quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Nas meias finais...


Um golo de Milan Purovic colocou-nos nas meias finais da taça de Portugal. Um golo com elevada dose de sorte,mas coloca em quota 6 o numero de golos do ponta de lança Montenegrino.
Jogou-se muito mal,mal de mais até! Não me lembro de á muitos anos uma equipa do Sporting a praticar tão mau futebol. Mas este post serve apenas para voltar a frisar que com Milan Purovic dentro de campo ,o Sporting ainda pode arriscar-se a que algo aconteça,agora com Tiuí ,não creio.
Tiuí daria um bom defesa esquerdo! Afinal o homem que é avançado,nem á baliza chuta,quanto mais golos!

Milan Purovic é um dos jogadores mais contestados do Sporting,muito por culpa de Paulo Bento. Tem que jogar na area!
Obviamente não é jogador virtuoso,mas pode-nos ser util quando utilizado devidamente!

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

O regresso á (triste) realidade !

Um conjunto de vários factores trouxe novamente o Sporting e os seus adeptos ao mundo real.
Apesar de o adversário estar desfalcado e só ter juntado 16 jogadores, regressamos de Setubal pela 2ª vez com uma derrota na temporada em curso.
A juntar a tudo isto,uma equipa do Sporting ,que no seu 11 inicial integra um Sueco,que é um autentico 0,e que só o nosso treinador ainda não entendeu...mas talvez ainda perceba a tempo! Depois insiste em utilizar Milan Purovic,num esquema de 4-4-2,exigindo mobilidade aos 2 avançados.Caracteristica que não abunda no Montenegrino,aliás como muitas outras . No entanto,e sendo um jogador que de facto tem tido muita dificuldade em provar os predicados que o trouxeram para Portugal,na minha opinião a culpa maior reside em quem o contratou e no seu treinador. Milan Purovic para poder mostrar algum serviço tem que jogar na area,e repare-se que ontem ,não lhe serviram nenhuma bola,e na ponta final já depois de ter abandonado o terreno de jogo, o Sporting começou o choveirinho na area adversária.
Com o Amadora em casa e contra 9,quando começavamos a bombear bolas,em vez de se colocar Purovic em campo,substitui-se Tiuí por Farnerud.
Não tendo ainda verificado muitas qualidades em Purovic,pra mim Paulo Bento é o responsavel da sua total improdutividade,colocando-o no terreno de jogo sem qualquer tipo de critério.
Depois vem o franguito do patricio. Não quero culpa-lo,mas já de á muito que digo não compreender como ele é titular da nossa baliza. Frangos clamorosos já foram 2 (Leiria em casa e ontem em Setubal),intervenções negativas que custaram mais 2 golos (Matosinhos e Manchester), mas tudo fica bem ,porque no fim o Patricio lá vai pedindo desculpa. E como é jovem,nós lá vamos desculpando...E entretanto estamos a 17 pontos do 1º!Stjokovic na baliza já!
Mas como o presidente hoje,veio pela 35ª vez dar um voto de confiança ao treinador,nós damos! Porque os objectivos minimos ainda podem ser cumpridos!
E quais são esses objctivos:
-2º lugar ? - Os lampiões mesmo não ganhando e não jogando nadinha,ganham-nos pontos!
-Taça da liga?-Não tou a ver como!É que em 3 jogos com o Setubal ainda não ganhamos 1! Bem podemos sempre empatar e ir para penalties...Pois ,mas por aqui também não me parece,a menos que Polga afine a pontaria !
-Taça de Portugal ? -Eventualmente se o sorteio for favoravel...E se eliminarmos o amadora,que não me parece parto facil...
-Taça Uefa?- É uma questão de tempo...

Tudo poderá ficar melhor desde que Tiuí se adapte rapidamente ,ele até não me parece mau,errou foi na profissão. Ou melhor é daqueles casos em que a bola atrapalha!

Nota final: Que Raio deu a Soares Franco para falar tanta vez na lampionagem na apresentação do novo cartão sócio? Se queria falar neles ,que usasse o termo lampiões,ou então ficasse calado. Já não há pachorra pra este tipo!

Pobre Sporting! Para onde te querem levar?

sábado, fevereiro 23, 2008

Assinem a petição de assembleia

Promovido pelo site www.leaodeverdade.org ,está a correr uma petição para que se convoque uma assembleia extraodinária,para discutir com a direcção do Sporting ,o porque de se continuarem a fazer negócios ruinosos para o futuro do nosso clube.

Com o nosso total apoio,façam vosso papel e assinem a petição.

Porque o Sporting não é de ninguém,mas de todos os que o amam!

Seminário promovido pela ofensiva 1906...Associação de adeptos Sportinguistas vai ser formada!


Foi com prazer que recebi o convite para estar presente numa iniciativa promovida pela Ofensiva 1906,durante este Sabado 23 de Fevereiro.

Um grupo de trabalho composto por Sportinguistas,dos verdadeiros,daqueles que não necessitam de ser apelidados de notáveis ,e que vivem o Sporting de uma maneira pura e espontânea.

Desde as 10H ás 18H,o grupo de trabalho começou por analisar a total falência do denominado projecto Roquete. A preocupação pelo futuro do clube foi uma constante.
Procurando arranjar soluções para que o clube possa sobreviver a todos os assassinatos que tem sido vitima.

Principal novidade, a fundação da associação de adeptos Sportinguistas!
Daremos mais informações proximamente.
Alguém que nos defenda que bem precisamos!

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Queijo Suiço,mérito nosso...E a sorte dos artistas do costume que impediu tornar esta noite ainda mais memoravel!

Um Golo a abrir de Bruno Pereirinha tornou ainda mais facil uma deslocação que se antevia relativamente tranquila. A atitude correcta na abordagem do jogo levou a que os Suiços nem sequer tivessem veleidades de poder assustar a magica camisola verde e branca.
Nota muito positiva para toda a equipa,não deixando de referir a fragilidade do adversário.Não tenho falado em Rui Patricio,todos sabem a minha opinião em relação ao tratamento de que Stjokovic tem sido vitima,mas o Rui não tem culpa,e merece o nosso carinho,fez uma exibição segura.Continuo a não gostar do que vejo de Tiuí,e a Romagnoli tem que se exigir mais. Sobretudo Golos,coisa habitual em tipicos nº10,mas não muito em Pipi.
Congratulo-me com o regresso do Levezinho aos golos, se ele marcar,normalmente os resultados são positivos.
Agora venham os Ingleses do Bolton.Sinceramente acredito que temos francas hipoteses de seguir em frente,e a partir dos quartos de final,que se sonhe! Mas um passo de cada vez! Chegar á final da taça Uefa é na minha opinião a unica forma de poder classificar esta época como positiva.Nem a conquista das 2 taças mudará a minha opinião.

Domingo vem ai um teste a sério,e que nos pode convencer a todos de que passamos por um periodo de efectiva retoma.Saida muito dificil,jogando com um adversário a quem ainda não ganhamos esta época! Força Sporting!

Não posso deixar de terminar este meu dissertar,pra falar curto e grosso: Que grande vaca teem aqueles lampiões! Irra...Só isto pra me estragar a noite!

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Glória do passado


Assisto aos 4 jogos da Champions,sem saber muito bem por qual começar.
Começo pelo Emirates Stadium e assisto a algo que me faz retroceder nas minhas memórias.
Memórias bem antigas dos primordios nas minhas idas a Alvalade.

Jans Lehman recupera uma bola num canto, e rapidamente num lançamento com a mão coloca a bola bem pra lá do meio campo adversário,lançando Adebayour num rapido contra ataque.
Igual a isto só me lembro de um : FERENC MESZAROS !

O fenomenal Guarda redes Hungaro que defendeu a nossa baliza na decada de 80!

Na foto podemos vé-lo de camisola avermelhada!

Que Saudades...

Mais tranquilo...


Depois de ver a capa do jornal o Jogo fico de facto mais tranquilo,estamos de facto no topo da Europa.
Brincadeira...

Para os mais desatentos,informo apenas que o Sporting e Chelsea são unicos na Europa...Os unicos que estão em 4 competições!
Ora se isto não é encomenda para tapar o sol com a peneira ,é o que?

terça-feira, fevereiro 19, 2008

O Dia Seguinte

O programa " O Dia Seguinte " lançou ontem a seguinte questão:

" Qual dos 3 grandes tem sido mais beneficiado ?"

O resultado, com votação durante o programa ( cerca de 1 hora ) foi o seguinte:

Benfica: 51%
Porto: 31%
Sporting: 18%

Elucidativo!

Saudações

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Resultados positivos,Noite europeia em Alvalade...e como é dificil jogar contra 9!

O Sporting encerrou ontem uma semana positiva no que a resultados diz respeito,que no fundo é o que mais interessa. Estamos nos quartos de final da taça de Portugal,
batemos o Basel em Alvalade por 2-0,naquela que terá sido das melhores exibições da época,e só a condiciono,pelo simples facto de ter muita desconfiança,que tal exibição se deveu sobretudo á muita fragilidade mostrada pelo adversário.
No entanto um alerta sério: Os jogos da decada de 90 contra Casino Salzburg e Rapid Viena,foram em tudo similares! No final de ambas partidas em que vencemos por 2-0,todos se ficaram a lamentar pela mão cheia de golos que tinham ficado por marcar.
Atenção á 2ª mão,atenção á nossa especialidade em conseguir ser eliminados depois de resultados positivos na 1ª mão,mesmo contra adversários da 3ª divisão europeia(Gençelerbirligi e Halmstad).

Ontem 16.275 espectadores deslocaram-se a Alvalade da confiança que o sportinguista tem na sua equipa, e na empatia que existe neste momento entre adeptos e plantel profissional. Seguramente entre bilhetes de época e bilhetes vendidos,seriam mais do dobro. Metade das pessoas com bilhete na mão optou por nao por lá os pés.
É certo que o mau tempo que se fazia sentir teve a sua influencia,mas obviamente não justifica tudo,aliás justifica muito pouco na minha opinião. Mas não os censuro,não posso censurar! Ontem mais uma vez foi deprimente ver como jogamos 1º contra 10 e depois 35 minutos contra 9! Incrivel! Sem capacidade para circular a bola,sem paciencia,e claramente mal influenciados do banco de suplentes pelo seu treinador.
Aquela ultima substituição de Farnerud por Tiuí é "fantastica",aliás só a entendo para provocar o publico de Alvalade. Milan Purovic,já tendo mostrado que é muito pouco dotado tecnicamente e sem mobilidade,não entrou. E eu pergunto: Com o Estrela acantonado na sua area, com cruzamentos constantes para a mesma,haveria melhor jogo para explorar os poucos recursos de relevo mostrados pelo Montenegrino? Paulo Bento que responda!Foi melhor segurar o resultado ,retirando um avançado e colocando um médio,isto numa altura em que o adversário perdia por 2-0 e jogava com 9...opções!

Algumas notas desta semana que passou:

Leandro Grimi- Como já aqui tinhamos frisado,tudo levava crer este seria um reforço que entraria rapidamente na equipa. Não nos enganamos. As referencias que possuiamos levavam a crer tratar-se de um reforço efectivo.

Pedro Silva- Não jogou muito tempo,mas já deu pra ver que pelo menos bons pés, tem. Acredito que não estando Abel na sua melhor forma,o Brasileiro pode claramente ganhar um lugar na direita. Gostava de o ver num jogo mais a doer e com um adversário forte pela frente.

Rodrigo Tiuí- Não me convence! É lutador,voluntarioso,mas para avançado tem pouco faro de golo. Ensaia poucas vezes o remate. Se isto fosse uma prova de fundo de atletismo,talvez Tiuí já me tivesse convencido,agora assim...Muitas duvidas!

Stjokovic- Já alguém explicou porque não joga ,pelo menos no tal sistema de rotatividade,um no campeonato,outro nas taças...Acho que não! Os sócios aguardam!

Penalties- Afinal quem decide quem bate as grandes penalidades? Esta história começa a ser caricata! Um defesa central que andou 3 anos sem fazer golos. Lá fez um em Kiev, e lá porque bateu um penaltie.... Qual é o critério Sr. Paulo Bento?

Paulo Bento- Pra mim este Sr. caiu no ridiculo! Já fiz uma afirmação que nunca pensei fazer:" Que saudades de Peseiro..." .Como é possivel jogar tão pouco,mesmo contra 9?

Soares Franco- Quem segura um treinador incoerente,tem que fazer parte do problema!

Espero uma boa resposta Quinta feira,e se possivel ,sem invenções!

Jogar de Botas Laranjas

Meus amigos à algum tempo que venho prometendo escrever um pouco sobre este tema, que não parecendo toca em muitos pontos da nossa fragilidade enquanto equipa de futebol...Seria isto possível no FC Porto de Pinto da Costa? NÃO
É no mínimo estranho haver jogadores da nossa equipa de futebol a jogarem de botas laranjas, sendo que me refiro a Ronni, Miguel Veloso, Celsinho, Tiuí, Djaló(antes da lesão), no meu tempo até descanso eu jogava pelo meu Sporting, ou então calçava as primeiras botas que me vinham calhar aos pés... É que isto de calçar botinha laranja é meio caminho andado para ter reflexo no relvado quando é preciso trabalhar e dar o litro, e vejam os exemplos de grande entrega dos artistas, todos novinhos e com a mania que já são vedetas e não estou a falar só do veloso...Ao invés valha-nos a disciplina, profissionalismo, garra e empenho de outros tão jovens como estes mas bem diferentes na atitude e humildade na hora do trabalho, Moutinho, Vukcevic e Rui Patrício não precisam das botas alaranjadas para darem sumo de ESFORÇO,DEDICAÇÃO,DEVOÇÃO que concerteza os irá levar à Glória e isto sim é o nosso SPORTING...

Menos estranho não é toda a passividade do Ditador(desculpem queria dizer p.bento) sobre este assunto, parecendo muito premissívo a estes mimados pupilos, com o aval e falta de coragem dos Dirigentes em colocar em ordem o que já está descambado, p.bento há imagem dos seus dirigentes é de gostos, proteje uns e queima outros, os que falam muito são encostados(Paredes, C.Martins, Stoijkovic, Sá Pinto...) , talvés agora possamos perceber melhor as palavras do Liédson no último Natal, em que parece transmitir alguma divisão no balneário entre os que falam bem e aceitam o treinador e os que o questionam e o colocam à prova, mas a Liédson pela sua influência e rendimento, p.bento ainda não conseguio calar, apesar de uns castigozitos para inglês ver...