputar muita culpa. É incrivel como não há opções ofensivas no banco para alterar o rumo de acontecimentos! Eles até estão lá mas....Tiuí ? De facto mais vale estar quieto! E Djaló vem de lesão.
Apesar de tudo o nosso treinador não pode sair ilibado,dado que já com algum tempo de trabalho,esta equipa não apresenta qualquer fio de jogo.
Confesso-vos que apesar de já aqui ter transmitido a minha preocupação para o facto de não saber como iriamos á 4ª vez bater o Vitoria de Setubal,mas por se tratar de uma final,convenci-me mesmo que iriamos ganhar,dai a desilusão que sinto.
Qual será o discurso dos dirigentes e de Paulo Bento a partir de agora? O de que ainda estamos em 3 competições seguramente!
Quem tem competencias e responsabilidade, que as assuma na altura certa, isto se houver um pingo de vergonha na cara! É que continuar a insistir na falta de resultados por causa da diferença de orçamentos para o Fc Porto...Já cheira muito mal!
Qual é a diferença de orçamentos entre o Sporting e Vitória de setubal?
Competencia precisa-se, e mandar embora Paulo Bento( faz parte do problema!) e manter a actual estrutura com as mesmas pessoas ,não dará seguramente em nada!
O que me deixa ainda mais preocupado é que são estes mesmo Sres. que estão a preparar a proxima época!
E note-se , O problema não foi o Sporting não ter perdido mais uma competição. Não foi o ter perdido em penalties! Foi a total inoperância da nossa equipa ,que durante todos os 90 minutos não consegue criar uma situação clara de golo. A melhor talvez tenha sido o lance de Vukcevic na segunda parte.
Esta é claramente uma equipa que não honra os pergaminhos do Sporting Clube de Portugal. Muito certinha,vai defendendo muito bem,mas não consegue criar um desiquilibrio,não consegue uma rotura em jogo ofensivo.
Romagnoli é um 10 que passa grande parte dos jogos á margem do jogo ,Izmailov vem a desiludir-me consecutivamente,tendo neste momento muitas duvídas se será justificavel que a Sad exerça a opção do médio Russo. Miguel Veloso está muito longe da melhor forma e ontem voltou a fazer um jogo péssimo! Com isto tudo no meio campo do Sporting salvou-se João Moutinho,que fez um jogo não brilhante,mas que se tivesse sido acompanhado pelo resto dos seus companheiros,seguramente o resultado seria outro. Na defesa ,Abel está longe da sua melhor não se entendendo o motivo porque Pereirinha não é titular nesta altura, e os dois centrais cada vez que teem bola no pé ,mais não fazem que a pontapear á toa para frente. Salvaram-se Grimi e Patrico neste jogo. Perante tanta irregularidade ,falta de qualidade e fio de jogo, os dois homens da frente raramente foram servidos. Liedson e Vukcevic apesar da sua habitual combatividade ,passaram também quase ao lado da partida ,sem que a ambos se lhes possa imputar muita culpa. É incrivel como não há opções ofensivas no banco para alterar o rumo de acontecimentos! Eles até estão lá mas....Tiuí ? De facto mais vale estar quieto! E Djaló vem de lesão.
Apesar de tudo o nosso treinador não pode sair ilibado,dado que já com algum tempo de trabalho,esta equipa não apresenta qualquer fio de jogo.
Confesso-vos que apesar de já aqui ter transmitido a minha preocupação para o facto de não saber como iriamos á 4ª vez bater o Vitoria de Setubal,mas por se tratar de uma final,convenci-me mesmo que iriamos ganhar,dai a desilusão que sinto.
Qual será o discurso dos dirigentes e de Paulo Bento a partir de agora? O de que ainda estamos em 3 competições seguramente!
Quem tem competencias e responsabilidade, que as assuma na altura certa, isto se houver um pingo de vergonha na cara! É que continuar a insistir na falta de resultados por causa da diferença de orçamentos para o Fc Porto...Já cheira muito mal!
Qual é a diferença de orçamentos entre o Sporting e Vitória de setubal?
Competencia precisa-se, e mandar embora Paulo Bento( faz parte do problema!) e manter a actual estrutura com as mesmas pessoas ,não dará seguramente em nada!
O que me deixa ainda mais preocupado é que são estes mesmo Sres. que estão a preparar a proxima época!
quarta-feira, março 19, 2008
Os notáveis da tanga e dos interesses!

Apenas para que conste e não se perca a memória,estes foram os tais 100 pseudo notáveis que apoiaram Soares Franco a Presidente.
Filipe Soares Franco era na altura o salvador da pátria,tal como era José Roquette uns anos atrás. O tal presidente que nos prometeu um pavilhão(nem sombra vemos dele!)e que na revista Homem deste més assume que as modalidades serão para acabar...
Ahh!...Já agora ,Soares Franco reuniu á sua volta uma equipa forte! Nomes como Nobre Guedes,Filipe de Botton,Diogo Vaz Guedes... Alguém me explica qual é o papel deles?
Mas gostava de saber qual a opinião dos 100 pseudo notáveis sobre estes orgãos sociais tão fortes ,e se ainda continuavam a implorar pela candidatura de Soares Franco.
Esqueçamos estes maus pensamentos por uns dias...Afinal há uma taça da liga para ganhar!
terça-feira, março 18, 2008
15 minutos á leão chegaram desta vez...
Era bom que jogar a sério durante um quarto de hora,chegasse para ganhar todos os jogos! Infelizmente em muitos jogos desta liga 2007/2008,nem um quarto de hora temos conseguido jogar a sério.
Velocidade,mobilidade,pressão,querer,determinação...Afinal porque custa tanto manter esta toada durante mais tempo? Porque é que voltamos a mandar 45 minutos á vida?
Sinceramente, cada vez entendo menos !
Saudo o regresso de Liedson goleador! Grande golo de João Moutinho! Simon Vukcevic a revolucionar o jogo da equipa,mais uma vez!
No plano negativo ,mais um penalty falhado! É impressionante! Pipi Romagnoli até tem um passado que justifica a escolha para a marcação destes lances. Em jogo jogado,o Argentino é cada vez menos influente na equipa,aparece pouco em jogo ,e tem uma caracteristica peculiar: É um numero 10 que não faz golos a ninguém!
Ronny continua a não acertar ,precisando claramente de rodar noutro clube para que melhore quase todos os aspectos, e eventualmente consiga o milagre de um dia regressar a Alavalade.
Em ALvalade fiquei com a ideia que Patricio tinha dado mais um frango,depois pelas imagens televisivas,apaguei essa ideia,mas fico com noção de que foi mal batido. Continuo a não entender porque não joga Stjokovic.
Por fim Tiuí, é uma autentica nulidade!Mas a mim nunca me enganou. Aliás antes de chegar, tive a oportunidade de alertar para mais um barrete que vinha caminho. Será missão impossivel os nossos dirigentes avaliarem as qualidades de um jogador,antes de o contratarem? Parece que sim...
Sabado há uma taça da liga para ganhar , que os 15 minutos de ontem possam ter um incremento de tempo mais significativo! Força Magico Sporting
Velocidade,mobilidade,pressão,querer,determinação...Afinal porque custa tanto manter esta toada durante mais tempo? Porque é que voltamos a mandar 45 minutos á vida?
Sinceramente, cada vez entendo menos !
Saudo o regresso de Liedson goleador! Grande golo de João Moutinho! Simon Vukcevic a revolucionar o jogo da equipa,mais uma vez!
No plano negativo ,mais um penalty falhado! É impressionante! Pipi Romagnoli até tem um passado que justifica a escolha para a marcação destes lances. Em jogo jogado,o Argentino é cada vez menos influente na equipa,aparece pouco em jogo ,e tem uma caracteristica peculiar: É um numero 10 que não faz golos a ninguém!
Ronny continua a não acertar ,precisando claramente de rodar noutro clube para que melhore quase todos os aspectos, e eventualmente consiga o milagre de um dia regressar a Alavalade.
Em ALvalade fiquei com a ideia que Patricio tinha dado mais um frango,depois pelas imagens televisivas,apaguei essa ideia,mas fico com noção de que foi mal batido. Continuo a não entender porque não joga Stjokovic.
Por fim Tiuí, é uma autentica nulidade!Mas a mim nunca me enganou. Aliás antes de chegar, tive a oportunidade de alertar para mais um barrete que vinha caminho. Será missão impossivel os nossos dirigentes avaliarem as qualidades de um jogador,antes de o contratarem? Parece que sim...
Sabado há uma taça da liga para ganhar , que os 15 minutos de ontem possam ter um incremento de tempo mais significativo! Força Magico Sporting
domingo, março 16, 2008
Entrevista de Jose Roquette ao Record em 1999!
Caros Sportinguistas,
Nem vou fazer comentários! Sublinhei as partes mais importantes!
Alguém ainda duvida da aldrabice que foi o projecto Roquette?
José Roquette: «Sistema beneficia FC Porto»
Entrevista de João Marcelino
- O Sporting anunciou um acordo com o Banco Comercial Português (BCP) e assinou-o, há poucos dias, no local onde comemorou a passagem do 93º aniversário. Ao que julgo saber, esse acordo tem duas vertentes. Uma é a conglomeração do passivo nessa entidade; a outra terá a ver com um acordo para dez anos que ainda aparece aos sportinguistas como algo difuso. Gostaria de começar esta entrevista com o esclarecimento dessa operação.
- A primeira parte é realmente como refere. Há, por parte do BCP, um acordo no sentido de que funcione como banco do Sporting. Trata-se da concentração de um passivo que está em diluição muito rápida. Em relativamente pouco tempo o Sporting deixará de ter passivo.
- Neste momento o passivo ascende a quanto?
- Está mais ou menos à volta do que sempre esteve: na zona dos seis milhões de contos.
- Quanto à segunda parte do acordo...?
- Tem a ver com um protocolo. Conhecendo o BCP - que passa a ser o nosso principal interlocutor nesse sector - o planeamento financeiro e de tesouraria do Sporting a um prazo largo, o protocolo garante o apoio do Banco; cumprido que seja esse planeamento, claro. É, no fundo, uma planificação transformada em protocolo. Amarra o Sporting ao cumprimento escrupuloso de um plano e garante ao clube o apoio financeiro de uma instituição importante da vida portuguesa. Fará, por exemplo, com que dentro de três anos o Sporting - o Sporting-instituição; não estou a falar da SAD - não tenha défice; que haja uma conta de exploração equilibrada.
- Esse cumprimento rigoroso de uma política financeira supervisionada por um protocolo com um banco não poderá vir a influir na política de investimento desportivo?
- Não! Porque nesse planeamento está previsto, inclusive, o apoio do Sporting à Sporting SAD em termos de eventuais aumentos de capital. Aliás, está previsto que esse aumento de capital possa ocorrer algures ainda este ano.
- Esteve previsto para Fevereiro, não esteve?
- Poderia ter acontecido. Nesta altura está previsto que possa acontecer no último trimestre do ano. Mas poderá também não acontecer. Depende das necessidades da SAD e de como as coisas forem evoluindo. Nesse aspecto, está tomada a decisão de que quem constrói o centro de estágio e o novo estádio é o Sporting Clube de Portugal. E essa equação financeira já tem a respectiva solução.
- Essa solução passa de alguma maneira por esse acordo com o BCP?
- Não exactamente. Esse é um quadro de tesouraria corrente.
- Já agora: qual a prioridade entre centro de estágio e novo estádio?
- O centro de estágio. Por uma razão simples: sem o centro de estágio estar pronto não podemos começar a construir o novo estádio, que será implantado na zona onde actualmente se encontram os campos de treino.
- Ainda no que respeita ao acordo com o BCP: é a primeira vez que uma instituição bancária dessa grandeza, em Portugal, está junta a uma SAD, ainda que por via indirecta do protocolo com o clube maioritário. O que significa, em termos gerais, para o Sporting, este protocolo? Trata-se de um investidor institucional que traz confiança ao mercado, não é verdade?
- Bem, neste caso, o BCP não funciona na qualidade de investidor e está junto ao Sporting-instituição.
- Que...
- Que, é evidente, directamente e através da Sporting SGPS, se assume como accionista controlador da Sporting SAD. Mas o BCP, em relação à SAD, não tem um envolvimento especial que outros bancos não tenham.
- De qualquer forma, a Sporting SAD tirou dividendos desta associação do clube ao banco. Ou não?
- Tira, mas pela via do Sporting-instituição. Isto é mais importante do que se o protocolo dissesse respeito à Sporting SAD. - Porquê? - Porque representa que o Sporting Clube de Portugal tem realmente a credibilidade, e a estabilidade económica e financeira, necessária ao estabelecimento de um protocolo deste tipo. Isto decorre de um processo que teve prioridade absoluta: a recuperação do clube em termos patrimoniais, económicos e financeiros. Objectivo esse que está atingido. - ...
- Não só em termos do presente, como numa projecção a dez anos, período que cai no âmbito do protocolo. É bom que se diga, de resto, que o Sporting não contactou apenas o BCP. Auscultámos, também, outros grupos financeiros.
TROCAR PATRIMÓNIO
- Porquê, no final, o BCP?
- Foi o banco que nos apresentou as soluções concretas para concretizarmos as nossas necessidades. E o Sporting sabe agora, depois de fazer uma projecção de tesouraria a dez anos - num estudo que tem a ver com o clube e com as sociedades participadas -, que pode contar com o apoio do BCP no sentido de as tornar sucessivas realidades até 2009. Esses compromissos, para além dos eventuais aumentos de capital previstos na SAD, são balizas que o Sporting pode e vai respeitar. Isto não se trata de meter números num papel; trata-se de uma coisa seriamente pensada e articulada do ponto de vista profissional e que tem obviamente como base aquilo que no Sporting é hoje muito importante: o património imobiliário. É este que permite as opções estratégicas importantíssimas que o Sporting está a tomar, entre elas a construção do novo estádio. O Sporting vai trocar algum património imobiliário pela construção do estádio.
- Já está definida qual a área de terreno que será trocada?
- Não. Mas terá a ver com a área total de que o Sporting disporá na altura em que o estádio actual for demolido. Nós vamos continuar a utilizar o estádio actual até ao fim da época de 2002. Nessa altura o estádio novo estará construído, o outro será demolido, e ficaremos com uma autorização de mais cerca de 120/130 mil metros quadrados, para além do restante património imobiliário. O Sporting não é, à partida, uma instituição vocacionada para gerir ou promover o património imobiliário - que, ainda por cima, não é estratégico, é tradicional, sejam metros quadrados de habitação, de escritório ou de espaços comerciais. Por isso o trocaremos. O Sporting pretende um património imobiliário que esteja ao serviço daquilo que no clube é nuclear, ou seja, o futebol profissional.
- A expectativa é construir o novo estádio em três anos?
- Exactamente.
- A engenharia financeira para viabilizar esse projecto passa, então, pela troca de património. E passa por que outros apoios? Do Governo, já se sabe, com 4,3 milhões de contos. E também da Câmara Municipal de Lisboa (CML)?
- Da Câmara não. A CML o que deu, e muito importante, foi a aprovação por unanimidade na assembleia municipal, o que é notável, do projecto imobiliário do Sporting para aquela zona. Isso também diz da credibilidade e profissionalismo com que o Sporting tratou da questão.
- E o que significa essa aprovação?
- Olhe, que por exemplo a qualidade de vida na zona vai melhorar muito. Essa foi a ideia-base da nossa apresentação. E, obviamente, a decisão da CML criou as condições para que o Sporting pudesse, por si próprio, avançar com a construção do novo estádio.
O CUSTO DO ESTÁDIO
- Qual é o custo global estimado do novo estádio?
- Cerca de 15 milhões de contos.
- Do Governo virão 4,3 milhões. E o restante só da troca de património?
- Não. Teremos os chamados accionistas fundadores. Serão doze.
- Já estão definidos alguns?
- Há contactos, alguns bastante adiantados. É relativamente simples: trata-se da mesma estrutura aplicada no ArenA de Amesterdão e noutros estádios. Os doze serão encontrados entre uma Pepsi Cola e uma Coca Cola, entre uma TMN e uma Telecel, entre a Unicer e a Centralcer e por aí fora. Obviamente um desses accionistas fundadores poderá vir a ser o BCP, que passaria a ter instalações dentro do estádio do Sporting.
- E daí virão...?
- Três milhões de contos. O resto sairá do património imobiliário do Sporting.
- E a quem competirá a gestão futura desse espaço?
- Ao Sporting-instituição como proprietário. E a exploração ficará a cargo da Estádio de Alvalade, SA, empresa que hoje em dia já faz a exploração do estádio actual.
CENTRO DE ESTÁGIO
- Vamos ao centro de estágio. Porquê Alcochete?
- Estudámos alguns locais e chegámos à conclusão que, por razões de acesso e transporte, e também ambientais e de proximidade, Alcochete era a zona adequada. Além do mais, temos a expansão assegurada se, no futuro, viermos a precisar de ocupar mais área. E é, claro, uma zona de forte implantação sportinguista.
- Quanto vai custar esta obra?
- Aproximadamente um milhão de contos.
- ...
- Este centro de estágio, além de permitir a construção do novo estádio, representa uma alteração estrutural importantíssima na gestão do futebol profissional do Sporting. Hoje o trabalho que é feito em Alvalade implica, na maior parte dos casos, meio dia de trabalho. Os jogadores chegam, fazem o treino e regressam a casa. Ora o tipo de trabalho que é necessário fazer implica um espaço muito mais largo. Um espaço não apenas dedicado ao treino físico, mas de 6/7 horas dedicado a muitas mais coisas. Já é assim em muitos outros grandes clubes europeus. O centro de estágio não é, apenas, a construção de meia dúzia de campos relvados. É um projecto muito mais abrangente.
BOLSA E DIVIDENDOS
- Regressemos à SAD: alguma vez irão ser distribuídos lucros?
- Não tenho qualquer dúvida. Existem, aliás, disposições regulamentares que obrigam a que essa questão seja, pelo menos, colocada aos accionistas. A SAD do Sporting poderá apresentar resultados positivos neste exercício e, nesse caso, uma determinada percentagem deles tem de ser proposta como dividendos, embora não seja forçoso que essa distribuição se faça. Os accionistas podem aprovar um destino diferente. Acontece muitas vezes que esses dividendos são reinvestidos.
- As grandes empresas cotadas em bolsa distribuem anualmente dividendos...
- Acredito que dentro de alguns anos essa prática possa ser uma rotina na Sporting SAD. Poderá fazer parte, também, de um enquadramento mais normal das Sociedades Anónimas Desportivas no mercado de capitais. Serão os accionistas quem terá de o determinar. E o Sporting, como accionista maioritário por via directa ou indirecta, deverá ter alguma preocupação de colher da parte dos accionistas exteriores ao Sporting - a maioria dos quais, acredito, são sportinguistas - a sua opinião e o seu desejo.
- Não lhe pergunto se acredita que uma SAD pode algum dia aspirar a ser admitida ao primeiro mercado da Bolsa de Valores de Lisboa - obviamente que me responderia “sim”. Pergunto apenas: qual o prazo, realista, para que isso possa acontecer?
- Não considero isso uma coisa fundamental.
- Numa primeira fase já o considerou importante.
- Já, porque na altura o arranque por essa via nos daria eventualmente um maior impacto. Contudo, a partir do momento em que foi possível assegurar o funcionamento em contínuo, mesmo no segundo mercado, para todos os efeitos deixou de haver diferenças. Mas também lhe digo: no primeiro mercado, se calhar, há empresas com menos padrão do que eventualmente podem ter as duas SAD’s que estão cotadas no segundo mercado. Volto, no entanto, a repetir: esta questão não é estratégica nem deve ter qualquer tipo de prioridade. Inclusive devemos aceitar que o número de acções transaccionadas nas duas SAD’s cotadas é relativamente baixo.
- Esse é um problema inultrapassável?
- Não, não é. Neste momento já se fala, e eu acho isso inevitável, numa bolsa pan-europeia. E numa bolsa a funcionar a nível europeu as coisas mudarão muito para as SAD’s. E porquê? Porque se iriam encontrar com outras instituições do mesmo tipo, e do mesmo sector, com mais experiência. Isso seria positivo para nós.
- Está a falar de um cenário a não menos de dez anos...
- Acho que não. Vão acontecer coisas muito depressa nessa zona.
- Quando as SAD’s apareceram na Bolsa pensou-se que as oscilações de cotação se fariam muito mais em função dos resultados desportivos. Ora, curiosamente, a SAD do Sporting recuperou nas últimas semanas em função do negócio, fosse ele a venda de Simão Sabrosa (que permitiu um encaixe de 2,8 milhões de contos), as renovações de Delfim e Duscher ou o protocolo com o BCP. Que significado retira desta realidade?
- Devo dizer-lhe que nunca achei que os resultados desportivos imediatos pudessem vir a ser a origem de grandes flutuações. A tendência dos resultados desportivos, essa, sim. Uma trajectória claramente ascendente ou descendente nunca deixaria de provocar alterações. Por isso mesmo, é natural que numa altura em que o Sporting prepara um plantel altamente competitivo isso tenha reflexos na cotação em Bolsa. Assim como, de resto, todos os acordos que promovam uma boa gestão, a começar pela gestão do plantel, como esses dois que referiu; e houve outros.
GENTE DE QUALIDADE
- O grande público conhece os rostos do futebol do Sporting, em especial Paulo Abreu. Eu pergunto-lhe: quem são as pessoas que estão consigo por detrás da concepção e realização do projecto empresarial do Sporting?
- O Sporting é hoje nessa vertente uma instituição diferente; até diferente dos concorrentes mais directos, o que por sua vez determina um presidente diferente.
- Embora no caso do presidente talvez já tivesse sido mais diferente do que é hoje...
- Talvez... Mas noutra perspectiva que não nesta que estava a referir. O Sporting tem hoje no Conselho Directivo e nos Conselhos de Administração das várias empresas do grupo gente de enorme qualidade, tanto em termos nacionais como internacionais.
- Em “full time”?
- Também em “full time”, mas isso é consequência. Estava a falar do António Dias da Cunha, do João Ribeiro da Fonseca, do Paulo Abreu, do Nuno Caldeira da Silva, do dr. Oliveira Martins, do eng. Correia Sampaio, entre outros, não esquecendo as pessoas que estão no Conselho Directivo, como Nuno Galvão Telles, Isabel Trigo Mira, Mário Moniz Pereira, Reis Pinto, etc. É tudo gente de grande qualidade e grande padrão. E gente que não é remunerada. Não há remunerações ao nível do Conselho Directivo ou dos CA da Sporting SAD ou da Sporting SGPS. E ter essa gente neste projecto é fundamental, até porque comanda automaticamente o nível dos Quadros. Aí há, também, gente de grande valor, como é o caso do dr. Diogo Gaspar Ferreira, director-geral do Sporting. Depois repare: quando esta gente se senta à volta de uma mesa para tomar decisões, sejam de tipo estratégico, de planeamento, ou de gestão diária, as coisas têm de funcionar por consenso. Neste contexto não há espaço para um presidente-ditador, ou inevitavelmente as pessoas sairiam porque estão habituadas a relações de qualidade. Ora bem, penso que isso é uma grande mais-valia do Sporting - e também só por isso conseguimos atingir a grande velocidade a que as coisas hoje se estão a passar no Sporting-instituição. Caso contrário, como acontece noutras sedes, tudo estaria limitado ao tempo do presidente. Isso, repito, é uma grande força deste Sporting e ficou demonstrado na rapidez com que conseguimos promover e gerar as soluções que estão a começar a ficar à vista e permitirão um futuro risonho ao clube. Neste contexto não há lugar a ditadores, a mecenas ou a outros desvios.
CUMPRIR MANDATO
- O seu mandato é de mais quanto tempo?
- Mais dois anos e qualquer coisa.
- Espera levar o mandato até ao fim?
- Tenciono, claro. Foi um compromisso assumido com os sócios e hoje acho que o posso cumprir numa perspectiva mais tranquila.
- Faço-lhe esta pergunta porque, há uns meses, apareceram rumores de que o senhor poderia estar a organizar a vida do Sporting, desportiva, financeira e empresarial, para depois passar o testemunho...
- Isso nunca foi posto nessa perspectiva de eu poder afastar-me do Sporting. Aliás, eu estarei no clube só enquanto os sócios o quiserem, independentemente do compromisso que haja. Se em função de alguma assembleia geral (AG), ou de algum sentimento generalizado, se chegar à conclusão que não devo ser presidente do Sporting, eu não fico nem mais um dia.
- Não é esse o caso. Estava a falar de uma saída em função da sua própria vontade.
- Eu sei. Mas é importante que diga isto. Sabe porquê? Porque realmente é outra vantagem competitiva do Sporting: são os sócios, reunidos em AG, que são a sede do Poder no clube. Quando não é assim há sempre manipulações de Poder. Se fizer a história das decisões que foram tomadas nos últimos anos, verá que, repetidas vezes, e muitas delas sem necessidade, nós pusemos à apreciação dos sócios as decisões fundamentais a serem tomadas. Isso aconteceu com o património imobiliário, até mais que uma vez - de maneira que os sócios poderiam até dizer “nós já decidimos isto, já foi aprovado”. Mas nós entendíamos, e entendemos, dever marcar muito bem este caminho. A sede do Poder, por cultura interna, tem de ser a AG. Assim se evitam muitas tentações e, até, manifestações desadequadas fora da AG do clube. - Concluindo e resumindo: garante que vai cumprir o mandato até ao fim...?
- E com muito mais tranquilidade hoje. Aqueles rumores que há pouco referiu têm a ver com a tremenda pressão resultante da vida de todos os dias.
- Neste caso a oriunda dos resultados da equipa de futebol...
- Não é só isso. É mais o tentar conciliar em 24 horas a vida profissional, familiar e o Sporting Clube de Portugal. Isso é difícil. E gera, inevitavelmente, problemas.
- O Sporting, estou a ver, foi um grande choque na rotina, chamemos-lhe assim, da sua vida, principalmente a familiar?
- Indiscutivelmente. Foi e continua a ser. É qualquer coisa que tenho de gerir e provoca tensões. Na minha actividade de empresário felizmente tenho uma equipa organizada e posso contar com a excelente colaboração do dr. Dias Loureiro, se não teria problemas muito complicados para gerir um grupo de indiscutível dimensão. Estrategicamente a Plêiade participa sempre de forma activa em empresas-líder dos respectivos sectores e, portanto, essa liderança implica um conjunto de obrigações que não existiriam no caso de sermos investidores passivos. E como até aqui a minha vida se distribuía, em termos de carga de trabalho diária, a 80% para o Sporting, as tensões criaram-se.
- E o que mudou?
- Hoje, pela organização e pela qualidade das pessoas que servem o Sporting, pela forma como o projecto do clube foi tratado, sinto-me muito mais tranquilo em relação ao futuro e em relação aos anos que faltam para o final do mandato. Esse tempo já está muito bem planificado. Vou ter uma carga de trabalho muito menor do que aquela que tive até agora.
- Estando o futuro estratégico e empresarial do clube a seguir o caminho estabelecido, pode dizer-se que já só lhe falta agora o essencial: o êxito no futebol. E faço a ponte para o futebol começando pela época passada...
- [Interrompendo decidido] Vamos lá a isso.
(...)
Nem vou fazer comentários! Sublinhei as partes mais importantes!
Alguém ainda duvida da aldrabice que foi o projecto Roquette?
José Roquette: «Sistema beneficia FC Porto»
Entrevista de João Marcelino
- O Sporting anunciou um acordo com o Banco Comercial Português (BCP) e assinou-o, há poucos dias, no local onde comemorou a passagem do 93º aniversário. Ao que julgo saber, esse acordo tem duas vertentes. Uma é a conglomeração do passivo nessa entidade; a outra terá a ver com um acordo para dez anos que ainda aparece aos sportinguistas como algo difuso. Gostaria de começar esta entrevista com o esclarecimento dessa operação.
- A primeira parte é realmente como refere. Há, por parte do BCP, um acordo no sentido de que funcione como banco do Sporting. Trata-se da concentração de um passivo que está em diluição muito rápida. Em relativamente pouco tempo o Sporting deixará de ter passivo.
- Neste momento o passivo ascende a quanto?
- Está mais ou menos à volta do que sempre esteve: na zona dos seis milhões de contos.
- Quanto à segunda parte do acordo...?
- Tem a ver com um protocolo. Conhecendo o BCP - que passa a ser o nosso principal interlocutor nesse sector - o planeamento financeiro e de tesouraria do Sporting a um prazo largo, o protocolo garante o apoio do Banco; cumprido que seja esse planeamento, claro. É, no fundo, uma planificação transformada em protocolo. Amarra o Sporting ao cumprimento escrupuloso de um plano e garante ao clube o apoio financeiro de uma instituição importante da vida portuguesa. Fará, por exemplo, com que dentro de três anos o Sporting - o Sporting-instituição; não estou a falar da SAD - não tenha défice; que haja uma conta de exploração equilibrada.
- Esse cumprimento rigoroso de uma política financeira supervisionada por um protocolo com um banco não poderá vir a influir na política de investimento desportivo?
- Não! Porque nesse planeamento está previsto, inclusive, o apoio do Sporting à Sporting SAD em termos de eventuais aumentos de capital. Aliás, está previsto que esse aumento de capital possa ocorrer algures ainda este ano.
- Esteve previsto para Fevereiro, não esteve?
- Poderia ter acontecido. Nesta altura está previsto que possa acontecer no último trimestre do ano. Mas poderá também não acontecer. Depende das necessidades da SAD e de como as coisas forem evoluindo. Nesse aspecto, está tomada a decisão de que quem constrói o centro de estágio e o novo estádio é o Sporting Clube de Portugal. E essa equação financeira já tem a respectiva solução.
- Essa solução passa de alguma maneira por esse acordo com o BCP?
- Não exactamente. Esse é um quadro de tesouraria corrente.
- Já agora: qual a prioridade entre centro de estágio e novo estádio?
- O centro de estágio. Por uma razão simples: sem o centro de estágio estar pronto não podemos começar a construir o novo estádio, que será implantado na zona onde actualmente se encontram os campos de treino.
- Ainda no que respeita ao acordo com o BCP: é a primeira vez que uma instituição bancária dessa grandeza, em Portugal, está junta a uma SAD, ainda que por via indirecta do protocolo com o clube maioritário. O que significa, em termos gerais, para o Sporting, este protocolo? Trata-se de um investidor institucional que traz confiança ao mercado, não é verdade?
- Bem, neste caso, o BCP não funciona na qualidade de investidor e está junto ao Sporting-instituição.
- Que...
- Que, é evidente, directamente e através da Sporting SGPS, se assume como accionista controlador da Sporting SAD. Mas o BCP, em relação à SAD, não tem um envolvimento especial que outros bancos não tenham.
- De qualquer forma, a Sporting SAD tirou dividendos desta associação do clube ao banco. Ou não?
- Tira, mas pela via do Sporting-instituição. Isto é mais importante do que se o protocolo dissesse respeito à Sporting SAD. - Porquê? - Porque representa que o Sporting Clube de Portugal tem realmente a credibilidade, e a estabilidade económica e financeira, necessária ao estabelecimento de um protocolo deste tipo. Isto decorre de um processo que teve prioridade absoluta: a recuperação do clube em termos patrimoniais, económicos e financeiros. Objectivo esse que está atingido. - ...
- Não só em termos do presente, como numa projecção a dez anos, período que cai no âmbito do protocolo. É bom que se diga, de resto, que o Sporting não contactou apenas o BCP. Auscultámos, também, outros grupos financeiros.
TROCAR PATRIMÓNIO
- Porquê, no final, o BCP?
- Foi o banco que nos apresentou as soluções concretas para concretizarmos as nossas necessidades. E o Sporting sabe agora, depois de fazer uma projecção de tesouraria a dez anos - num estudo que tem a ver com o clube e com as sociedades participadas -, que pode contar com o apoio do BCP no sentido de as tornar sucessivas realidades até 2009. Esses compromissos, para além dos eventuais aumentos de capital previstos na SAD, são balizas que o Sporting pode e vai respeitar. Isto não se trata de meter números num papel; trata-se de uma coisa seriamente pensada e articulada do ponto de vista profissional e que tem obviamente como base aquilo que no Sporting é hoje muito importante: o património imobiliário. É este que permite as opções estratégicas importantíssimas que o Sporting está a tomar, entre elas a construção do novo estádio. O Sporting vai trocar algum património imobiliário pela construção do estádio.
- Já está definida qual a área de terreno que será trocada?
- Não. Mas terá a ver com a área total de que o Sporting disporá na altura em que o estádio actual for demolido. Nós vamos continuar a utilizar o estádio actual até ao fim da época de 2002. Nessa altura o estádio novo estará construído, o outro será demolido, e ficaremos com uma autorização de mais cerca de 120/130 mil metros quadrados, para além do restante património imobiliário. O Sporting não é, à partida, uma instituição vocacionada para gerir ou promover o património imobiliário - que, ainda por cima, não é estratégico, é tradicional, sejam metros quadrados de habitação, de escritório ou de espaços comerciais. Por isso o trocaremos. O Sporting pretende um património imobiliário que esteja ao serviço daquilo que no clube é nuclear, ou seja, o futebol profissional.
- A expectativa é construir o novo estádio em três anos?
- Exactamente.
- A engenharia financeira para viabilizar esse projecto passa, então, pela troca de património. E passa por que outros apoios? Do Governo, já se sabe, com 4,3 milhões de contos. E também da Câmara Municipal de Lisboa (CML)?
- Da Câmara não. A CML o que deu, e muito importante, foi a aprovação por unanimidade na assembleia municipal, o que é notável, do projecto imobiliário do Sporting para aquela zona. Isso também diz da credibilidade e profissionalismo com que o Sporting tratou da questão.
- E o que significa essa aprovação?
- Olhe, que por exemplo a qualidade de vida na zona vai melhorar muito. Essa foi a ideia-base da nossa apresentação. E, obviamente, a decisão da CML criou as condições para que o Sporting pudesse, por si próprio, avançar com a construção do novo estádio.
O CUSTO DO ESTÁDIO
- Qual é o custo global estimado do novo estádio?
- Cerca de 15 milhões de contos.
- Do Governo virão 4,3 milhões. E o restante só da troca de património?
- Não. Teremos os chamados accionistas fundadores. Serão doze.
- Já estão definidos alguns?
- Há contactos, alguns bastante adiantados. É relativamente simples: trata-se da mesma estrutura aplicada no ArenA de Amesterdão e noutros estádios. Os doze serão encontrados entre uma Pepsi Cola e uma Coca Cola, entre uma TMN e uma Telecel, entre a Unicer e a Centralcer e por aí fora. Obviamente um desses accionistas fundadores poderá vir a ser o BCP, que passaria a ter instalações dentro do estádio do Sporting.
- E daí virão...?
- Três milhões de contos. O resto sairá do património imobiliário do Sporting.
- E a quem competirá a gestão futura desse espaço?
- Ao Sporting-instituição como proprietário. E a exploração ficará a cargo da Estádio de Alvalade, SA, empresa que hoje em dia já faz a exploração do estádio actual.
CENTRO DE ESTÁGIO
- Vamos ao centro de estágio. Porquê Alcochete?
- Estudámos alguns locais e chegámos à conclusão que, por razões de acesso e transporte, e também ambientais e de proximidade, Alcochete era a zona adequada. Além do mais, temos a expansão assegurada se, no futuro, viermos a precisar de ocupar mais área. E é, claro, uma zona de forte implantação sportinguista.
- Quanto vai custar esta obra?
- Aproximadamente um milhão de contos.
- ...
- Este centro de estágio, além de permitir a construção do novo estádio, representa uma alteração estrutural importantíssima na gestão do futebol profissional do Sporting. Hoje o trabalho que é feito em Alvalade implica, na maior parte dos casos, meio dia de trabalho. Os jogadores chegam, fazem o treino e regressam a casa. Ora o tipo de trabalho que é necessário fazer implica um espaço muito mais largo. Um espaço não apenas dedicado ao treino físico, mas de 6/7 horas dedicado a muitas mais coisas. Já é assim em muitos outros grandes clubes europeus. O centro de estágio não é, apenas, a construção de meia dúzia de campos relvados. É um projecto muito mais abrangente.
BOLSA E DIVIDENDOS
- Regressemos à SAD: alguma vez irão ser distribuídos lucros?
- Não tenho qualquer dúvida. Existem, aliás, disposições regulamentares que obrigam a que essa questão seja, pelo menos, colocada aos accionistas. A SAD do Sporting poderá apresentar resultados positivos neste exercício e, nesse caso, uma determinada percentagem deles tem de ser proposta como dividendos, embora não seja forçoso que essa distribuição se faça. Os accionistas podem aprovar um destino diferente. Acontece muitas vezes que esses dividendos são reinvestidos.
- As grandes empresas cotadas em bolsa distribuem anualmente dividendos...
- Acredito que dentro de alguns anos essa prática possa ser uma rotina na Sporting SAD. Poderá fazer parte, também, de um enquadramento mais normal das Sociedades Anónimas Desportivas no mercado de capitais. Serão os accionistas quem terá de o determinar. E o Sporting, como accionista maioritário por via directa ou indirecta, deverá ter alguma preocupação de colher da parte dos accionistas exteriores ao Sporting - a maioria dos quais, acredito, são sportinguistas - a sua opinião e o seu desejo.
- Não lhe pergunto se acredita que uma SAD pode algum dia aspirar a ser admitida ao primeiro mercado da Bolsa de Valores de Lisboa - obviamente que me responderia “sim”. Pergunto apenas: qual o prazo, realista, para que isso possa acontecer?
- Não considero isso uma coisa fundamental.
- Numa primeira fase já o considerou importante.
- Já, porque na altura o arranque por essa via nos daria eventualmente um maior impacto. Contudo, a partir do momento em que foi possível assegurar o funcionamento em contínuo, mesmo no segundo mercado, para todos os efeitos deixou de haver diferenças. Mas também lhe digo: no primeiro mercado, se calhar, há empresas com menos padrão do que eventualmente podem ter as duas SAD’s que estão cotadas no segundo mercado. Volto, no entanto, a repetir: esta questão não é estratégica nem deve ter qualquer tipo de prioridade. Inclusive devemos aceitar que o número de acções transaccionadas nas duas SAD’s cotadas é relativamente baixo.
- Esse é um problema inultrapassável?
- Não, não é. Neste momento já se fala, e eu acho isso inevitável, numa bolsa pan-europeia. E numa bolsa a funcionar a nível europeu as coisas mudarão muito para as SAD’s. E porquê? Porque se iriam encontrar com outras instituições do mesmo tipo, e do mesmo sector, com mais experiência. Isso seria positivo para nós.
- Está a falar de um cenário a não menos de dez anos...
- Acho que não. Vão acontecer coisas muito depressa nessa zona.
- Quando as SAD’s apareceram na Bolsa pensou-se que as oscilações de cotação se fariam muito mais em função dos resultados desportivos. Ora, curiosamente, a SAD do Sporting recuperou nas últimas semanas em função do negócio, fosse ele a venda de Simão Sabrosa (que permitiu um encaixe de 2,8 milhões de contos), as renovações de Delfim e Duscher ou o protocolo com o BCP. Que significado retira desta realidade?
- Devo dizer-lhe que nunca achei que os resultados desportivos imediatos pudessem vir a ser a origem de grandes flutuações. A tendência dos resultados desportivos, essa, sim. Uma trajectória claramente ascendente ou descendente nunca deixaria de provocar alterações. Por isso mesmo, é natural que numa altura em que o Sporting prepara um plantel altamente competitivo isso tenha reflexos na cotação em Bolsa. Assim como, de resto, todos os acordos que promovam uma boa gestão, a começar pela gestão do plantel, como esses dois que referiu; e houve outros.
GENTE DE QUALIDADE
- O grande público conhece os rostos do futebol do Sporting, em especial Paulo Abreu. Eu pergunto-lhe: quem são as pessoas que estão consigo por detrás da concepção e realização do projecto empresarial do Sporting?
- O Sporting é hoje nessa vertente uma instituição diferente; até diferente dos concorrentes mais directos, o que por sua vez determina um presidente diferente.
- Embora no caso do presidente talvez já tivesse sido mais diferente do que é hoje...
- Talvez... Mas noutra perspectiva que não nesta que estava a referir. O Sporting tem hoje no Conselho Directivo e nos Conselhos de Administração das várias empresas do grupo gente de enorme qualidade, tanto em termos nacionais como internacionais.
- Em “full time”?
- Também em “full time”, mas isso é consequência. Estava a falar do António Dias da Cunha, do João Ribeiro da Fonseca, do Paulo Abreu, do Nuno Caldeira da Silva, do dr. Oliveira Martins, do eng. Correia Sampaio, entre outros, não esquecendo as pessoas que estão no Conselho Directivo, como Nuno Galvão Telles, Isabel Trigo Mira, Mário Moniz Pereira, Reis Pinto, etc. É tudo gente de grande qualidade e grande padrão. E gente que não é remunerada. Não há remunerações ao nível do Conselho Directivo ou dos CA da Sporting SAD ou da Sporting SGPS. E ter essa gente neste projecto é fundamental, até porque comanda automaticamente o nível dos Quadros. Aí há, também, gente de grande valor, como é o caso do dr. Diogo Gaspar Ferreira, director-geral do Sporting. Depois repare: quando esta gente se senta à volta de uma mesa para tomar decisões, sejam de tipo estratégico, de planeamento, ou de gestão diária, as coisas têm de funcionar por consenso. Neste contexto não há espaço para um presidente-ditador, ou inevitavelmente as pessoas sairiam porque estão habituadas a relações de qualidade. Ora bem, penso que isso é uma grande mais-valia do Sporting - e também só por isso conseguimos atingir a grande velocidade a que as coisas hoje se estão a passar no Sporting-instituição. Caso contrário, como acontece noutras sedes, tudo estaria limitado ao tempo do presidente. Isso, repito, é uma grande força deste Sporting e ficou demonstrado na rapidez com que conseguimos promover e gerar as soluções que estão a começar a ficar à vista e permitirão um futuro risonho ao clube. Neste contexto não há lugar a ditadores, a mecenas ou a outros desvios.
CUMPRIR MANDATO
- O seu mandato é de mais quanto tempo?
- Mais dois anos e qualquer coisa.
- Espera levar o mandato até ao fim?
- Tenciono, claro. Foi um compromisso assumido com os sócios e hoje acho que o posso cumprir numa perspectiva mais tranquila.
- Faço-lhe esta pergunta porque, há uns meses, apareceram rumores de que o senhor poderia estar a organizar a vida do Sporting, desportiva, financeira e empresarial, para depois passar o testemunho...
- Isso nunca foi posto nessa perspectiva de eu poder afastar-me do Sporting. Aliás, eu estarei no clube só enquanto os sócios o quiserem, independentemente do compromisso que haja. Se em função de alguma assembleia geral (AG), ou de algum sentimento generalizado, se chegar à conclusão que não devo ser presidente do Sporting, eu não fico nem mais um dia.
- Não é esse o caso. Estava a falar de uma saída em função da sua própria vontade.
- Eu sei. Mas é importante que diga isto. Sabe porquê? Porque realmente é outra vantagem competitiva do Sporting: são os sócios, reunidos em AG, que são a sede do Poder no clube. Quando não é assim há sempre manipulações de Poder. Se fizer a história das decisões que foram tomadas nos últimos anos, verá que, repetidas vezes, e muitas delas sem necessidade, nós pusemos à apreciação dos sócios as decisões fundamentais a serem tomadas. Isso aconteceu com o património imobiliário, até mais que uma vez - de maneira que os sócios poderiam até dizer “nós já decidimos isto, já foi aprovado”. Mas nós entendíamos, e entendemos, dever marcar muito bem este caminho. A sede do Poder, por cultura interna, tem de ser a AG. Assim se evitam muitas tentações e, até, manifestações desadequadas fora da AG do clube. - Concluindo e resumindo: garante que vai cumprir o mandato até ao fim...?
- E com muito mais tranquilidade hoje. Aqueles rumores que há pouco referiu têm a ver com a tremenda pressão resultante da vida de todos os dias.
- Neste caso a oriunda dos resultados da equipa de futebol...
- Não é só isso. É mais o tentar conciliar em 24 horas a vida profissional, familiar e o Sporting Clube de Portugal. Isso é difícil. E gera, inevitavelmente, problemas.
- O Sporting, estou a ver, foi um grande choque na rotina, chamemos-lhe assim, da sua vida, principalmente a familiar?
- Indiscutivelmente. Foi e continua a ser. É qualquer coisa que tenho de gerir e provoca tensões. Na minha actividade de empresário felizmente tenho uma equipa organizada e posso contar com a excelente colaboração do dr. Dias Loureiro, se não teria problemas muito complicados para gerir um grupo de indiscutível dimensão. Estrategicamente a Plêiade participa sempre de forma activa em empresas-líder dos respectivos sectores e, portanto, essa liderança implica um conjunto de obrigações que não existiriam no caso de sermos investidores passivos. E como até aqui a minha vida se distribuía, em termos de carga de trabalho diária, a 80% para o Sporting, as tensões criaram-se.
- E o que mudou?
- Hoje, pela organização e pela qualidade das pessoas que servem o Sporting, pela forma como o projecto do clube foi tratado, sinto-me muito mais tranquilo em relação ao futuro e em relação aos anos que faltam para o final do mandato. Esse tempo já está muito bem planificado. Vou ter uma carga de trabalho muito menor do que aquela que tive até agora.
- Estando o futuro estratégico e empresarial do clube a seguir o caminho estabelecido, pode dizer-se que já só lhe falta agora o essencial: o êxito no futebol. E faço a ponte para o futebol começando pela época passada...
- [Interrompendo decidido] Vamos lá a isso.
(...)
sexta-feira, março 14, 2008
1/4 Final UEFA
Calhou-nos o Rangers.
Dos possíveis adversários, parece-me a mim que a sorte não nos foi madrasta.
Equipa com o típico estilo britânico, com futebol mais apoiado e mais tecnicista que o Bolton.
Arrisco dizer, sem qualquer tipo de chauvinismo, que o nosso Sporting é favorito, apesar das palavras do treinador do Rangers referirem exactamente o contrário.
Mas ser favorito não chega! Vai ser preciso muito mais Sporting do que aquele que houve com o Bolton.
O ambiente no Ibrox? Do melhor que um jogador pode desejar! Entusiasmo, amor ao clube, paixão pelo futebol e acima de tudo respeito pelo adversário e pelo jogo.
Tem a equipa mais uma oportunidade, de dar uma sapatada no que de mau tem produzido esta época.
Nós sportinguistas acreditamos, acreditem vocês tambèm!!!
Até morrer Sporting allez!
Dos possíveis adversários, parece-me a mim que a sorte não nos foi madrasta.
Equipa com o típico estilo britânico, com futebol mais apoiado e mais tecnicista que o Bolton.
Arrisco dizer, sem qualquer tipo de chauvinismo, que o nosso Sporting é favorito, apesar das palavras do treinador do Rangers referirem exactamente o contrário.
Mas ser favorito não chega! Vai ser preciso muito mais Sporting do que aquele que houve com o Bolton.
O ambiente no Ibrox? Do melhor que um jogador pode desejar! Entusiasmo, amor ao clube, paixão pelo futebol e acima de tudo respeito pelo adversário e pelo jogo.
Tem a equipa mais uma oportunidade, de dar uma sapatada no que de mau tem produzido esta época.
Nós sportinguistas acreditamos, acreditem vocês tambèm!!!
Até morrer Sporting allez!
Subscrever:
Mensagens (Atom)